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Análise e Conceção de Sistemas de Informação

Código: LIB10113    Sigla: ACSI
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=636
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 48 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-2-TA

Teórico-Práticas: 70,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
João António Marujo Nascimento - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Marujo Nascimento - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os objetivos desta UC consistem na apreensão de conhecimentos base no domínio dos Sistemas de Informação, em específico no trabalho que conduz à construção em equipa de uma solução para um problema de obtenção de informação. No final desta UC, o aluno será capaz de: 

1. Compreender a organização e os sistemas de informação; 
2. Compreender a importância da mudança organizacional; 
3. Compreender os sistemas de informação (SI) numa perspetiva de mudança organizacional; 
4. Conhecer o impacto das atividades de intervenção em sistemas de informação; 
5. Aprender o processo de desenvolvimento de sistemas de informação em equipa; 
6. Saber utilizar métodos e ferramentas de análise e desenvolvimento de sistemas de informação; 
7. Dominar o uso da Linguagem de Modelação Unificada (UML).

Conteúdos programáticos

Capítulo I - Organização: Conceito de mudança. Capítulo II - Sistemas de Informação: Conceito e Evolução. Capítulo III - O ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Informação. Capítulo IV - Métodos e Técnicas de Análise e Desenho de Sistemas de Informação. Capítulo V - Métodos e Técnicas de Liderança, de análise e desenvolvimento de sistemas de informação, em projetos onde o contexto virtual e colaborativo estão presentes. Capítulo VI - Técnicas para desenvolvimento rápido e prototipagem evolutiva. Capítulo VII - Implementação de Sistemas de Informação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em conta que os objetivos da UC procuram dar ao aluno uma visão global do processo de análise e conceção de Sistemas de Informação, pela aplicação de técnicas e ferramentas específicas, os conteúdos programáticos previstos seguem o percurso típico descrito em obras de referência (presentes na bibliografia). Em todos os capítulos, apesar de poder não estar evidente nos conteúdos programáticos, a componente prática será considerada como principal forma de garantir a apreensão das competências consideradas como essenciais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O processo ensino/aprendizagem implementa-se através de aulas maioritariamente baseadas na participação dos alunos, que preparam conteúdos fora do contexto sala de aula e que aplicam e/ou explicam os conhecimentos aos seus pares, quer através da resolução de exercícios, quer na análise de textos que comentarão em grupo. O modelo de avaliação contínua que se pretende implementar é o modelo simples. A realização de trabalhos no decorrer das aulas e a participação nas atividades em sala são complementadas realização de um trabalho de grupo que se desenvolve ao longo de todo o semestre, com apresentações periódicas. Este trabalho de grupo visa a simulação de um projeto real, onde os alunos terão de demonstrar todas as aprendizagens conseguidas no decorrer das aulas. O trabalho de grupo final terá um peso de 100% na classificação final


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aprendizagem das competências relativas à Análise e Conceção de Sistemas de Informação é mais eficaz quando se baseia na aplicação prática dos conceitos. Contudo, essa aplicação não deve ser iniciada antes de garantir que o estudante domina alguns dos conceitos teóricos. Isto assumindo que já detem também competências sobre o trabalho técnico que irão desenvolver. Assim, há que dosear adequadamente o tempo que se dedica à componente teórica e à prática. A transmissão dos conhecimentos teóricos é feita em aulas expositivas com a ativa participação dos alunos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Laudon, K., Laudon, J. and Elragal, A. (2014), Management Information Systems: Managing the Digital Firm. ISBN 13: 978-0-273-78997-0

Nunes, M., O'Neil, H. (2009). Fundamental de UML. 3ª Ed. FCA Editora (ISBN: 978-972-722-481-4)

O'Neil, H., Nunes, M. & Ramos, P. (2010). "Exercícios de UML". FCA Editora. (ISBN: 978-972-722-616-0)

Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. 9ª Edição. Pearson Education do Brasil. ISBN 978-85-7936-108-1

Observações

A avaliação por exame consiste na realização de um trabalho equivalente ao que será realizado no decorrer do semestre. o estudante terá um prazo alargado para realizar o trabalho.