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Liderança e Gestão de Mudança

Código: LGM023    Sigla: LGM
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 47 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-3-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Paulo Sebes Sá Pereira - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) visa desenvolver os conhecimentos, as aptidões e as competências necessárias para projetar, implementar e avaliar mudanças efetivas nas organizações que operam numa diversidade de ambientes, tanto na perspetiva do colaborador por conta de outrem, do gestor ou do consultor externo que cria programas estratégicos de gestão da mudança para os clientes (OA1).

Por outro lado, a implementação de mudanças requer que se desenvolva nos estudantes conhecimentos, aptidões e competências na área da liderança, da gestão de equipas e da ética e responsabilidade social. Assim, visa-se, igualmente, oferecer aos estudantes a oportunidade de refletirem sobre as diferentes abordagens de liderança (OA2), de gestão de equipas (OA3) e dimensões da ética e responsabilidade social (OA4), com vista a projetarem o seu futuro próximo, bem como refletirem sobre ¿que tipo de líder eu sou e em que tipo de líder eu me devo tornar?¿.

Conteúdos programáticos

1. Liderança
1.1. Líderes e gestores
1.2. Modelos de abordagem da liderança
1.2.1. Traços e competências de liderança relevantes
1.2.2. Liderança situacional
1.2.3. Liderança transformacional
1.2.4. Abordagens recentes de liderança (liderança emocional e humilde)
1.3. Liderança de equipas
1.4. E-liderança

2. Gestão da mudança
2.1. A natureza da mudança organizacional
2.2. Tipos de mudança
2.3. Implementação eficaz da mudança: principais abordagens
2.4. Métodos de diagnóstico organizacional para a mudança
2.5. Resistências à mudança

3. Ética e responsabilidade social
3.1. Principais conceitos
3.2. Preocupações éticas e de responsabilidade social na liderança e gestão da mudança

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão organizados em três módulos. O primeiro módulo visa desenvolver conhecimentos, aptidões e competências na área da liderança (OA2) e gestão de equipas (OA3) e o segundo na área da gestão da mudança (OA1). O terceiro módulo visa integrar os dois domínios anteriores desenvolvendo competências para os estudantes tomarem decisões ética e socialmente adequadas às exigências do mundo de negócios contemporâneo (OA4).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorrer-se-á a uma diversidade de metodologias de ensino de modo a potenciar a aprendizagem:
- Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1);
- Participativas com a análise e discussão de exemplos e estudos de caso (ME2);
- Experimentais com simulação de situações reais (role-play) (ME3);
- Ativas com a realização de trabalhos individuais e de grupo (ME4);
- Autoestudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME5).
A avaliação incluirá três elementos:
(a) Teste escrito = 40%
(b) Trabalhos escritos e orais = 50%
(c) Participação = 10%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva permitirá transmitir os principais conhecimentos na área da liderança, gestão da mudança, ética e responsabilidade social (ME1 aplica-se a todos os OA). As metodologias participativa através do estudo de caso (ME2), e a experimental através do role play (ME3), por assumirem um carácter mais prático e interativo, permitem desenvolver as aptidões e competências práticas necessárias aos líderes do futuro (OA1 e AO3), que deverão atuar de modo ético e socialmente responsável (OA4) em prol da gestão da mudança, num mundo globalizado (OA2). A realização de trabalhos individuais e de grupo (ME4) e o autoestudo (ME5) são metodologias transversais a todos os objetivos de aprendizagem. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cameron, E. & Green, M. (2015). Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools and Techniques of Organizational Change (4th ed.). Kogan Page.
Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH editora.
Gallagher, P. F. (2019). Change Management Handbook: The Leadership of Change (Volume 3). PFG Publishing.
Kotter, J. P. (2012). Leading Change. Boston, MA: Harvard Business Review Press.
Northouse, P. (2019). Leadership: Theory and Practice (8th ed.). Los Angeles: Sage.
Tang, K. N. (2019). Leadership and Change Management. Singapore: Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-13-8902-3