Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender os conceitos principais de estratégia empresarial; 2. Compreender as várias etapas do processo de análise, formulação e implementação da estratégia; 3. Desenvolver o pensamento estratégico; 4. Desenvolver as etapas conducentes à elaboração de um plano estratégico; 5. Apreender os instrumentos e técnicas disponíveis; 6. Ser capaz de trabalhar em equipa para analisar e propor estratégias.
Conteúdos programáticos
I. Conceitos fundamentais - Evolução da gestão estratégica - O que é a estratégia? - Definindo o rumo da organização/Conceitos de planeamento - Processo estratégico II. Análise Estratégica: análise do meio envolvente e análise interna - Análise do ambiente externo - Análise do ambiente interno e análise SWOT III. Formulação da Estratégia - Competir na indústria: Estratégias de negócio e funcionais - Estratégias corporativas IV. Implementação da Estratégia V. Avaliação e Controlo da Estratégia - Sistemas de gestão da estratégia: O balanced scorecard
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
No ponto I pretende-se enquadrar a gestão estratégica na gestão das organizações, realçando a sua importância, bem como apresentar um conjunto de conceitos e perspetivas. Com o ponto I pretende-se concretizar o objetivo 1. No ponto II, dedicado à análise estratégica, será abordado o propósito da organização, bem como a análise da sua envolvente, enfatizando as ferramentas de análise existentes. Concorre este ponto II para a concretização do objetivo 2 e 5. O ponto III distingue a estratégia de negócio e a estratégia corporativa, identificando as bases para a sua formulação, fundamentais para a concretização dos objetivos 2 a 5. Finalmente, com o ponto IV e V apresentam-se as implicações ao nível da organização, direção e controlo da implementação estratégica, que concorre para a concretização do objetivo 4 e 5.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos. O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes: - trabalho de grupo 50% - prova final individual sobre toda a matéria, 50%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular visa a introdução de conceitos e de uma linguagem fundamental na estratégia empresarial, em linha com o primeiro objetivo de aprendizagem. Sempre que possível, serão mencionados exemplos de organizações reais, de forma a permitir ilustrar os tópicos lecionados. A análise da envolvente de uma organização real, enquanto tarefa a desenvolver em grupo, permite adquirir uma visão global sobre a estratégia de uma organização e sobre o seu enquadramento contextual e transacional, assim como a identificação da estratégia seguida, concorrendo para a concretização dos objetivos 4 a 6. A avaliação de cada um dos tópicos programáticos mediante um teste, permitirá consolidar a sua apreensão. Esta tarefa permitirá concretizar os objetivos de aprendizagem 2 a 5.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Freire, A. (2020). Estratégia - Sucesso em Portugal (2ª ed.), Editorial Verbo. Grant, R. (2020). Contemporary Strategy Analysis (10 ed). Wiley. Hill, C.; Schilling, M.; & Jones, G. (2023). Strategic Management: An Integrated Approach (14th ed.). Cengage Learning. Robalo, A. (2008). Gestão Estratégica: Conceitos, Modelos e Instrumentos. Escolar Editora. Serra, F.; Ferreira, M.; Torres, M.; Torres, A. (2011). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática. LIDEL. Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.