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Comunicação Visual e Design Gráfico

Código: LGM021    Sigla: CVDG
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 39 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-3-TA

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se introduzir o design e a comunicação visual enquanto componentes concordantes do projeto, sendo essencial que os alunos sejam capazes de comunicar, através destes elementos e das suas possíveis combinações, a mensagem pretendida, controlando significados e explorando diferentes maneiras de obtê-los. Será necessário revelar a criação de comunicações gráficas e imagens, através da transferência de ideias próprias, explorando diferentes técnicas e tecnologias. Ao mesmo tempo, pretende-se que a familiaridade com os elementos fundamentais da comunicação gráfica seja acompanhada pelo domínio dos princípios da percepção visual.

Conteúdos programáticos

1. Composição gráfica
2. Estruturas composicionais
3. Pontos gráficos
4. Disposição
5. Objetos gráficos
6. Dobráveis
7. Painéis
8. Portfólios
9. Apresentações.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O nível introdutório da comunicação gráfica, desenvolvida através de elementos gráficos, deve começar, no sentido da aquisição de conhecimentos, com uma abordagem propedêutica, que estimule o contacto dos alunos com cada um desses elementos. Importa explorar estes elementos através do controlo da sua capacidade expressiva e da sua capacidade de contribuir para a comunicação, entendida como uma constituição integrada. Promover a compreensão e a destreza destes elementos beneficia da observação da sua influência na percepção visual e da sua articulação para favorecer uma determinada noção. A capacidade de registar as próprias ideias, factor-chave nas fases iniciais de desenvolvimento do processo de trabalho de projeto, advém de rotinas de expressão, possíveis de adquirir através da experimentação, ora isolada, ora em conjunto com os elementos que irão compor a comunicação.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

É composta por aulas de exposição de conteúdos, com recurso a síntese interpretativa, aulas práticas para desenvolvimento de trabalhos individuais, em que os alunos criam e executam as suas propostas para os exercícios apresentados, e aulas de apresentação e discussão dos exercícios. A avaliação dos alunos é contínua. A realização completa de cada exercício terá contributos diferentes para a classificação final. O exercício 1 valerá 20%, o exercício 2 valerá 25% e o exercício 3 valerá 45%, reservando 10% para participação dos alunos. Os critérios de avaliação de cada exercício devem ser indicados no enunciado de cada um e diferem em função dos objetivos estabelecidos para cada fase e dos resultados esperados. No entanto, a capacidade criativa e a precisão da apresentação devem ser comuns a todos. A participação considera a presença dos estudantes, o seu empenho na UC, a sua compreensão do conteúdo e a demonstração de saber aplicá-lo no seu trabalho.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a evolução do aluno ao nível da comunicação visual e do Design Gráfico. Parte-se de aspetos gerais para o estudo de algumas áreas e programas específicos do Design Gráfico e uma análise fundamentada das relações entre o marketing, a publicidade e a comunicação em geral. No conjunto, pretende promover-se a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Frascara, J. (2004). Communication design: principles, methods, and practice. New York: Allworth.
  • Friendly, M. (2008). Milestones in the history of thematic cartography, statistical graphics, and data visualization. Retirado de http://www.math.yorku.ca/SCS/Gallery/milestone/milestone.pdf. Acedido em 16 dezembro de 2019.
  • Gleick, J. (2012). Informação ? Uma história, uma teoria, um dilúvio. Lisboa: Temas & Debates.
  • Jacobson, R. (ed.) (2000). Information Design. Cambridge, MA: MIT Press.
  • Lima, M. (2014). The book of trees: visualizing branches of knowledge. New York: Princeton Architectural Press.
  • Lima, M. (2011). Visual Complexity - Mapping Patterns of Information, New York: Princeton Architectural Press.
  • Meggs, Philip B. (2009) História do Design Gráfico. São Paulo: Cosacnaify
  • Purvis, Alsto W. & Philip B. Meggs (2011) History of Graphic Design, Ed.John Wiley&Sons
  • Tufte, E. (2006). Beautiful Evidence. Cheshire: Graphics Press.