• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10155
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estudos de Mercado

Código: LGEB10155    Sigla: EM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 63 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 40,50

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 42,00

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 40,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
José António Fonseca Figueiredo - ESGT   6,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Fonseca Figueiredo - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objectivos: Fornecer uma visão global sobre estudos de mercado. Pretende-se que os alunos dominem os seguintes conceitos e técnicas: o sistema de informação de marketing; quais os principais tipos de estudos de mercado; etapas de um estudo de mercado; análise de dados; estudos de mercado específicos.

Competências: Dominar os principais conceitos de estudos de mercado.


Conteúdos programáticos

1.    O sistema de informação de marketing

2.    Tipos de estudos de mercado

3.    Etapas de um estudo de mercado

4.    Análise de dados

5.    Estudos de mercado específicos


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A informação é um ativo relevante nas organizações competitivas. A construção e obtenção de boas fontes de informação é fulcral para que as organizações ganhem vantagens competitivas. Algumas das fontes de informação recolhidas interna e externamente, obrigam ao conhecimento sobre: sistema de informação de marketing; principais etapas de realização de um estudo de mercado; estudos de mercado específicos.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:

- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);

- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);

- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);

- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).

A avaliação incluirá três elementos:

  1. Teste escrito - 50%
  2. Trabalhos escritos e orais - 50%

Quem não realizar os trabalhos ou obtiver menos de 8 valores no teste escrito, terá sempre de realizar um exame final (100%).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área do marketing (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lopes, José (2011), "Fundamental dos Estudos de Mercado - Teoria e prática", 2ª edição, Lisboa, Sílabo.

Malhotra, Naresh (2018), "Marketing research: an applied orientation", Pearson, 7th edition.

Oliveira, José Vidal (2012), "Market Research - Volume I; Investigação em Marketing", Edições Sílabo.

Sekaran, Uma, Bougie, Roger (2010), "Research Methods for business - A skill building approach", John Wiley & Sons