Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar:- os fundamentos básicos dos métodos quantitativos
indispensáveis ao curso, fornecendo ferramentas e técnicas para analisar e resolver problemas em diversos domínios ligados ao
Cálculo e noutras disciplinas existentes nesta Licenciatura; - capacidades de generalizar, construir, planificar, antever e abstrair, um
sistema de conhecimento essencial à tomada de decisões e predisposição positiva para um investimento numa atividade profissional.
Conteúdos programáticos
Cálculo Diferencial e Integral em IR
1. Introdução
2. Limites e Continuidade
3. Derivação
4. Aplicações da derivada ao estudo das funções
5. Primitivas e Calculo Integral
6. Integrais Duplos
7. Aplicação dos integrais ao cálculo de areas e volumes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para um ênfase mais prática,
assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com
maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, em coerência com os objetivos de uma
formação com maior conteúdo de aplicação do saber e com maior componente profissional imediata, inerente ao exercício de uma
atividade profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Dado o fecho das atividades letivas presencias, pandemia COVID-19, estabeleceu-se que (a partir de 12 março de 2020): - o processo ensino-aprendizagem é feito através da interação por via digital entre estudantes e docente recorrendo a uma plataforma de videoconferência (plataforma Zoom Colibri) complementada com a plataforma Moodle.
A avaliação continua inclui: ¿ Duas frequências de avaliação individual. Valorização: 45% + 55% (minimo de 8 valores/teste)
O Exame Final consta de: ¿ Uma Prova escrita para os alunos que não obtenham aproveitamento mínimo de 10 valores, na avaliação contínua (média das frequências).
Relativamente às avaliações, independentemente da tipologia (avaliação continua ou exame): ¿ Prova oral : - a qualquer aluno para esclarecer duvidas que tenham surgido nas provas de avaliação; - alunos com nota superior ou igual a 18.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aquisição das competências de conhecimento e compreensão realizadas através duma abordagem expositiva mas também
colaborativa permitem o desenvolvimento de competências curriculares, pessoais e profissionais, alcançadas através de uma
participação ativa, na discussão de conceitos e teorias e sua aplicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
¿ Apostol, Tom M. (1991). Cálculo. Cálculo com funções de uma variável com uma introdução à Álgebra Linear, Vol. I. Barcelona: Editorial Reverté. ISBN-84-291-5015-3.
¿ Baptista, M. Olga (2006). Cálculo Diferencial em R (3. ed.) Edições Sílabo. ISBN: 972-618-399-5
¿ Demidovitch, B. & al. (2004). Problemas e exercícios de análise matemática. Editora McGraw-Hill. ISBN: 972-9241-53-8.
¿ Ferreira, J. Campos (2005). Introdução à Análise Matemática (8. Ed.). Edições Gulbenkian. ISBN: 972-31-0179-3.
¿ Ferreira, Manuel Alberto M. ; AMARAL, Isabel (2005). Exercícios de Primitivas e Integrais. (5. ed). Edições Sílabo. ISBN: 972-618-389-8
¿ Ferreira, Manuel Alberto M.; AMARAL, Isabel (1994). Primitivas e Integrais (5. ed.) Edições Sílabo. ISBN: 972-618-422-3.