Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 ¿ Obter conhecimentos essenciais em empreendedorismo e compreensão de como iniciar e gerir a sua própria empresa; Reconhecer as diferentes componentes de um plano de negócio; explicar as diferentes componentes de um projeto empreendedor. OA2 ¿ Saber relacionar conceitos; desenvolver e redigir um plano de negócios; Aplicar os instrumentos numa análise interna e externa da nova empresa; Identificar oportunidades de negócio. OA3 ¿ Avaliar criticamente exemplos/casos de empreendedorismo; Fazer uma análise crítica de um plano de negócios. OA4 ¿ Apresentar uma ideia de negócio suportada numa oportunidade; Redigir e apresentar em público um plano de negócios; desenvolver capacidade de comunicação em pequenos grupos de trabalho. OA5 ¿ Estudar autonomamente; Desenvolver e redigir um plano de negócios em grupo.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao Empreendedorismo
2. O Empreendedor 3. Identificar e avaliar oportunidades e ideias de negócio 4. O Marketing da Nova Empresa 5. Estratégia para a nova empresa 6. Construir e Gerir a Equipa 7. O Financiamento da Nova Empresa 8. Custos e Investimento 9. O plano de negócios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos lecionados contribuem para as competências gerais estabelecidas para a UC da seguinte forma: 1. Introdução ao Empreendedorismo (OA1 e OA3) 2. O empreendedor (OA1) 3. Identificar e avaliar oportunidades e ideias de negócio (OA1, OA2, OA3 e OA5) 4. O marketing da nova empresa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) 5. Estratégia para a nova empresa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) 6. Construir e gerir a equipa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) 7. O financiamento da nova empresa (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) 8. Custos e Investimento (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) 9. O plano de negócios (OA2, OA4 e OA5)
.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Método demonstrativo e método participativo: Aulas teórico - práticas (Conceitos sobre empreendedorismo, Conteúdo do plano de negócios e aplicação de exemplos/casos de problemas reais e simulados) Método ativo: Orientação tutorial (Sessões de esclarecimento de dúvidas, acompanhamento da aprendizagem e apoio aos trabalhos de grupo). Auto-estudo: Aprendizagem autónoma (Leitura da bibliografia recomendada; Resolução de exercícios).
Avaliação Contínua A1 ¿ Trabalho escrito em grupo (50%) A2 ¿ Apresentação oral do trabalho escrito (20%) A3 ¿ Prova escrita individual (30%) A prova escrita individual tem uma nota mínima de 7,5 valores.
Época Exame Normal e Época de Exame de Recurso Uma prova escrita (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino e os recursos utilizados na UC contribuem para as competências gerais estabelecidas para a UC da seguinte forma:
Ensino teórico-prático Apresentação de conceitos sobre empreendedorismo e do conteúdo do plano de negócios ¿ (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) + A3 Aplicação de exemplos/casos de problemas reais e simulados ¿ (OA2, OA3, OA4 e OA5) + A1, A2 Orientação tutorial ¿ (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5) + A1, A2
Leitura da bibliografia recomendada ¿ (OA1, OA2, OA5) + A3 Resolução de exercícios/casos recomendados ¿ (OA2, OA3, OA4 e OA5) + A1, A2
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ferreira, M., Reis, N., Santos, J., & Serra, F. (2022). Empreendedorismo: Conceitos e fundamentos para a criação da nova empresa. Ed. Sílabo. GEM (Global Entrepreneurship Monitor) (2023). Global Entrepreneurship Monitor 2022/2023 Global Report Adapting to a ¿New Normal¿. GEM. Fayolle, A., & Degeorge, J. (2019). Dinâmica Empresarial: O Comportamento Empreendedor. Ed. Piaget. Baker, T. & Welter, F. (Eds.) (2020). Contextualizing Entrepreneurship Theory. Routledge. Drucker, P. (2015). Innovation and Entrepreneurship. Routledge. Hisrich, R., Peters, M., & Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship, 11th Ed. McGraw-Hill.