• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10183
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Simulação Empresarial

Código: LGEB10183    Sigla: SE
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 62 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 39,00

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 0,00

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 52,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Pedro Manuel Costa Ramos   0,00
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Promover a integração dos conhecimentos das diferentes áreas funcionais (operações, logística, marketing, finanças e recursos humanos) de uma empresa de uma forma participativa, dentro do conceito de aprender fazendo;
2. Reproduzir, em ambiente de simulação, o processo de tomada de decisão na área da gestão de empresas, acompanhado do feedback das decisões tomadas e respetivo impacto nos resultados de gestão.
3. Promover o desenvolvimento de soft skills (e.g., liderança, capacidade de trabalho em equipa, resolução de problemas) através de simulação empresarial.

Conteúdos programáticos

1. Desenvolvimento das competências de gestão em ambiente de simulação
2. Liderança, trabalho em equipa, aptidões interpessoais e comunicação
3. Formulação da estratégia
4. Estudo de indicadores de mercado e previsão da procura
5. Processo de tomada de decisão integrando diferentes áreas funcionais de uma empresa industrial (em ambiente de simulação): marketing, produção, gestão financeira, logística e distribuição, e gestão de recursos humanos
6. Análise de indicadores financeiros e económicos
7. Apresentação e divulgação de resultados. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através de um simulador de estratégia e gestão, os diferentes conteúdos programáticos serão trabalhados através de uma metodologia de aprender fazendo, permitindo ir alcançando os objetivos de aprendizagem da UC de modo contínuo e global. Todos os itens dos conteúdos programáticos serão trabalhados simultaneamente, ao longo do processo de tomada de decisão em ambiente de simulação, garantindo que, no final da UC, os objetivos da UC foram alcançados. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas desta UC são práticas decorrendo as mesmas em laboratório de informática. Nas aulas desenvolver-se-á uma simulação de um ambiente real, com suporte em software, induzindo os alunos a tomarem decisões semanais de gestão, que serão discutidas, na semana seguinte, com o docente. As equipas de estudantes representam empresas no simulador. No final, os alunos simulam a apresentação de resultados aos acionistas e partes interessadas.

O método de avaliação é exclusivamente o da Avaliação Contínua, não havendo lugar à realização de exame final.

A avaliação é baseada na participação dos alunos, nos trabalhos escritos e orais, nas decisões tomadas no simulador de gestão e na discussão das soluções tomadas.

Avaliação:
- Resultado da simulação empresarial - 35%
- Trabalho escrito com justificação das decisões - 25%
- Apresentação oral dos resultados obtidos - 25%
- Participação - 15%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O trabalho realizado em aula, com a interface do simulador de Gestão e seguindo uma metodologia de ¿aprender fazendo¿, contribui para desenvolver competências relacionadas com a resolução de problemas (competências de pensamento analítico), com o processo de tomada de decisão envolvendo várias áreas funcionais da empresa, com a capacidade de aprendizagem adaptativa e, ainda, contribui para mudanças atitudinais e comportamentais na área da gestão.
A metodologia adotada contribuiu, igualmente, para a transferência do conhecimento entre os conhecimentos teóricos e a compreensão de situações empresariais reais, bem como desenvolve nos estudantes a capacidade para terem uma visão holística das diferentes componentes da gestão.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Abdullah, N. L., Hanafiah, M. H., & Hashim, N. A. (2013). Developing Creative Teaching Module: Business Simulation in Teaching Strategic Management. International Education Studies, 6(6), 95-107. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1068421.pdf
- SDG (2011). Manual Topaz: Simulador de Estratégia e Gestão. Lisboa: SDG - Simuladores e Modelos de Gestão.
- Wolfe, J. (2003). The global business game: A simulation in strategic management and international business (2nd ed.). Mason, OH: South-Western College Publishing.
- Zantow, K.; Knowlton, D. S.; Sharp, D. C. (2005). More Than Fun and Games: Reconsidering the Virtues of Strategic Management Simulations, Academy of Management Learning & Education, 4(4), 451-457.