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Gestão do Produto e do Preço

Código: LGM014    Sigla: GPP
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 65 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-2-TA

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Albérico Rosário - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Albérico Rosário - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos da unidade curricular são:
- Identificar a importância da gestão de produto e do preço no contexto do marketing-mix;
- Identificar os papéis, tarefas de gestor de produto e preço;
- Apresentar as estratégias e as táticas;
- Apresentar as estratégias de gestão do produto;
- Apresentar os conceitos de elasticidade, break-even point e break-even sales change como outros indicadores de análise financeira;
- Identificar as ferramentas de análise de competitividade para bens e serviços.

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
- Desempenhar tarefas típicas de gestão de produto e o domínio essencial das técnicas de gestão do preço (estratégica e tática)
- Análise de competitividade;
- Definir posicionamento de produtos com apoio em ferramentas analíticas;
- Definir e diferenciar estratégias e táticas de preços e distinguir as mais apropriadas consoante a fase do ciclo de vida do produto e os canais de distribuição.

Conteúdos programáticos

1 Gestão do produto
Níveis de produto
Classificação de produtos
Caracterização de produtos
Dimensões dos produtos
Hierarquias dos produtos
As variáveis produto e preço no contexto do marketing-mix
O gestor de produto
Estratégias competitivas e gestão de portfólio
Análise de mercado e concorrência
Ferramentas de análise de competitividade
Posicionamento e conceitos associados
O ciclo de vida do produto (C.V.P.)
Planeamento de produto
Política de gama

2. Gestão do preço
Objetivos da gestão de preços
Determinação do preço
Teorias clássicas de fixação de preços
Estratégias vs táticas de preço
A fixação estratégica de preços
O papel dos custos na fixação de preços
Análise financeira
Reagir à concorrência

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os alunos são encorajados a participarem ativamente nas aulas, na convicção que só poderão apropriar-se de conceitos complexos, designadamente através da discussão de estudos de casos, procura-se, assim, estimular uma atitude de abertura crítica e reflexiva.
Assim, os alunos serão orientados para experiências que os coloquem em situação reais de contexto profissional, melhorando assim significativamente a posterior integração no mercado trabalho. Motivar a interdisciplinaridade é fundamental pois potencia a transversalidade dos projetos e aumenta a motivação dos alunos.
Neste contexto, o conteúdo programático proporciona a abordagem das variáveis necessárias à concretização dos objetivos da unidade curricular. A gestão do produto e Preço é abordada de forma integrada e prospetiva, permitindo, simultaneamente, a compreensão dos conceitos, a aprendizagem e domínio das ferramentas e, finalmente, a aquisição das bases necessárias para o desenvolvimento da reflexão e da capacidade de investigação e pesquisa

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos interrogativo e ativo de modo a gerar uma discussão e análise crítica de artigos científicos e resolução de casos com a problemática da unidade curricular. Procura-se assim, estimular as competências práticas de pesquisa. Quanto aos recursos pedagógicos o docente disponibiliza estudos de caso e exercícios, 
A avaliação pode ser contínua ou final. A avaliação curricular é feita através de dois elementos escritos. Um dos elementos remete para um relatório técnico que consiste na elaboração de trabalho proposto pelo docente (trabalho de grupo). O outro elemento de avaliação refere-se à elaboração de um teste individual escrito.
O estudante fica aprovado se obtiver uma classificação final global não inferior a 10 valores e se em nenhum dos momentos de avaliação obtiver classificação inferior a 8 valores. O exame final irão os estudantes que tenham optado por esta situação ou aqueles que tenham sido reprovados na avaliação contínua


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos são apresentados numa sequência crescente de complexidade, evidenciando a evolução dos assuntos tratados, o que facilita a compreensão dos vários os conteúdos de aprendizagem e da sua interligação.
Neste contexto, os conteúdos teóricos e prática são desenvolvidas com a resolução de casos estudo de forma a fomentar a compreensão e a consolidação dos conteúdos programáticos. A vertente de investigação é adquirida no desenvolvimento dos trabalhos individuais ou de grupo.
A metodologia de ensino e de avaliação garante uma evolução acompanhada do aluno, com uma aferição dinâmica da aquisição dos conhecimentos, da sua conversão em competências e da sua aplicação em contextos reais e/ou simulados

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alexy Dubois, Luiz Eurico de Souza & Luciana Kulpa (2006).Gestão de Custos e Formação de Preços, Editora Atlas.
Crawford, Merle & Benedtto, Anthony (2016) Gestão de novos produtos, McGraw Hill Education.
Di Benedetto, C., Crawford C. (2011) New Products Management, McGraw-Hill Eloi Sartori (2005). Gestão de Preços, Editora Atlas.
Gorchels, Linda. (2011). The Product Manager¿s Handbook ¿ The Complete Product Management Resource, Chicago: NTC Business Books.
Holden, Reed & Burton, Mark. (2009). Pricing with confidence: 10 ways to stop leaving money on the table. New Jersey: John Wiley & Sons.
Nagle Thomas, & Nogan, John (2014). Estratégia e Táticas de Preços, Edição: 4ª, Pearson.