Código: | LGM013 | Sigla: | FIN | |
Área Científica: | Finanças |
Área de Ensino: | Finanças Empresariais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGM | 100 | Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, identificar e descrever os conceitos relacionados com o valor, avaliação, capitalização, investimento e com a análise e gestão financeira da empresa e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
I - Valor Financeiro do Tempo
1. A noção de juro, consumo e poupança
2. Taxa de juro nominal e real
3. Intermediação financeira e risco
4. Juros simples e compostos
5. Conceitos de actualização e capitalização
6. Fluxos periódicos e regulares: rendas
7. Aplicações a operações de financiamento
II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
1. Mercado cambial: a taxa de câmbio
2. Mercado monetário: a taxa de juro
3. Mercado de capitais: primário e secundário
4. As Instituições financeiras
5. A informação financeira: fontes e análise
III - A Análise Financeira da Empresa
1. Fluxos financeiros/económicos
2. Resultados e indicadores de rendibilidade
3. Leverage financeiro
4. Origens e aplicações de fundos
5. Working capital
6. Equilíbrio financeiro
7. Análise de fluxos financeiros
IV - Investimentos Reais
1. Natureza
2. Conceito de cash flow
3. Metodologia de avaliação
4. A taxa de actualização
5. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos.
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objectivo de aprendizagem (OA)
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência /OA1, OA3, OA5, OA7 e OA8
2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos /OA2, OA4, OA6, OA9
3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura /OA1, OA3, OA5, OA7 e OA9
4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo /OA5, OA6, OA7 E OA9
5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas./Transversal a todos os OA
Avaliação periódica:
Realização de 2 Minitestes; 1º Miniteste 50%; 2º Miniteste 50%
existe nota mínima de 7 valores para cada Miniteste individualmente;
Pode existir uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação final superior a 16..
Avaliação por exame: 100% da nota.
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita:
OA1 e OA2: I - Valor Financeiro do Tempo
OA3 e OA4: II - Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras
OA5, OA6 e AO7: III - A Análise Financeira da Empresa
OA8 e OA9: IV - Investimentos Reais
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2020, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 3ª Edição, Lisboa, ISBN 978-989-561-040-2.
Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2021, " Introduction to Finance - Fundamentals of Finance with Solved Exercises and Follow-up Exercises", Edições Sílabo, 3rd Edition, Lisboa, - ISBN 978-989-561-148-5.