• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10140
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

História Económica e Empresarial

Código: LGEB10140    Sigla: HEE
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 123 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 40,50

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 40,50

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 40,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Explicar através da História a Situação Económica e Empresarial Atual no Mundo e em Portugal
- Compreender como se deu a Evolução Económica do Mundo na Época Contemporânea
- Compreender como é que a Evolução Económica do Mundo na Época Contemporânea levou a Transformações nas Empresas
- Integrar a Evolução Económica e das Empresas em Portugal no Contexto da Evolução Económica e Empresarial Mundial

Conteúdos programáticos

1. Problemáticas, Conceitos e Metodologias da História Económica e Empresarial
2. A Industrialização no Século XIX. Da Concorrência até ao Desenvolvimento de Grandes Concentrações Capitalistas
3. A Evolução Económica na Primeira Metade do Século XX. As Empresas no Período das Guerras Mundiais e das Crises Económicas Mundiais
4. Do Crescimento Económico do Pós-Segunda Guerra Mundial até ao Choque Petrolífero de 1973
5. Crises Económicas, Inovações e Transformações nas Empresas no Último Quartel do Século XX
6. A Situação Económica e as Empresas no Mundo e em Portugal no Limiar do Século XXI 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com estes conteúdos programáticos visa-se desenvolver com os alunos o estudo da evolução económica e das empresas no mundo na época contemporânea, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal nesse contexto. Desta forma visa-se que os alunos compreendam como se deu a evolução económica do mundo na época contemporânea e como esta levou a transformações nas empresas, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal no contexto da evolução económica e empresarial mundial. Procura-se, assim, possibilitar-lhes o desenvolvimento de competências que lhes permitam explicar através da História a situação económica e empresarial atual no mundo e em Portugal.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em aulas em que a parte da exposição oral é acompanhada de textos, cronologias, mapas, quadros e gráficos, que ao serem interpretados permitirão aos alunos desenvolver o estudo da evolução económica e das empresas no mundo na época contemporânea, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal nesse contexto.
Avaliação - A avaliação contínua compreende 1 teste escrito (50 %) e 1 trabalho escrito de grupo, com apresentação oral (50 %). O teste escrito tem nota mínima de 8 valores. O trabalho de grupo tem nota mínima de 10 valores. A dispensa de exame final é com nota final a partir de 10 valores. Nos exames finais não há realização de prova oral.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em aulas teórico-práticas em que a parte da exposição oral é acompanhada de textos, cronologias, mapas, quadros e gráficos, que ao serem interpretados permitirão aos alunos compreender como se deu a evolução económica do mundo na época contemporânea e como esta levou a transformações nas empresas, bem como integrar a evolução económica e das empresas em Portugal no contexto da evolução económica e empresarial mundial. Deste modo é possível desenvolver competências que lhes permitam explicar através da História a situação económica e empresarial atual no mundo e em Portugal.
O teste escrito e o trabalho de grupo permitirão avaliar os alunos, através de técnicas de comunicação escrita e oral. A elaboração do trabalho de grupo permitirá ainda aos alunos, neste caso do 1.º ano, aplicar técnicas de investigação e desenvolver hábitos de consulta bibliográfica e de elaboração de trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amaral, Luciano (2022). Economia Portuguesa (ed. revista). Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Brasseul, Jacques (2014). História Económica do Mundo. Das Origens aos Subprimes (2.ª ed.). Lisboa: Texto & grafia.
Cameron, Rondo & Neal, Larry (2019). História Económica do Mundo. Forte da Casa: Escolar Editora.
Costa, Jorge et al. (2010). Os Donos de Portugal. Cem Anos de Poder Económico (1910-2010). Porto: Afrontamento.
Costa, Leonor Freire et al. (2011). História Económica de Portugal 1143-2010. Lisboa: A Esfera dos Livros.
Mata, Maria Eugénia & Valério, Nuno (1994). História Económica de Portugal - Uma Perspectiva Global. Lisboa: Presença.
Nunes, Ana Bela & Valério, Nuno (1997). História da Economia Mundial Contemporânea. Lisboa: Presença.
Nunes, Ana Bela & Valério, Nuno (2015). História Económica e Empresarial. Lisboa: Presença.
Pinto, António Costa & Monteiro, Nuno Gonçalo (Orgs.) (2021). História Económica Contemporânea Portugal 1808-2000. Lisboa: Editora Objectiva.