Código: | LIB10113 | Sigla: | ACSI | |
Área Científica: | Informática |
Página Web: | https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=636 |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LIB1 | 48 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 2º | 6 | 75 | 150 |
Teórico-Práticas: | 70,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Os objetivos desta UC consistem na apreensão de conhecimentos base no domínio dos Sistemas de Informação, em específico no trabalho que conduz à construção em equipa de uma solução para um problema de obtenção de informação. No final desta UC, o aluno será capaz de:
Capítulo I - Organização: Conceito de mudança. Capítulo II - Sistemas de Informação: Conceito e Evolução. Capítulo III - O ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Informação. Capítulo IV - Métodos e Técnicas de Análise e Desenho de Sistemas de Informação. Capítulo V - Métodos e Técnicas de Liderança, de análise e desenvolvimento de sistemas de informação, em projetos onde o contexto virtual e colaborativo estão presentes. Capítulo VI - Técnicas para desenvolvimento rápido e prototipagem evolutiva. Capítulo VII - Implementação de Sistemas de Informação.
Tendo em conta que os objetivos da UC procuram dar ao aluno uma visão global do processo de análise e conceção de Sistemas de Informação, pela aplicação de técnicas e ferramentas específicas, os conteúdos programáticos previstos seguem o percurso típico descrito em obras de referência (presentes na bibliografia). Em todos os capítulos, apesar de poder não estar evidente nos conteúdos programáticos, a componente prática será considerada como principal forma de garantir a apreensão das competências consideradas como essenciais.
O processo ensino/aprendizagem implementa-se através de aulas maioritariamente baseadas na participação dos alunos, que preparam conteúdos fora do contexto sala de aula e que aplicam e/ou explicam os conhecimentos aos seus pares, quer através da resolução de exercícios, quer na análise de textos que comentarão em grupo. O modelo de avaliação contínua que se pretende implementar é o modelo simples. A realização de trabalhos no decorrer das aulas e a participação nas atividades em sala são complementadas realização de um trabalho de grupo que se desenvolve ao longo de todo o semestre, com apresentações periódicas. Este trabalho de grupo visa a simulação de um projeto real, onde os alunos terão de demonstrar todas as aprendizagens conseguidas no decorrer das aulas. O trabalho de grupo final terá um peso de 100% na classificação final
A aprendizagem das competências relativas à Análise e Conceção de Sistemas de Informação é mais eficaz quando se baseia na aplicação prática dos conceitos. Contudo, essa aplicação não deve ser iniciada antes de garantir que o estudante domina alguns dos conceitos teóricos. Isto assumindo que já detem também competências sobre o trabalho técnico que irão desenvolver. Assim, há que dosear adequadamente o tempo que se dedica à componente teórica e à prática. A transmissão dos conhecimentos teóricos é feita em aulas expositivas com a ativa participação dos alunos.
Nunes, M., O'Neil, H. (2009). Fundamental de UML. 3ª Ed. FCA Editora (ISBN: 978-972-722-481-4)
Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. 9ª Edição. Pearson Education do Brasil. ISBN 978-85-7936-108-1
A avaliação por exame consiste na realização de um trabalho equivalente ao que será realizado no decorrer do semestre. o estudante terá um prazo alargado para realizar o trabalho.