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Gestão de Marca

Código: LGM025    Sigla: GM
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=LGM025&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 47 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-3-TA

Teórico-Práticas: 57,83

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿Identificar e conhecer os conceitos relacionados com a marca (C1)
¿Distinguir os conceitos relacionados com a expressão da marca (C2)
¿Capacidade de reconhecer e definir a identidade da marca (C3)
¿Capacidade de definir programas de marketing da marca (C4)
¿Compreender e avaliar as diferentes estratégias da marca (C5)
¿Capacidade de definir e medir o valor de uma marca (C6)
¿Capacidade de usar espírito crítico na análise e gestão das marcas (C7)

Conteúdos programáticos

1 ¿ Conceito e Evolução da Marca
2 -  A expressão da marca
3 ¿ Missão, Posicionamento e Valores da Marca
4 ¿ Identidade e Modelos de Identidade da Marca
5 ¿ Avaliação do valor da Marca
6 ¿ O papel do marketing mix na construção e gestão de marcas
7 ¿ A estratégia das marcas
8 ¿ Novas Tendências em Gestão de marcas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1 ¿ Conceito e Evolução da Marca (C1)

2 -  A expressão da marca (C1, C2)

3 ¿ Missão, Posicionamento e Valores da Marca (C1, C6)

4 ¿ Identidade e Modelos de Identidade da Marca (C1, C3, C7)

5 ¿ Avaliação do valor da Marca (C6, C7)

6 ¿ O papel do marketing mix na construção e gestão de marcas (C4, C7)

7 ¿ A estratégia das marcas (C5, C7)

8 ¿ Novas Tendências em Gestão de marcas (C1)

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico-prático: apresentação dos conceitos com recurso a meios audiovisuais; análise e discussão de casos concretos; envolvimento dos estudantes com recursos à técnica de interrogação em sala de aula.

Autónoma: leitura dos materiais de apoio e bibliografia recomendada; elaboração de trabalhos práticos em grupo; e-aprendizagem.


Época Avaliação contínua: prova escrita e Trabalho em grupo

Época Avaliação Exame: Prova Escrita


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino a aplicar irão contribuir para os objetivos de aprendizagem na seguinte forma:

·O ensino presencial com aulas teórico práticas onde se irão apresentar os conceitos a aprender bem como exemplificar e discutir casos práticos
·Autónoma onde os estudantes deverão elaborar trabalhos e ler os materiais de apoio e bibliografia recomendada bem como tirar proveito da e-aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Keller, K & Swaninathan, V. (2020). Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity (5ª Ed.). New Jersey Pearson Education