Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se proporcionar aos alunos os recursos teóricos e instrumentais necessários ao tratamento e resolução de questões e problemas do âmbito da função financeira das organizações, incluindo o exercício da função de gestor financeiro, nomeadamente em PME's. Pretende-se que os estudantes conheçam o planeamento financeiro e as respetivas demonstrações previsionais sintetizam e culminam a aprendizagem das metodologias de aplicação dos instrumentos e políticas que definem as principais tomadas de decisão estratégica em gestão financeira. Os alunos conheçam e dominem os conceitos instrumentais de valor atual e risco e a sua aplicação à gestão financeira, designadamente na otimização da decisão de investimento em ativos financeiros de capital. Ao estudo da decisão de investimento segue-se o estudo da decisão de financiamento, com a abordagem da análise das fontes e soluções de financiamento.
Conteúdos programáticos
. INTRODUÇÃO 1.1. As finanças e o gestor financeiro 1.2. Objetivos da gestão financeira 2. FINANCIAMENTO E FONTES DE FINANCIAMENTO 2.1. Perspetiva geral sobre o financiamento das empresas 2.2. Financiamento por capital próprio e a política de distribuição de dividendos 2.3. Financiamento por dívida 3. PLANEAMENTO FINANCEIRO DE MÉDIO E LONGO PRAZO 3.1. Planeamento financeiro e planeamento geral da empresa 3.2. Modelos de planeamento financeiro 3.3. Elaboração e análise dos documentos financeiros previsionais 4. DECISÃO DE INVESTIMENTO E RISCO 4.1. Valor atual líquido e a decisão de investimento 4.2. Análise e medição do risco. Efeito da diversificação sobre o risco 4.3. Risco e rendibilidade. O Modelo CAPM. O custo do capital 4.4. Análise e decisão de investimento em ativos financeiros: ações e obrigações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O planeamento financeiro estratégico permite operacionalizar os instrumentos e políticas financeiras anteriormente estudadas e que concretizam o processo de tomada de decisão em gestão financeira. Depois de uma revisão do conceito de valor atual, o conteúdo programático aborda outro conceito instrumental - o risco, nos seus fundamentos, modalidades e aplicações, nomeadamente no cálculo do custo do capital. De seguida, o programa aborda dois temas basilares da gestão financeira: a decisão de investimento, centrada nos ativos financeiros, especificamente as ações e as obrigações; e a decisão de financiamento, as fontes e soluções de financiamento de capital.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular integra o estudo, análise e revisão de conceitos, tipologias, e técnicas envolvidas nos temas em estudo, acompanhados pela discussão de exemplos, bem como a realização de exercícios e o estudo de casos que, nas aulas, serão propostos e analisados com o professor. Este trabalho é apoiado com projeções vídeo e o uso de modelos financeiros, designadamente em Excel. É incentivada a participação ativa dos estudantes, através desta utilização de técnicas de aprendizagem participativa que balanceiam o desenvolvimento de conceitos e metodologias com a sua aplicação. Será, assim, uma aprendizagem interativa e aplicativa. A avaliação contínua será realizada através de 2 testes escritos (ponderações: 50% + 50%). O aluno terá que obter a nota mínima de 7 valores em cada uma das avaliações. Em todo o processo de avaliação, o aluno é aprovado se obtiver a classificação de 10 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar e interpretar (diagnosticar) o desempenho e a situação económica e financeira das empresas. Trata-se, pois, de combinar o rigor concetual e metodológico exigido aos alunos, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz da gestão empresarial corrente.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
BREALEY, R.A., MYERS, S.C., & ALLEN, F. (2018), Princípios de Finanças Corporativas, 12.ª Ed., McGraw-Hill. BRIGHAM, E.F., & EHRHARDT, M.C. (2019), Financial Management: Theory and Practice, 16th Ed., Cengage Learning. DAMODARAN, Aswath (2012), Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset, 3rd Ed., John Wiley & Sons. MARTINS, A. et al. (2016), Manual de Gestão Financeira Empresarial, 2ª Ed., Escolar Editora. MENEZES, H.C. (2012): Princípios de Gestão Financeira. Lisboa, 13ª Ed., Presença. MOTA, A.G. et al. (2020): Finanças da Empresa: Teoria e Prática. Lisboa, 6ª Ed., Edições Sílabo. NEVES, J.C. (2012), Análise Financeira: Técnicas Fundamentais, 5ª Edição (Atualizada), Texto Editores. ROSS, S.A., WESTERFELD, R.W., & JORDAN, B.D. (2021), Fundamentals of Corporate Finance, 13th Ed., McGraw-Hill/Irwin.