Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados, probabilidades e modelação estatística. Pretende-se habilitar os alunos com competências que lhes permita propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação.
Conteúdos programáticos
1. Estatística Descritiva 1.1 Dados e variáveis 1.2 Organização de dados em tabelas e gráficos; 1.3 Características amostrais: medidas de localização, dispersão, forma e associação/relação 2. Teoria de Probabilidades 2.1 Variáveis aleatórias. Momentos de uma variável aleatória 2.2 Modelos de probabilidade discretos e contínuos 3. Inferência Estatística 3.1 Estimação pontual e intervalar. O método da máxima verosimilhança 3.2 Intervalos de confiança 3.3 Testes de hipóteses
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata inerente ao exercício de uma atividade profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Recorre-se à avaliação contínua (2 testes de 20 valores, com igual ponderação, sendo exigida a nota mínima de 8 valores em cada e uma assiduidade de pelo menos 2/3 das aulas) ou exame final. A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos: a) Exposição da matéria teórico/prática com recurso, sempre que possível, a casos práticos no domínio da Gestão e/ou áreas afins; b) Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático; c) Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas; d) Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos adquiram competências relacionadas com análise e interpretação de dados no contexto descritivo e inferencial. Para o efeito os alunos têm de aprender a resolver exercícios pela via analítica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Anderson, D. R. (2021). Estati¿stica aplicada a administrac¿a¿o e economia. Cengage Learning Edic¿o¿es Lda. Black, K. (2019). Business statistics : for contemporary decision making. Wiley. Kazmier, L. J. (2007). Estatistica aplicada a¿ administrac¿a¿o e economia. Bookman. Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. (2013). Statistics for business and economics. Pearson. Pedrosa, A.C. e Gama, S.M. (2004) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora Seward, L. E., & Doane, D. P. (2014). Estatística Aplicada à Administração e Economia - 4.ed. AMGH Editora. Spiegel, M. R., Schiller, J. J., & R. Alu Srinivasan. (2016). Probabilidade e Estatística 3.ed. Bookman Editora.