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Marketing II

Código: LGEB10151    Sigla: MKTII
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=LGEB10151&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 93 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-2-D-TA

Teórico-Práticas: 54,00

GE-2-D-PL

Teórico-Práticas: 54,00

GE-2-D-TB

Teórico-Práticas: 55,33

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   4,00
Luís Miguel Porto Romão Machado - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Porto Romão Machado - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OBJECTIVOS: fornecer uma visão que distinga o conceito de marketing estratégico e operacional (OA1); fornecer as ferramentas de marketing operacional, como seja, a segmentação de mercado e o targeting (OA2) e o marketing-mix (OA3); fornecer as ferramentas que permitam realizar uma auditoria operacional de marketing (OA4)

Conteúdos programáticos

P1 SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

P2 PRODUTO. A MARCA.

P3 PREÇO.

P4 COMUNICAÇÃO.

P5 DISTRIBUIÇÃO.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A coerência entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos, verifica-se através da relação:

 

OA1 = P1, P2, P3, P4, P5

OA2 = P1

OA3 = P2, P3, P4, P5

OA4 = P2, P3, P4, P5

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:

- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);

- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);

- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);

- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).

A avaliação incluirá três elementos:

(a)    Teste escrito - 50%

(b)    Trabalhos escritos e orais - 50%

(c)    Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do marketing operacional (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kotler, Philip, Keller, Kevin Lane (2018), "Marketing Management", Global edition, Pearson.

Kotler, Philip (2018), "Principles of Marketing", Global edition, Pearson.

Baynast, Arnaud, Lendrevie, Jacques, Lévy, Julien, Dionísio, Pedro, Rodrigues, Vicente (2018), "Mercator - 25 anos, o Marketing na Era Digital", Dom Quixote, Portugal.