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Sistemas Web

Código: LIB10112    Sigla: SW
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:http://arturmarques.com/edu/sw/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 61 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LInf_1_TA-TB

Teórico-Práticas: 72,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Artur Manuel Sancho Marques - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Artur Manuel Sancho Marques - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Uma vez obtida aprovação na disciplina, o aluno deverá
- Ter uma visão tri-prismática da Web (tecnologias, modelos de negócio e marketing);
- Perceber a Web como um grande hipertexto e o maior sistema distribuído do mundo, alicerçado sobre tecnologias diversas, com uma componente social crescente;
- Compreender e saber aplicar algumas tecnologias chave da Web: HTML, Javascript e CGI;
- Ter capacidade para desenvolver soluções integradas, utilizando as tecnologias estudadas.

Conteúdos programáticos

WWW, hoje = { tecnologias, modelos de negócio, e-marketing }
- Modelos de negócio
- Monetização na WWW
- Marketing eletrónico
-- Conhecer os [comportamentos online dos] utilizadores
Conceitos
- Arquitectura da Informação
- Estruturas lógicas relevantes para Sistemas Web
- Hiperligações na Web
- Conceito e anatomia de URL e outros identificadores
- Websites clássicos
-- Conteúdos estáticos
-- Conteúdos dinâmicos
Tecnologias
- HTML
-- Estrutura e semântica
-- Elementos básicos e atributos
-- Forms
-- Externalização
--- Da apresentação
--- Do comportamento
-- Áudio
-- Vídeo
- Javascript
-- Procedimental
-- Orientado a objetos
- Linguagem capaz de processamento server-side (por exemplo, PHP, Python)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os tópicos permitem ao estudante fazer um caminho que começa por uma retrospetiva da WWW até ao presente, em que praticamente tudo o que acontece e se sustenta, consegue-o por equilíbrio dos vértices do chamado "triângulo da Web".

Os casos estudados de tecnologias, modelos de negócio e marketing eletrónico deverão comunicar uma noção da escala global e social da Web de hoje.

Os tópicos de "tecnologias" começam por permitir a compreensão de soluções existentes e depois suportar a criação de soluções originais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Apresentações e exemplos já feitos.
Desenvolvimento prático e interativo de soluções com as tecnologias elegidas.
Avaliação:
Trabalho(s) proposto(s) pelo estudante e acordado(s) com o docente (T)
Teste escrito (E)
Nota final = 0.4 * T + 0.6 * E


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As apresentações e exemplos introduzem e concretizam os conceitos, respetivamente, e deverão facilitar o seu entendimento.
O desenvolvimento na prática expõe os estudantes à realidade das tecnologias adotadas, devendo traduzir-se em aptidões para a criação de soluções para a Web.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

McFedries, P. (2019). Web Design Playground: HTML & CSS the Interactive Way, Manning Publications; 1st edition.
Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript, 3rd Edition: A Modern Introduction to Programming, No Starch Press; Illustrated edition.
Duckett, J. (2011). HTML and CSS: Design and Build Websites, John Wiley & Sons.
Simpson, K. and S. S. Laurent (2021). You Don't Know JS Yet (book series).

Observações

Utilização sistemática de soluções que permitem o acompanhamento à distância das sessões e dos alunos, como o software Zoom.