• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10184
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estratégia Empresarial

Código: LGEB10184    Sigla: EEMP
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 62 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 4,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-D-TB

Teórico-Práticas: 3,00

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 43,50

GE-3-D-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,40
Jorge Luís Mouta Rodrigues Caldeira - ESGT   0,00
Nuno Manuel Rosa dos Reis - ESGT   2,80
Pedro Manuel Costa Ramos   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender os conceitos principais de estratégia empresarial;
2. Compreender as várias etapas do processo de análise, formulação e implementação da estratégia;
3. Desenvolver o pensamento estratégico;
4. Desenvolver as etapas conducentes à elaboração de um plano estratégico;
5. Apreender os instrumentos e técnicas disponíveis;
6. Ser capaz de trabalhar em equipa para analisar e propor estratégias.

Conteúdos programáticos

I. Conceitos fundamentais
- Evolução da gestão estratégica
- O que é a estratégia?
- Definindo o rumo da organização/Conceitos de planeamento
- Processo estratégico
II. Análise Estratégica: análise do meio envolvente e análise interna
- Análise do ambiente externo
- Análise do ambiente interno e análise SWOT
III. Formulação da Estratégia
- Competir na indústria: Estratégias de negócio e funcionais
- Estratégias corporativas
IV. Implementação da Estratégia
V. Avaliação e Controlo da Estratégia
- Sistemas de gestão da estratégia: O balanced scorecard

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No ponto I pretende-se enquadrar a gestão estratégica na gestão das organizações, realçando a sua importância, bem como apresentar um conjunto de conceitos e perspetivas. Com o ponto I pretende-se concretizar o objetivo 1.
No ponto II, dedicado à análise estratégica, será abordado o propósito da organização, bem como a análise da sua envolvente, enfatizando as ferramentas de análise existentes. Concorre este ponto II para a concretização do objetivo 2 e 5.
O ponto III distingue a estratégia de negócio e a estratégia corporativa, identificando as bases para a sua formulação, fundamentais para a concretização dos objetivos 2 a 5.
Finalmente, com o ponto IV e V apresentam-se as implicações ao nível da organização, direção e controlo da implementação estratégica, que concorre para a concretização do objetivo 4 e 5.       

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes:
- trabalho de grupo 50%
- prova final individual sobre toda a matéria, 50%. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular visa a introdução de conceitos e de uma linguagem fundamental na estratégia empresarial, em linha com o primeiro objetivo de aprendizagem.
Sempre que possível, serão mencionados exemplos de organizações reais, de forma a permitir ilustrar os tópicos lecionados. A análise da envolvente de uma organização real, enquanto tarefa a desenvolver em grupo, permite adquirir uma visão global sobre a estratégia de uma organização e sobre o seu enquadramento contextual e transacional, assim como a identificação da estratégia seguida, concorrendo para a concretização dos objetivos 4 a 6. A avaliação de cada um dos tópicos programáticos mediante um teste, permitirá consolidar a sua apreensão. Esta tarefa permitirá concretizar os objetivos de aprendizagem 2 a 5.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Freire, A. (2020). Estratégia - Sucesso em Portugal (2ª ed.), Editorial Verbo.
Grant, R. (2020). Contemporary Strategy Analysis (10 ed). Wiley.
Hill, C.; Schilling, M.; & Jones, G. (2023). Strategic Management: An Integrated Approach (14th ed.). Cengage Learning.
Robalo, A. (2008). Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Escolar Editora.
Serra, F.; Ferreira, M.; Torres, M.; Torres, A. (2011). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. LIDEL.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.