• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10140
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

História Económica e Empresarial

Código: LGEB10140    Sigla: HEE
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 128 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 40,50

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 40,50

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 40,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Explicar através da História a Situação Económica e Empresarial Atual no Mundo e em Portugal
- Compreender como se deu a Evolução Económica do Mundo na Época Contemporânea
- Compreender como é que a Evolução Económica do Mundo na Época Contemporânea levou a Transformações nas Empresas
- Integrar a Evolução Económica e das Empresas em Portugal no Contexto da Evolução Económica e Empresarial Mundial

Conteúdos programáticos

1. Problemáticas, Conceitos e Metodologias da História Económica e Empresarial
2. A Industrialização no Século XIX. Da Concorrência até ao Desenvolvimento de Grandes Concentrações Capitalistas
3. A Evolução Económica na Primeira Metade do Século XX. As Empresas no Período das Guerras Mundiais e das Crises Económicas Mundiais
4. Do Crescimento Económico do Pós-Segunda Guerra Mundial até ao Choque Petrolífero de 1973
5. Crises Económicas, Inovações e Transformações nas Empresas no Último Quartel do Século XX
6. A Situação Económica e as Empresas no Mundo e em Portugal no Limiar do Século XXI 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com estes conteúdos programáticos visa-se desenvolver com os alunos o estudo da evolução económica e das empresas no mundo na época contemporânea, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal nesse contexto. Desta forma visa-se que os alunos compreendam como se deu a evolução económica do mundo na época contemporânea e como esta levou a transformações nas empresas, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal no contexto da evolução económica e empresarial mundial. Procura-se, assim, possibilitar-lhes o desenvolvimento de competências que lhes permitam explicar através da História a situação económica e empresarial atual no mundo e em Portugal.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em aulas em que a parte da exposição oral é acompanhada de textos, cronologias, mapas, quadros e gráficos, que ao serem interpretados permitirão aos alunos desenvolver o estudo da evolução económica e das empresas no mundo na época contemporânea, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal nesse contexto.
Avaliação - A avaliação contínua compreende 1 teste escrito (50 %) e 1 trabalho escrito de grupo, com apresentação oral (50 %). O teste escrito tem nota mínima de 8 valores. O trabalho de grupo tem nota mínima de 10 valores. A dispensa de exame final é com nota final a partir de 10 valores. Nos exames finais não há realização de prova oral.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em aulas teórico-práticas em que a parte da exposição oral é acompanhada de textos, cronologias, mapas, quadros e gráficos, que ao serem interpretados permitirão aos alunos compreender como se deu a evolução económica do mundo na época contemporânea e como esta levou a transformações nas empresas, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal no contexto da evolução económica e empresarial mundial. Deste modo é possível desenvolver competências que lhes permitam explicar através da História a situação económica e empresarial atual no mundo e em Portugal.
O teste escrito e o trabalho de grupo permitirão avaliar os alunos, através de técnicas de comunicação escrita e oral. A elaboração do trabalho de grupo permitirá ainda aos alunos, neste caso do 1.º ano, aplicar técnicas de investigação e desenvolver hábitos de consulta bibliográfica e de elaboração de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amaral, Luciano (2022). Economia Portuguesa (ed. revista). Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Brasseul, Jacques (2014). História Económica do Mundo. Das Origens aos Subprimes (2.ª ed.). Lisboa: Texto & grafia.
Cameron, Rondo & Neal, Larry (2019). História Económica do Mundo. Forte da Casa: Escolar Editora.
Costa, Jorge et al. (2010). Os Donos de Portugal. Cem Anos de Poder Económico (1910-2010). Porto: Afrontamento.
Costa, Leonor Freire et al. (2011). História Económica de Portugal 1143-2010. Lisboa: A Esfera dos Livros.
Mata, Maria Eugénia & Valério, Nuno (1994). História Económica de Portugal - Uma Perspectiva Global. Lisboa: Presença.
Nunes, Ana Bela & Valério, Nuno (1997). História da Economia Mundial Contemporânea. Lisboa: Presença.
Nunes, Ana Bela & Valério, Nuno (2015). História Económica e Empresarial. Lisboa: Presença.
Pinto, António Costa & Monteiro, Nuno Gonçalo (Orgs.) (2021). História Económica Contemporânea Portugal 1808-2000. Lisboa: Editora Objectiva.