• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10123
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Recursos Humanos

Código: LGEB10123    Sigla: GRH
Área Científica: Gestão de Recursos Humanos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 84 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-2-D-TA

Teórico-Práticas: 56,00

GE-2-D-PL

Teórico-Práticas: 52,00

GE-2-D-TB

Teórico-Práticas: 50,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Célia Calapez Gomes   4,00
Marta Sofia Mota Correia Sampaio - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Sofia Mota Correia Sampaio - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Perspectivar o sistema de gestão de recursos humanos no contexto da gestão global da empresa bem como as respetivas tendências evolutivas.
Caracterizar as técnicas e procedimentos de gestão de recursos humanos quanto à sua utilidade, às suas características de aplicação e respetivos fatores de sucesso.
Compreender a importância da dimensão humana e social como variável fundamental para o sucesso das organizações.

Conteúdos programáticos

1. O enquadramento da função recursos humanos
2. O planeamento dos recursos humanos
3. A análise de funções e os perfis profissionais
4. O processo de recrutamento e seleção
5. A formação e desenvolvimento
6. A gestão do desempenho
7. A gestão das remunerações
8. A política social da empresa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No racional, ao qual obedecem os conteúdos programáticos da unidade curricular, procurou-se que os alunos, após compreenderem o enquadramento socioeconómico e estratégico da função recursos humanos, se munissem das técnicas próprias à função que permitem a concretização dos objetivos organizacionais a par da gestão da motivação das pessoas e da capacidade de inovação e desenvolvimento que estas denotam num contexto que aposte no conhecimento e as reconheça como um ativo vital ao sucesso organizacional. Todo este percurso é acompanhado pelo quadro legal que protege o bem-estar dos trabalhadores e pelas respostas que a gestão deverá organizar na resposta aos novos desafios de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, assim como o estudo de casos.
A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois modelos:
I- Avaliação contínua composta por:
- Dois testes individuais com a ponderação de 30% cada um na nota final.
- Um trabalho em grupo, sobre tema a indicar, com a ponderação de 40% na nota final.
Consideram-se aprovados os alunos que no cômputo das anteriores provas obtenham nota igual ou superior a 10 (dez) valores não podendo, em cada uma das provas, a nota ser inferior a 8 (oito) valores. 
II - Avaliação Final
Exame individual, composto unicamente por prova escrita. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Ancorando a aquisição de competências nas três dimensões do saber (saber saber, saber fazer e saber ser), considera-se importante que a metodologia de aprendizagem se adense na utilização plural de várias ferramentas de apropriação e de realização que permitam aos alunos o enriquecimento pela aprendizagem vicariante, a reflexão pela análise e pelo debate, e a transferência de conhecimentos pela simulação. Desta forma, pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender a gestão de recursos humanos enquanto disciplina das ciências empresariais; sejam capazes de caracterizar e de utilizar as políticas e técnicas de gestão de recursos humanos e, por fim, sejam competentes na compreensão da importância do fator humano para o sucesso empresarial.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (13th ed.). London: Kogan Page.
Caetano, A., & Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas (3ª ed.). Lisboa: Editora RH.
Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P. B. (2013). Humanator XXI - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Lisboa: Dom Quixote.
Chiavenato, I. (2009). Recursos Humanos - O Capital Humano das Organizações (9ª ed.). São Paulo: Editora Elsevier, Campus.
Peretti, J.-M. (2001). Recursos Humanos (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.
Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Alves Marques, C., & Gomes, J. F. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Coleção Gestão.