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Economia

Código: LGM03    Sigla: ECO
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=616#section-0
Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 90 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-1-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD] Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes uma visão transversal dos princípios, conceitos e instrumentos básicos característicos da ciência económica. Os objetivos da aprendizagem incluem:
  • a distinção entre microeconomia e macroeconomia (OA1);
  • o conceito de custo de oportunidade (OA2);
  • o comportamento dos consumidores sob axiomas de racionalidade e hedonismo nas suas escolhas (OA3);
  • a lei da procura decrescente e a sua relação com o ponto anterior (OA4);
  • as produtividades média e marginal das empresas (OA5);
  • o mecanismo de formação dos preços de mercado mediante axiomas de concorrência perfeita (OA6);
  • a sensibilidade dos consumidores a alterações de preços (OA7);
  • os conceitos de custos de produção e sua influência na oferta individual da empresa competitiva (OA8);
  • os limiares de rendibilidade e de encerramento da empresa em mercado concorrencial (OA9);
  • os mercados de monopólio e de concorrência monopolística (OA10).

Conteúdos programáticos

  1. Introdução à Economia
  2. Teoria do consumidor
  3. Teoria do produtor
  4. Procura e oferta de mercado
  5. Intervenção do Estado na economia
  6. Elasticidades da procura
  7. Custos da empresa
  8. Mercado de concorrência perfeita
  9. Mercado de monopólio
  10. Mercado de concorrência monopolística

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência é a seguinte:
O conteúdo pedagógico 1 aponta aos objetivos de aprendizagem 1 e 2 (CP1, OA1 e OA2);
CP2, OA3 e OA4;
CP3, OA5;
CP4, OA6;
CP5, OA6;
CP6, OA7;
CP7, OA8;
CP8, OA9;
CP9, OA10;
CP10, OA10.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias de ensino utilizadas são predominantemente o método expositivo e o autoestudo. A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e técnicas de análise económica no âmbito de cada capítulo, acompanhadas pela resolução durante as aulas de exercícios de aplicação. 

A avaliação contínua será realizada através de teste escrito, presencial, com uma ponderação de 80%, a par da realização de uma ficha individual (20%), em data estabelecida com a devida antecedência. Ambas as provas são obrigatórias, de modo que a não realização de qualquer uma delas implicará a realização de exame.

Em exame (época normal, de recurso ou especial), o(a) aluno(a) realizará apenas uma prova escrita, conforme calendário escolar, valendo 100% da nota final.

Quanto aos elementos omissos deve o(a) aluno(a) consultar o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências em vigor na ESGTS.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino utilizadas são predominantemente o método expositivo e o autoestudo. A par da bibliografia de consulta e de diversos materiais pedagógicos em formato digital (incluindo simuladores gratuitos, de uso facultativo), é facultada aos alunos uma ficha de exercícios que cobre todos os conteúdos programáticos, possibilitando a autonomia progressiva do estudante a fim de ser capaz de interpretar os fenómenos de ordem económica espelhados nos objetivos da aprendizagem.



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Pinho, M. Microeconomia: Teoria e Prática Simplificada, 4 ª Edição, Edições Silabo, 2019.
Henrique, D. Sousa, T. Introdução à Microeconomia, 3ª Edição, Escolar Editora, 2019Pindyck, R. e Rubinfeld, D. Microeconomics, 9th edition, Pearson Education, 2018.