Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Proporcionar os conhecimentos que permitam identificar e compreender os fatores que condicionam o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações e que interferem no empenho, satisfação e desempenho (competência sistémica). 2. Ao nível dos indivíduos, identificar os contributos das principais teorias da motivação e identificar os vários fatores suscetíveis de contribuir para a emergência de comportamentos positivos (Competência interpessoal). 3. Ao nível dos grupos, facultar conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de grupos e equipas (Competência interpessoal). 4. Identificar as principais teorias sobre liderança e questionar o seu efetivo contributo para a determinação de comportamentos e atitudes positivas (Competência interpessoal). 5. Estudar o impacte que o clima e cultura organizacional têm na eficácia organizacional (Competência sistémica). 6. Desenvolver conhecimentos relacionados com a Responsabilidade Social das Empresas (Competência instrumental).
Conteúdos programáticos
1. Introdução 2. O indivíduo 2.1. Atitudes e comportamentos das pessoas no trabalho 2.2. Empenhamento organizacional 2.3. Satisfação com o trabalho 2.4. Comportamentos de cidadania organizacional 2.5. Absentismo e comportamentos desviantes 2.6 Capital psicológico positivo 3. Teorias da Motivação 3.1. Primeiras Teorias motivação 3.2. Teorias contemporâneas de motivação 3.3. A justiça organizacional 3.4. Dos conceitos às aplicações 4. O Grupo 4.1. Comportamento do grupo 4.2. Gestão de equipas 5. Liderança nas organizações 5.1. Teorias dos traços de personalidade 5. 2. Teorias comportamentais 5. 3. Teorias contingenciais 5. 4. Novas abordagens de liderança 6. Sistemas Organizacionais 6.1. Cultura organizacional 6.2. Responsabilidade Social das Empresas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As competências sistémicas (objetivos n.º 1 e 5) serão desenvolvidas através dos conteúdos programáticos n.º 1, 2 e 6. As competências interpessoais (objetivos n.º 2, 3 e 4) serão desenvolvidas através dos conteúdos programáticos n.º 2, 3, 4 e 5. A competência instrumental (objetivo n.º 6) será desenvolvida através do conteúdo programático n.º 6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
METODOLOGIA DE ENSINO: Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível, com casos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a simulação de situações, análise e discussão de casos. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades, quando possível. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A avaliação contínua será realizada através de teste escrito (60%), de trabalhos individuais e em grupo (40%). Quem não realizar o teste ou o trabalho de grupo terá de sujeitar-se a exame final. A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 8,0 valores na frequência e nos trabalhos escritos e orais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exercícios e da análise de situações aproximadas da realidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
1. Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH editora. 2. Rego, A.; Cunha, M.; Neves, P. (2016). Caderno de exercícios do Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Disponível gratuitamente em http://www.editorarh.pt/site/EXERCICIOS.pdf 3. Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior (18th ed.). Pearson: Boston. 4. Robbins, S. P.; Judge, T.; Sobral, F. (2011). Comportamento Organizacional (14ª ed.). São Paulo: Pearson.