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Introdução aos Métodos Quantitativos

Código: LGEB10144    Sigla: IMQ
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 180 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 40,50

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 40,50

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 40,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
António Miguel Viriato Soares Lopes - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Miguel Viriato Soares Lopes - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos discentes uma preparação quantitativa, nomeadamente ao nível do cálculo. Pretende-se que os discentes desenvolvam a sua capacidade analítica e de raciocínio abstrato, tendo consequentemente uma maior facilidade para a formulação e resolução de problemas. A aprendizagem dos conteúdos ministrados, revelar-se-á num instrumento de mais-valia para a compreensão de outras temáticas quantitativas abordadas nesta licenciatura.

Conteúdos programáticos

1. Funções e modelação matemática;

2. Gráficos de equações e de funções;

3. Estudo da reta e da parábola;

4. Função potência, polinomial, racional e algébrica;

5. Função exponencial e logarítmica;

6. Limites e continuidade de funções;

7. Derivadas de funções.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar os conceitos introdutórios de métodos quantitativos. As metodologias implementadas apresentam igualmente uma relação estreita com os objetivos propostos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos;
2. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
3. Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas;
4. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;
5. Incentivar os discentes para a implementação das metodologias expostas na resolução de problemas do seu quotidiano laboral/académico.
Recorre-se à avaliação contínua (2 testes com igual ponderação, com nota mínima de 8 valores) ou exame final (exclusivamente prova escrita - sem prova oral). Apenas serão admitidos à avaliação por frequências, os alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66% (2/3 das aulas) caso contrário serão avaliados por exame.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Cabral, M. A. (2011). Curso de Cálculo de Uma Variável. (disponível no sítio www.labma.ufrj.br/~mcabral/textos/cursoCalculoI- livro.pdf)
  • Ferreira, M.; Amaral, I. (2009). Sucessões e Séries. 3ª Edição. Edições Sílabo. ISBN: 978-972-618-204-7
  • Larson, R., Hostetler, P., Edwards, H. (2006). Cálculo, 8ª Edição. McGraw-Hill Interamericana. ISBN:85-86804-56-8(vol.1),85-86804-82-7 (vol.2).
  • Haeussler, F.; Paul, S.; Wood, J. (2007). Introductory Mathematical Analysis for Business, Economics and the Life and Social Sciences, 12th Edition. Pearson Education International Edition. ISBN: 9780132424356.
  • Harshbarger, J.;Reynolds, J. (2006).Matemática Aplicada ¿ Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas, 7ª Edição. Editora McGraw-Hill. ISBN:85-86804-84-3.
  • Ferreira, J. Campos (2005). Introdução à Análise Matemática, 8ª Edição. Edições Gulbenkian. ISBN: 972-31-0179-3.