Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas numa grande variedade de contextos, com ênfase no uso da língua inglesa na área de Gestão de Empresas, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento linguístico em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida; poder expressar-se com fluência e com um certo grau de precisão, tanto na oralidade como por escrito.
Conteúdos programáticos
1. Socialização e Networking 2. A empresa Recrutamento e seleção (CV, carta de apresentação, entrevistas de emprego) Descrição de tarefas, departamentos e funções na empresa A internacionalização da empresa 3. Estabelecer Contatos Feiras Correspondência electrónica
Comunicação telefónica 4. Reuniões Fazer apresentações de projetos/produtos/serviços Escuta ativa 5. Negociações Discutir termos e condições Começar e acabar uma negociação 6. Apoio ao cliente Diferentes tipos de cliente Reclamações Revisão de estruturas gramaticais adequadas à aquisição dos conteúdos descritos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta os objetivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da sua área profissional em língua inglesa. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas, vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte do docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Avaliação: Componente de audição e uso da língua + Componente escrita Teste Final 50% Componente oral Apresentação 25% Projecto 15% Participação na aula 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Serão selecionadas as tarefas e as metodologias apropriadas para permitir que os alunos atinjam os objetivos: O idioma Inglês será apresentado em contextos autênticos. Exercícios linguísticos específicos, propostos para a área do curso por investigadores e profissionais do sector, serão utilizados nas aulas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Badger, I. (2009). Everyday Business Writing. London: Longman. Carter, R. McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide. Cambridge: Cambridge University Press. Gutjahr, L. Mahoney, S. (2009). English for Sales and Purchasing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger. Richey, R. (2007). English for Customer Care. Oxford: Pat Pledger. Smith, D. (2007). English for Telephoning. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger. Smith, D. (2007). English for Socializing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger. Talbot, F. (2016). How to Write Effective Business English: Excel at E-mail, Social Media and All Your Professional Communications. Philadelphia: Kogan Page. Thomson, K. (2007). English for Meetings. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger. NB: Other readings and tasks will be provided by the lecturer both in class and on Moodle
Observações
Poderão ser utilizadas sessões online, síncronas e assíncronas, para lecionação dos conteúdos.