Código: | LIB10112 | Sigla: | SW | |
Área Científica: | Informática |
Página Web: | http://arturmarques.com/edu/sw/ |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LIB1 | 60 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 1º | 6 | 75 | 150 |
Teórico-Práticas: | 72,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Uma vez obtida aprovação na disciplina, o aluno deverá
- Ter uma visão tri-prismática da Web (tecnologias, modelos de negócio e marketing);
- Perceber a Web como um grande hipertexto e o maior sistema distribuído do mundo, alicerçado sobre tecnologias diversas, com uma componente social crescente;
- Compreender e saber aplicar algumas tecnologias chave da Web: HTML, Javascript e CGI;
- Ter capacidade para desenvolver soluções integradas, utilizando as tecnologias estudadas.
WWW, hoje = { tecnologias, modelos de negócio, e-marketing }
- Modelos de negócio
- Monetização na WWW
- Marketing eletrónico
-- Conhecer os [comportamentos online dos] utilizadores
Conceitos
- Arquitectura da Informação
- Estruturas lógicas relevantes para Sistemas Web
- Hiperligações na Web
- Conceito e anatomia de URL e outros identificadores
- Websites clássicos
-- Conteúdos estáticos
-- Conteúdos dinâmicos
Tecnologias
- HTML
-- Estrutura e semântica
-- Elementos básicos e atributos
-- Forms
-- Externalização
--- Da apresentação
--- Do comportamento
-- Áudio
-- Vídeo
- Javascript
-- Procedimental
-- Orientado a objetos
- Linguagem capaz de processamento server-side (por exemplo, PHP, Python)
Os tópicos permitem ao estudante fazer um caminho que começa por uma retrospetiva da WWW até ao presente, em que praticamente tudo o que acontece e se sustenta, consegue-o por equilíbrio dos vértices do chamado "triângulo da Web".
Os casos estudados de tecnologias, modelos de negócio e marketing eletrónico deverão comunicar uma noção da escala global e social da Web de hoje.
Os tópicos de "tecnologias" começam por permitir a compreensão de soluções existentes e depois suportar a criação de soluções originais.
Apresentações e exemplos já feitos.
Desenvolvimento prático e interativo de soluções com as tecnologias elegidas.
Avaliação:
Trabalho(s) proposto(s) pelo estudante e acordado(s) com o docente (T)
Teste escrito (E)
Nota final = 0.4 * T + 0.6 * E
As apresentações e exemplos introduzem e concretizam os conceitos, respetivamente, e deverão facilitar o seu entendimento.
O desenvolvimento na prática expõe os estudantes à realidade das tecnologias adotadas, devendo traduzir-se em aptidões para a criação de soluções para a Web.
McFedries, P. (2019). Web Design Playground: HTML & CSS the Interactive Way, Manning Publications; 1st edition.
Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript, 3rd Edition: A Modern Introduction to Programming, No Starch Press; Illustrated edition.
Duckett, J. (2011). HTML and CSS: Design and Build Websites, John Wiley & Sons.
Simpson, K. and S. S. Laurent (2021). You Don't Know JS Yet (book series).
Utilização sistemática de soluções que permitem o acompanhamento à distância das sessões e dos alunos, como o software Zoom.