Código: | LGM01 | Sigla: | CT | |
Área Científica: | Ciências Sociais e Humanas |
Área de Ensino: | Ciências Sociais e Humanas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGM | 76 | Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Inglês de negócios: Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas com ênfase no uso da língua inglesa na área de Gestão de Marketing, fomentando ainda a sua competência intercultural. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente; poder expressar-se com fluência e com certo grau de precisão.
Elaboração de Relatórios Técnicos: Esta parte da unidade curricular visa fornecer aos alunos, competências necessárias para compreenderem a importância de saber redigir relatórios técnicos claros, organizados e precisos; e estabelecerem parâmetros para a apresentação de análises de informação complexa de forma adequada para leitores sem formação técnica.
Tendo em conta os objectivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da sua área profissional em língua inglesa. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas, vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo.
Inglês de negócios:
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas. Avaliação Contínua: Teste Final 25% + Apresentação oral 25%
Elaboração de Relatórios Técnicos:
Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:
- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3);
- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME4).
A avaliação incluirá dois elementos:
Trabalho escrito 25% + apresentação oral 25%
Todos os elementos de avaliação são obrigatórios; a média final terá de ser superior a 9,5.
Inglês de negócios: Serão seleccionadas tarefas e metodologias apropriadas para permitir que os alunos atinjam os objectivos. A língua inglesa será apresentada em contextos autênticos. Exercícios linguísticos específicos e casos práticos, propostos para a área do curso por investigadores internacionais e profissionais do ramo, serão utilizados nas aulas.
Elaboração de Relatórios Técnicos:
A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da da escrita de relatórios técnicos (ME1). A metodologia participativa através do estudo de caso (ME2), assume um carácter mais prático e interativo, permite desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro. A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME3) e o autoestudo (ME4) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem.
Gore, S. (2007). English for Marketing and Advertisement. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Gutjahr, L. Mahoney, S. (2009). English for Sales and Purchasing. Oxford Business English. Oxford: Pat Pledger.
Murphy, R. (2019). English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press..
Talbot, F. (2016). How to Write Effective Business English: Excel at E-mail, Social Media and All Your Professional Communications. London: Kogan Page.