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Marketing Digital

Código: LGM015    Sigla: MD
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 55 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-2-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta unidade curricular: 

  • Fornecer as competências e o conhecimento necessários para implementar uma estratégia integrada de Marketing Digital;
  • Promover a reflexão, a estimulação e o desenvolvimento de competências de marketing alargadas, aumentando a eficácia na gestão do plano de marketing;
  • Desenvolver e aprofundar competências práticas que permitam planear, implementar, monitorizar e analisar o retorno da estratégia e plano de marketing, indo ao encontro das necessidades de formação de profissionais da área.
  • Apreender quais as etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica, operacional e de medição de resultados;
  • Desenvolver o espírito empreendedor nos alunos.


Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos são:

  1. Estratégia de marketing de internet
  2. A internet e o marketing mix
  3. Marketing relacional através da internet
  4. Desenhando a experiência online para o cliente
  5. Planeamento de campanhas para os média digitais
  6. Comunicação em marketing através dos canais de média digitais
  7. Avaliação do desempenho dos canais digitais
  8. E-commerce
  9. Publicidade online
  10. Marketing de motores de pesquisa
  11. Estratégias de ativação de marcas (abordagem POEM ¿Paid, Owned and Earned Media)
  12. Mobile marketing
  13. Conteúdos gerados pelos utilizadores
  14. Comunidades nos média sociais
  15. Content marketing
  16. Inbound marketing
  17. Métricas para o marketing digital
  18. O plano de marketing digital

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular são coerentes com os seus conteúdos programáticos, e estão organizados de uma forma integrada e sequencial, nomeadamente na identificação e compreensão das temáticas a abordar e no conhecimento dos instrumentos metodológicos necessários que permitam, aos alunos, estabelecer a ligação entre a teoria e a prática. Na área do Marketing Digital, os conteúdos visam permitir que os alunos desenvolvam competências ao nível do pensamento estratégico para a criação, gestão e desenvolvimento de iniciativas de âmbito digital ao nível empresarial, bem como a correta implementação de um plano de Marketing Digital, construídos com base no planeamento estratégico. Para tal recorre-se a bibliografia de referência nacional e internacional, bem como à utilização de metodologias de estudo e trabalho baseadas na resolução de problemas, estudos de caso, metodologias de projeto, design thinking

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas sempre que possível com casos práticos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso, resolução de problemas e exercícios. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades. A avaliação compreende a análise de um estudo de caso em grupo (40%) e a elaboração de uma frequência de avaliação continua. (60%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino da unidade curricular de Marketing Digital foram estruturadas de acordo com os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico/práticas permitem desenvolver nos estudantes as capacidades de análise e crítica construtiva, de forma a motivar a investigação na área.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • AFONSO, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.
  • CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
  • CHAFEY, D. & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (eighth edition). London: Pearson.
  • FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.
  • RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.
  • OOLEY, G., SAUNDERS, J. & PIERCY, N. (2005), Estratégia de
  • Marketing e Posicionamento Competitivo , São Paulo, Prentice Hall Brasil
  • KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. (2018), Princípios de Marketing 17ª edicion, Pearson Educacion.
  • KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Educ  
  • Artigos fornecidos durante o semestre.