• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10149
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estatística Aplicada à Gestão

Código: LGEB10149    Sigla: EAG
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 137 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-2-D-TA

Teórico-Práticas: 42,00

GE-2-D-PL

Teórico-Práticas: 0,00

GE-2-D-TB

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Luís Alberto Veiga Calado Comparada - ESGT   0,00
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados, probabilidades e modelação estatística. Pretende-se habilitar os alunos com competências que lhes permita propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação.

Conteúdos programáticos

1. Estatística Descritiva
1.1 Dados e variáveis
1.2 Organização de dados em tabelas e gráficos;
1.3 Características amostrais: medidas de localização, dispersão, forma e associação/relação
2. Teoria de Probabilidades
2.1 Variáveis aleatórias. Momentos de uma variável aleatória
2.2 Modelos de probabilidade discretos e contínuos
3. Inferência Estatística
3.1 Estimação pontual e intervalar. O método da máxima verosimilhança
3.2 Intervalos de confiança
3.3 Testes de hipóteses

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata inerente ao exercício de uma atividade profissional.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorre-se à avaliação contínua (2 testes de 20 valores, com igual ponderação, sendo exigida a nota mínima de 8 valores em cada e uma assiduidade de pelo menos 2/3 das aulas) ou exame final. A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos:
a) Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos no domínio da Gestão e/ou áreas afins;
b) Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
c) Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas;
d) Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com análise e interpretação de dados no contexto descritivo e inferencial. Para o efeito os alunos têm de aprender a resolver exercícios pela via analítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anderson, D. R. (2021). Estati¿stica aplicada a administrac¿a¿o e economia. Cengage Learning Edic¿o¿es Lda.
Black, K. (2019). Business statistics : for contemporary decision making. Wiley.
Kazmier, L. J. (2007). Estatistica aplicada a¿ administrac¿a¿o e economia. Bookman.
Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. (2013). Statistics for business and economics. Pearson.
Pedrosa, A.C. e Gama, S.M. (2004) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora
Seward, L. E., & Doane, D. P. (2014). Estatística Aplicada à Administração e Economia - 4.ed. AMGH Editora.
Spiegel, M. R., Schiller, J. J., & R. Alu Srinivasan. (2016). Probabilidade e Estatística  3.ed. Bookman Editora.