Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Refletir sobre a importância da GRH nas organizações
2. Identificar as necessidades de recrutamento
3. Conhecer as metodologias e instrumentos utilizados no processo de R&S
4. Compreender a importância do sistema de compensações e benefícios para alcançar os objetivos estratégicos da organização
5. Abordar os modelos e ferramentas necessárias à conceção e implementação de um sistema de gestão e avaliação do desempenho em contexto organizacional
6. Desenvolver programas de formação e desenvolvimento profissional
Conteúdos programáticos
1. Importância da GRH em contexto organizacional
2. Identificação das necessidades de recrutamento
3. Recrutamento e seleção
4. Processo de acolhimento e integração
5. Compensações e benefícios
6. Gestão e avaliação de desempenho
7. Formação e desenvolvimento de carreira
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Para melhor compreender a importância da gestão de recursos humanos para a eficácia organizacional, as aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática:
Objetivo 1: conteúdo programático 1
Objetivo 2: conteúdo programático 2
Objetivo 3: conteúdo programático 3 e 4
Objetivos 4: conteúdo programático 5
Objetivo 5: conteúdo programático 6
Objetivo 6: conteúdo programático 7
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Avaliação continua:
1. Case studies analisados em sala de aula (25%)
2. Trabalho individual (25%)
3. Elaboração de um plano de gestão de talentos (50% - trabalho individual que substitui a frequência)
Exame final:
1. Menos de 10 valores na avaliação contínua
2. Alunos que optem por não efetuar qualquer avaliação ao longo do semestre
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
De forma a proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos relacionados com a gestão de recursos humanos, serão utilizados os seguintes métodos:
- Método expositivo para apresentação de conceitos
- Método demonstrativo através da discussão de case studies
- Método participativo através da realização de exercícios práticos e análise de casos reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Calheiros, A. (2019). Recrutamento e seleção: da teoria à prática. RH Editora.
Camara, P. (2021). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humano. D. Quixote.
Chiavenato, I. (2020). Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. Atlas.
Chiavenato, I. (2021). Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal como agregar talentos à empresa. Atlas.
Gonçalves, M. (2019). Avaliação de desempenho nas organizações. Chiado Books.
Martins, D., & Cruz, R. (2019). Gestão do talento em organizações da Península Ibérica. RH Editora.