Código: | LIB10101 | Sigla: | ACSO | |
Área Científica: | Informática |
Página Web: | https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2023 |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LIB1 | 57 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 1º | 6 | 75 | 150 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
OA1 - Conhecer os princípios básicos de funcionamento do computador;
OA2 - Apresentar os fundamentos de hardware e de software.
OA3 - Reconhecer as arquiteturas típicas dos computadores pessoais, servidores e outros;
OA4 - Manipular e realizar operações aritméticas sobre diferentes bases de numeração;
OA5 - Manipular expressões usando as propriedades da álgebra de Boole;
OA6 - Projetar um circuito lógico combinatório;
OA7 - Projetar um circuito sequencial
OA8 - Simular e implementar um circuito digital utilizando circuitos integrados;
OA9 - Distinguir tipos, funções e características de sistemas operativos (SO)
OA10 - Descrever aspetos de gestão de processos e algoritmos relacionados
OA11 - Descrever os vários mecanismos de comunicação e sincronização entre processos
OA12 - Descrever formas de gestão de memória Explicar os métodos de gestão de memória virtual.
OA13 - Trabalhar num servidor linux remoto; programar em shell.
OA14 - Programar ao nível do sistema, usando as funcionalidades dos SO
Nesta unidade curricular são introduzidos os conceitos base associados ao funcionamento dos computadores e à instalação e configuração dos principais sistemas operativos. A componente prática laboratorial habilitará o aluno utilizar a linha de comandos do sistema operativo baseado em Unix e a desenvolver programas, ao nível do sistema, usando os mecanismos do sistema operativo, tendo em conta os modelos de programação sequencial e concorrente.
A estrutura de conteúdos proposta permite atingir todos os objetivos propostos para a unidade curricular, tal como se demonstra de seguida.
Conteúdos programáticos (CP) - Objetivos de aprendizagem (AO)
CP1 ¿ OA1, OA2, OA3
CP2 - OA4
CP3 - OA5
CP4 - OA6, OA8
CP5 - OA7, OA8
CP6 - OA9
CP7 - OA10, OA11, OA13, OA14
CP8 - OA12, OA11, OA13, OA14
CP9 - OA13, OA14
CP10 - OA13, OA14
A metodologia de ensino recorre a aulas teóricas onde os conceitos são expostos e discutidos. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre exercícios em ambientes de virtualização com diferentes sistemas operativos. As aulas práticas permitem experimentar as interfaces de programação dos Sistemas Operativos estudados (Linux/Windows).
A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:
Andrew Tanenbaum, Herbert Bos (2014), Modern Operating Systems, 4th Edition, Pearson Prentice-Hall, ISBN: 978-1-292-06142-9
José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga, Rodrigo Rodrigues (2012), Sistemas Operativos, 2ª edição, FCA, ISBN: 978-9-727-22756-3
Stallings, W. (2018). Operating Systems: Internals and Principles - 9th Edition. New York: Pearson. ISBN: 978-0-13-467095-9
Rosa, António. Windows Server 2016 - Curso Completo. FCA Editora. ISBN: 978-972-722-886-7
Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores - 2ª Edição, Guilherme Arroz, José Monteiro, Arlindo Oliveira, IST Press, 2009.
Logic and Computer Design Fundamentals, 4th Edition, Morris Mano, Charles Kime, Prentice Hall, 2008.
A presença em aula é obrigatória para permanecer em avaliação contínua, com um limite mínimo de 75% das presenças.