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Marketing Analytics

Código: LGM030    Sigla: MA
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGM 56 Despacho n.º 6943/2020, de 6 de julho 6 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

LGM-3-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Miguel Vieira de São João - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Para além da criatividade, experiência e intuição, as ações de Marketing no mundo digital necessitam da adoção de métricas e de metodologia estatística específica. Empresas que consigam oferecer soluções cada vez mais personalizadas aos seus clientes têm na análise de dados a ferramenta ideal de suporte à tomada de decisão. O Marketing Analítico, consiste na utilização de informação quantitativa que permita alcançar sucesso com iniciativas publicitárias e ao cumprimento da estratégia empresarial definida. A estrutura programática visa proporcionar aos alunos conceitos básicos e a utilização de ferramentas estatísticas no Marketing Analítico. Pretende-se ainda habilitar os alunos com competências: que permitam propor soluções e decisões, na área da gestão do Marketing e Publicidade; que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas; de utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar análises de dados em ambiente profissional.

Conteúdos programáticos

I Marketing Analítico
Principais Conceitos
Estudos de Caso

II Metodologia Estatística com a utilização de software livre e de código aberto

Análise em Componentes Principais;
Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória;
Escalonamento multidimensional (Multidimensional Scaling);
Análise discriminante.

Em todas as temáticas, sempre que possível, serão feitas aplicações a dados de marketing utilizando estudo de casos com recurso à linguagem R.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em linha com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar os conceitos base e ferramentas estatísticas utilizadas no Marketing Analítico. Adicionalmente são apresentadas aplicações relevantes em Marketing.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorre-se à avaliação contínua (AC) ou exame final. Serão admitidos à AC alunos que tenham uma assiduidade mínima de 66%. Na AC serão utilizados os seguintes pesos: 20% na participação em aula com a resolução das atividades propostas; 80% relativamente à realização de duas frequências de igual peso e com nota mínima de 8 valores. A metodologia de ensino terá como base:
1. Exposição da matéria com recurso a casos práticos nos domínios do Marketing;
2. Resolução de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático com recurso à linguagem R;
3. Disponibilização, de material de apoio para uma maior assimilação dos conceitos e temáticas propostas;
4. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas;
5. Incentivar os discentes para a implementação das metodologias expostas na análise, avaliação e tomada de decisão em ambiente de marketing.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos adquiram competências em Marketing Analítico, através da análise de estudos de caso, com dados multivariados semelhantes aos obtidos em ambiente profissional pelas organizações. São priorizados aplicações nas temáticas da  gestão, marketing e publicidade. Para o efeito os alunos têm de aprender a implementar os métodos estatísticos multivariados mais relevantes na abordagem de um problema em ambientes de marketing modernos e a resolver exercícios na forma de desafios sobre os modelos estatísticos multivariados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anderson, R.E, Black, W.C., Hair, J.F. and Tatham, R.L. (2018) Multivariate Data Analysis. 8th Edition. CENGAGE
Chapman, C., & Feit, E. M. (2015). R for marketing research and analytics. New York, NY: Springer.
Field, A., Miles, J. and Field, Z. (2012). Discovering Statistics Using R. SAGE Publications.
Grigsby, M. (2018). Marketing Analytics: A Practical Guide to Improving Consumer Insights Using Data Techniques. Kogan Page Publishers.
Malhotra, N. K. (2019) Marketing Research: An Applied Orientation, 7th Edition. Pearson.
Sorger, S. (2013). Marketing analytics: strategic models and metrics. San Bernadino, CA: Admiral Press.