Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
¿Identificar
e conhecer os conceitos relacionados com a marca (C1)
¿Distinguir
os conceitos relacionados com a expressão da marca (C2)
¿Capacidade
de reconhecer e definir a identidade da marca (C3)
¿Capacidade
de definir programas de marketing da marca (C4)
¿Compreender
e avaliar as diferentes estratégias da marca (C5)
¿Capacidade
de definir e medir o valor de uma marca (C6)
¿Capacidade
de usar espírito crítico na análise e gestão das marcas (C7)
Conteúdos programáticos
1 ¿
Conceito e Evolução da Marca
2
- A expressão da marca
3
¿ Missão, Posicionamento e Valores da Marca
4
¿ Identidade e Modelos de Identidade da Marca
5
¿ Avaliação do valor da Marca
6
¿ O papel do marketing mix na construção e gestão de marcas
7
¿ A estratégia das marcas
8
¿ Novas Tendências em Gestão de marcas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
1 ¿ Conceito e Evolução da Marca
(C1)
2 -A expressão da marca (C1, C2)
3 ¿ Missão, Posicionamento e
Valores da Marca (C1, C6)
4 ¿ Identidade e Modelos de
Identidade da Marca (C1, C3, C7)
5 ¿ Avaliação do valor da Marca
(C6, C7)
6 ¿ O papel do marketing mix
na construção e gestão de marcas (C4, C7)
7 ¿ A estratégia das marcas (C5,
C7)
8 ¿ Novas Tendências em Gestão de
marcas (C1)
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Ensino teórico-prático:
apresentação dos conceitos com recurso a meios audiovisuais; análise e
discussão de casos concretos; envolvimento dos estudantes com recursos à
técnica de interrogação em sala de aula.
Autónoma: leitura dos materiais de
apoio e bibliografia recomendada; elaboração de trabalhos práticos em grupo;
e-aprendizagem.
Época Avaliação contínua: prova
escrita e Trabalho em grupo
Época Avaliação Exame: Prova
Escrita
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino a aplicar
irão contribuir para os objetivos de aprendizagem na seguinte forma:
·O
ensino presencial com aulas teórico práticas onde se irão apresentar os
conceitos a aprender bem como exemplificar e discutir casos práticos
·Autónoma
onde os estudantes deverão elaborar trabalhos e ler os materiais de apoio e
bibliografia recomendada bem como tirar proveito da e-aprendizagem.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Keller, K & Swaninathan, V. (2020). Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity (5ª Ed.). New Jersey Pearson Education