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Estudos de Mercado

Código: LGM011    Sigla: EM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 65 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-2-TA

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Balbino Caldeira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

 Os objetivos da unidade curricular são: entender o que são os estudos de mercado; compreender o problema concreto da pesquisa; planear a pesquisa em função da sua natureza exploratória, descritiva e causal, conhecer as métricas, sua aplicação e aprender a elaborar o questionário (ou guião); descobrir a amostragem e a recolha de dados; e interpretar os resultados obtidos

Conteúdos programáticos

1. Introdução.
2. Definir o problema.
3. Planeamento da pesquisa.
4. Pesquisa exploratória.
5. Pesquisa descritiva.
6. Pesquisa causal.
7. Escalas e medição.
8. Questionário.
9. Amostragem
10. Recolha de dados.
11. Análise dos dados.
12. Ética.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é assegurada pela exposição dos conceitos e técnicas práticas necessárias à realização dos estudos de mercado de natureza exploratória, descritiva e causal, e à interpretação dos dados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, trabalhos individuais e de grupo, além de exercícios de aplicação.
A avaliação será contínua e culminará num teste (100%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método utilizado de ensino-aprendizagem, demonstração e treino, permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos e as técnicas aplicadas que são expostos no decurso das aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Brace. I. (2018). Questionnaire design: how to plan, structure and write survey material for effective market research (4.ª ed.). Kogan Page.
2. Burns, A. & Veeck, A. (2020). Marketing research (9.ª ed.). Pearson.
3. Hair, J., Ortinau, D., Harrison, D., Celsi, M. & Bush, R.  (2021). Essentials of marketing research (5.ª ed.). McGraw-Hill.
4. Malhotra, K. (2021). Marketing research: an applied orientation (7.ª ed.). Pearson.
5. Pessôa-Lopes, J. (2007). Fundamental dos estudos de mercado: teoria e prática. Sílabo.