• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10143
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Competências Transversais

Código: LGEB10143    Sigla: CT
Área Científica: Gestão de Recursos Humanos, Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão de Recursos Humanos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 121 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-TC

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,25

GE-1-D-PL

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 17,50

GE-1-D-TB

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,25

GE-1-D-TA_TA-C

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 0,00

GE-1-D-TB_TB-C

Ensino Teórico: 19,50
Teórico-Práticas: 0,00

GE-1-D-TA

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 16,25

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,60
Teórico-Práticas: 1,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 3,20
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT   3,20
Teórico-Práticas Totais 3 4,20
Jorge Manuel Ferreira Maria - ESGT   4,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Manuel Luis de Freitas - ESGT Responsável
Jorge Manuel Ferreira Maria - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os processos básicos da investigação científica.
Saber resumir um artigo científico e identificar os elementos essenciais.
Saber como organizar a escrita num trabalho de investigação ou num relatório técnico.
Familiarizar-se com as normas de escrita científica.
Saber usar eficazmente a biblioteca e as bases de dados.
Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação.
Saber como detetar a informação relevante no material escrito.
Desenvolver a capacidade de leitura ativa.
Compreender o âmbito de aplicação das folhas de cálculo.
Conhecer e saber aplicar as principais funções do Excel na construção de modelos avançados.
Capacidade para trabalhar a informação no âmbito da gestão, seleção e agregação de informação.

Conteúdos programáticos

Módulo 1
1. Escrita e apresentação de trabalhos académicos
O processo de investigação científica: planeamento, operacionalização e utilização de recursos
A escrita de textos técnicos e científicos: avaliação, reformulação e edição
Formas de divulgação da pesquisa científica: formatos de apresentação oral
Normas de redação e publicação
Organização de referências bibliográficas
2. Pesquisa bibliográfica e análise da informação
Da informação ao conhecimento
Prática da pesquisa bibliográfica e fontes documentais
Pesquisas em bases de dados
Analisar relatórios técnicos e artigos científicos
Técnicas de organização da informação
Módulo 2
3. Folha de Cálculo
Fórmulas e funções
Fórmulas aninhadas
Fórmulas matriciais
Auditoria de fórmulas
Séries de dados
Validação de dados
Ferramentas de base de dados
Formulários, ordenação, filtros, subtotais, tabelas dinâmicas, consolidação de dados
Ferramentas de simulação
Cenários, atingir objetivo, tabelas de simulação
Proteção de dados
Macros

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As competências transversais, de carácter instrumental, de recolha e de organização de informação no âmbito da sua gestão, seleção e agregação, assim como as de comunicação escrita e oral, permitem aos estudantes o desenvolvimento de ferramentas fortemente associadas ao sucesso nas atividades académicas e profissionais. Assim, o plano de estudos articula-se em torno de três domínios fundamentais: a compreensão da especificidade da linguagem técnica e científica, a operacionalização de métodos de recolha e de análise de informação que suporte o conhecimento técnico e científico, e, por fim, a análise, conceção e implementação de soluções de folha de cálculo que respondam às necessidades particulares dos vários domínios do conhecimento com que o estudante se confronta ao longo da sua formação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia adotada implica tanto o método expositivo como o método ativo na apropriação do saber de forma que os estudantes "aprendam fazendo"

A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois modelos: 
I - Avaliação contínua (AC):
  Para efeitos do nº 3 artigo 3º do Regulamento de Avaliação de Conhecimento e Competências dos Estudantes (RACCE) a assiduidade será considerada módulo a módulo.

  Nota Módulo 1 (NM1) = Trabalho de pesquisa e organização da informação com reflexão e integração de conhecimentos, com apresentação oral (grupo)

  Nota Módulo 2 (NM2) = Teste

  Nota final = 53%*NM1 + 47%*NM2

II - Avaliação Final
    Exame individual composto por prova escrita a cada módulo. A nota final do exame considera a mesma ponderação por módulo prevista em AC

Aplica-se o nº 5 do artigo 14º e os nº 2 e 6 do artigo 17º do RACCE


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O foco em técnicas de aprendizagem ativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Ao longo das aulas serão desenvolvidos exemplos práticos de acordo com casos simulados de investigação e/ou de organização de informação que permitirão aos alunos compreender como é que os diferentes instrumentos de recolha, organização, análise e de comunicação de informação/conhecimento contribuem para o sucesso académico e profissional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Bryman, A. & Bell, E. (2011). Business Research Methods (3rd ed.). New York: Oxford University Press.
  • Leavy, P (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. New York: The Guilford Press
  • Lopes dos Reis, F. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos ¿ Guia Prático. Lisboa: Edições Sílabo Lda.
  • Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão ¿ Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
  • Pereira, A.; Poupa, C. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word (7ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo Lda.
  • Rodrigues, Luís S. (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA - Editora de Informática.
  • Tharenou, P.; Donohue, R. & Cooper, B (2012). Management Research Methods (2nd Ed). Cambridge: Cambridge University Press.