• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10145
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Língua Inglesa

Código: LGEB10145    Sigla: LI
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 117 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 39,00

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 39,00

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Patrícia Alves de Carvalho Lobo - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Patrícia Alves de Carvalho Lobo - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas numa grande variedade de contextos, com ênfase no uso
da língua inglesa na área de Gestão de Empresas, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão
oportunidade de aprofundar o seu conhecimento linguístico em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade
deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber
reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de
maneira coerente e resumida; poder expressar-se com fluência e com um certo grau de precisão, tanto na oralidade como por escrito.

Conteúdos programáticos

1. Socialização e Networking
2. A empresa
Recrutamento e seleção (CV, carta de apresentação, entrevistas de emprego)
Descrição de tarefas, departamentos e funções na empresa
A internacionalização da empresa
3. Estabelecer Contatos
Feiras
Correspondência electrónica 

Comunicação telefónica
4.  Reuniões
Fazer apresentações de projetos/produtos/serviços
Escuta ativa
5. Negociações
Discutir termos e condições
Começar e acabar uma negociação
6. Apoio ao cliente
Diferentes tipos de cliente
Reclamações
Revisão de estruturas gramaticais adequadas à aquisição dos conteúdos descritos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da
sua área profissional em língua inglesa. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas,
vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento
conceptual por parte do docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os
intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios.
Avaliação:
Componente de audição
e uso da língua +
Componente escrita
Teste Final
50%
Componente oral
Apresentação
25%
Projecto 15%
Participação na aula 10%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Serão selecionadas as tarefas e as metodologias apropriadas para permitir que os alunos atinjam os objetivos:
O idioma Inglês será apresentado em contextos autênticos.
Exercícios linguísticos específicos, propostos para a área do curso por investigadores e profissionais do sector, serão utilizados nas aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Badger, I. (2009). Everyday Business Writing. London: Longman.
Carter, R. McCarthy, M. (2006). Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide. Cambridge: Cambridge University Press.
Gutjahr, L. Mahoney, S. (2009). English for Sales and Purchasing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Richey, R. (2007). English for Customer Care. Oxford: Pat Pledger.
Smith, D. (2007). English for Telephoning. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Smith, D. (2007). English for Socializing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Talbot, F. (2016). How to Write Effective Business English: Excel at E-mail, Social Media and All Your Professional Communications. Philadelphia: Kogan Page.
Thomson, K. (2007). English for Meetings. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
NB: Other readings and tasks will be provided by the lecturer both in class and on Moodle

Observações

Poderão ser utilizadas sessões online, síncronas e assíncronas, para lecionação dos conteúdos.