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Estágio

Código: LGEB10188    Sigla: EST
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 63 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 11

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-TA_TB

Teórico-Práticas: 42,00

GE-3-D-PL

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
José Carlos Almeida Mauricio Nunes - ESGT   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Almeida Mauricio Nunes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O Estágio tem como objetivo a formação em ambiente real de trabalho ¿ em empresa ou outro tipo de organização profissional ¿ com vista à aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo da fase curricular da sua licenciatura, ao desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais no domínio da gestão de empresas e à aproximação à vida ativa.

Conteúdos programáticos

1. Prospeção e diligências da Escola, com vista à seleção e confirmação da entidade de acolhimento do Estágio;
2. Desenvolvimento, entre o docente, o aluno e a entidade acolhedora, de uma Proposta contendo o planeamento das atividades e as condições de realização Estágio;
3. Celebração do Protocolo tripartido de realização do Estágio (Escola/Aluno/Entidade de acolhimento);
4. Apresentação do aluno na entidade de acolhimento e junto do seu supervisor;
5. Realização do Estágio (duração mínima 240 horas; coincidente com o 6º semestre curricular);
6. Entrega do Relatório de Estágio ao docente.
O desenvolvimento destes conteúdos será feito em conformidade com Regulamento específico aprovado pelo conselho científico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A identificação da entidade onde o aluno vai estagiar e o desenvolvimento do plano de trabalhos tomará em consideração as competências profissionais, sociais e pessoais que se deseja que os alunos adquiram. O protocolo celebrado entre a escola e a entidade de acolhimento, o acompanhamento feito pelo supervisor de estágio e coordenador da UC, bem como o relatório de estágio que o aluno desenvolverá são instrumentos formais onde as competências adquiridas  pelos estudantes deverão estar devidamente explicitadas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A Metodologia de Ensino e a Avaliação consta do ¿Regulamento das unidades curriculares do grupo OPÇÕES II da licenciatura em Gestão de Empresas¿, aprovado em Conselho Técnico Científico. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O estágio a desenvolver pelo aluno inclui um protocolo de estágio e um plano de atividades desenvolvidos de forma tripartida (Docente da UC-Escola/Estudante/Supervisor de estágio na entidade de acolhimento), garantindo o desenvolvimento das competências pertinentes pelos estudantes. Adicionalmente, existe diálogo regular entre estas três partes de modo a garantir que as atividades do estagiário estão de encontro do previsto e enquadradas nas competências a desenvolver. Sempre que necessário,
 são feitos ajustes ao plano de trabalhos. O docente da UC visita o estudante no local de estágio. No final, o relatório de estágio e sua avaliação permitem formalizar as competências adquiridas e avaliar o desempenho do estudante durante o período de estágio, incluindo feedback obtido na entidade de acolhimento. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barañano, A. M. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de Apoio à realização de trabalhos de investigação, Lisboa: Edições Sílabo.

Caldeira, P. Z. (2008). Regras e Conceção para a Escrita Científica, Lisboa: Editora Climepsi.

Estrela, E.; Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2006). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa: Dom Quixote.

Maroco, J. (2007). Análise Estatística Com Utilização do SPSS, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Reis, E.; Melo, P.; Andrade, R. e Calapez, T. (1996). Estatística Aplicada, Lisboa: Edições Sílabo.