• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10129
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo

Código: LGEB10129    Sigla: EMP
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 61 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 0,00

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 39,00

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Aquilino Manuel Felizardo Costa - ESGTS   0,00
João Neves de Carvalho Santos - ESGTS   3,00
Nuno Manuel Rosa dos Reis - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 ¿ Obter conhecimentos essenciais em empreendedorismo e compreensão de como iniciar e gerir a sua própria empresa; Reconhecer as diferentes componentes de um plano de negócio; explicar as diferentes componentes de um projeto empreendedor.
OA2 ¿ Saber relacionar conceitos; desenvolver e redigir um plano de negócios; Aplicar os instrumentos numa análise interna e externa da nova empresa; Identificar oportunidades de negócio.
OA3 ¿ Avaliar criticamente exemplos/casos de empreendedorismo; Fazer uma análise crítica de um plano de negócios.
OA4 ¿ Apresentar uma ideia de negócio suportada numa oportunidade; Redigir e apresentar em público um plano de negócios; desenvolver capacidade de comunicação em pequenos grupos de trabalho.
OA5 ¿ Estudar autonomamente; Desenvolver e redigir um plano de negócios em grupo.

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao Empreendedorismo
2. O Empreendedor
3. Identificar e avaliar oportunidades e ideias de negócio
4. O Marketing da Nova Empresa
5. Estratégia para a nova empresa
6. Construir e Gerir a Equipa
7. O Financiamento da Nova Empresa
8. Custos e Investimento
9. O plano de negócios

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos lecionados contribuem para as competências gerais estabelecidas para a UC da seguinte forma:
1. Introdução ao Empreendedorismo (OA1 e OA3)
2. O empreendedor (OA1)
3. Identificar e avaliar oportunidades e ideias de negócio (OA1, OA2, OA3 e OA5)
4. O marketing da nova empresa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5)
5. Estratégia para a nova empresa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5)
6. Construir e gerir a equipa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5)
7. O financiamento da nova empresa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5)
8. Custos e Investimento (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5)
9. O plano de negócios (OA2, OA4 e OA5)
.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Método demonstrativo e método participativo: Aulas teórico - práticas (Conceitos sobre empreendedorismo, Conteúdo do plano de negócios e aplicação de exemplos/casos de problemas reais e simulados)
Método ativo: Orientação tutorial (Sessões de esclarecimento de dúvidas, acompanhamento da aprendizagem e apoio aos trabalhos de grupo).
Auto-estudo: Aprendizagem autónoma (Leitura da bibliografia recomendada; Resolução de exercícios).

Avaliação Contínua
A1 ¿ Trabalho escrito em grupo (50%)
A2 ¿ Apresentação oral do trabalho escrito (20%)
A3 ¿ Prova escrita individual (30%)
A prova escrita individual tem uma nota mínima de 7,5 valores.

Época Exame Normal e Época de Exame de Recurso
Uma prova escrita (100%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino e os recursos utilizados na UC contribuem para as competências gerais estabelecidas para a UC da seguinte forma:

Ensino teórico-prático
Apresentação de conceitos sobre empreendedorismo e do conteúdo do plano de negócios ¿ (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) + A3
Aplicação de exemplos/casos de problemas reais e simulados ¿ (OA2, OA3, OA4 e OA5) + A1, A2
Orientação tutorial ¿ (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) + A1, A2

Leitura da bibliografia recomendada ¿ (OA1, OA2, OA5) + A3
Resolução de exercícios/casos recomendados ¿ (OA2, OA3, OA4 e OA5) + A1, A2

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ferreira, M., Reis, N., Santos, J., & Serra, F. (2022). Empreendedorismo: Conceitos e fundamentos para a criação da nova empresa. Ed. Sílabo.
GEM (Global Entrepreneurship Monitor) (2023). Global Entrepreneurship Monitor 2022/2023 Global Report Adapting to a ¿New Normal¿. GEM.
Fayolle, A., & Degeorge, J. (2019). Dinâmica Empresarial: O Comportamento Empreendedor. Ed. Piaget.
Baker, T. & Welter, F. (Eds.) (2020). Contextualizing Entrepreneurship Theory. Routledge.
Drucker, P. (2015). Innovation and Entrepreneurship. Routledge.
Hisrich, R., Peters, M., & Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship, 11th Ed. McGraw-Hill.