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Tecnologias e Sistemas de Informação

Código: LGEB10146    Sigla: TSI
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 124 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-TC

Teórico-Práticas: 54,00

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 54,00

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 54,50

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 12,00
João Paulo Rodrigues Silva Samartinho - ESGT   0,75
Jorge Manuel Ferreira Maria - ESGT   11,25

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Ferreira Maria - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A importância da informação como recurso estratégico das organizações leva ao reconhecimento da necessidade de utilização das novas tecnologias e sistemas de informação. Os alunos deverão:
- Conhecer o valor da informação e a importância das tecnologias e dos sistemas de informação no suporte ao negócio e na gestão das organizações;
- Conhecer e saber utilizar ferramentas colaborativas em ambientes colaborativos organizacionais;
- Saber modelar processos de negócio;
- Saber utilizar um Sistema de Gestão de Base de Dados;
- Adquirir competências práticas através do desenvolvimento de um sistema de informação simples.

Conteúdos programáticos

- Dos dados ao conhecimento;
- Os Sistemas de Informação e as Organizações (ERP, SCM, CRM, GIS, e-Learning, etc.);
- Bases de Dados;
- O Modelo Relacional de Bases de Dados;
- Modelação de Dados (Modelo Entidade Relacionamento);
- Dependências Funcionais e Normalização;
- Linguagem SQL;
- Sistema de Gestão de Base de Dados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da unidade curricular assentam em linhas de orientação que correspondem à estrutura do programa da mesma.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A participação e realização de trabalhos no decorrer das aulas são complementados com avaliações periódicas.
A nota final (NF) será calculada do seguinte modo:
55% Teste (T) + 35% Trabalho Prático (de grupo) (TP) + 10% Participação
Condições de aprovação:
    NF >= 10; T >=8 e TP >=10
Estudantes com notas superiores a 16 (dezasseis) valores poderão ficar sujeitos a defesa de nota nos termos dos nº 5 do artigo 14º e do nº 6 do artigo 17º do regulamento de avaliação dos estudantes em vigor na ESGTS.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, Adelaide. (2018). Access para Gestão - 71 Exercícios. FCA Editora. Lisboa.
Documentação distribuída pelo docente. / Documentation distributed by the teacher.
Gouveia, Feliz. (2014). Fundamentos de Bases de Dados. FCA Editora. Lisboa.
Serrano, A., Caldeira, M., & Guerreiro, A. (2004). Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação. FCA Editora. Lisboa.
Sousa, Sérgio (2012). Domine a 110% o Access 2010. FCA Editora. Lisboa.
Varajão, J., Amaral, L. (2007). Planeamento de Sistemas de Informação. FCA Editora. Lisboa.

Observações