• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LIB10118
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Bases de Dados II

Código: LIB10118    Sigla: BD II
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1515
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 63 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 7 75 175

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-2-TA

Teórico-Práticas: 67,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular visa dotar os alunos de competências avançadas na utilização e administração de sistemas de gestão de bases de dados. Pretende-se que os alunos adquiram aptidões na criação de código armazenado na produção de sistemas de bases de dados relacionais mais eficientes e que saibam utilizar o código desenvolvido integrado nas funcionalidades do sistema de informação.

Conteúdos programáticos

Revisões de conceitos de Bases de Dados 
Modelagem de dados (entidades, relacionamentos, normalização).
Chaves e Índices
SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, JOINs, subconsultas, agregações¿)

Linguagens de consulta avançadas (SQL avançado, PL/pgSQL, PL/SQL)
Sintaxe básica, tipos de dados, estruturas de controle
Funções e Procedimentos
Triggers e cursores
Gestão de Erros
Transações e Concorrência
Restrições de integridade
Índices e otimização de consultas

Administração de Bases de Dados
Instalação e Configuração
Backup e Recuperação
Segurança e Controle de Acesso
Monitorização e Otimização de Desempenho
Alta Disponibilidade e Tolerância a Falhas
Migração e Atualização de Versões
Automação e Scripting
Tendências Emergentes (Big Data, NoSQL, Cloud Computing)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos da unidade curricular assentam em três linhas de orientação (Administração avançada de Bases de Dados; Criação de código armazenado e sua utilização no desenvolvimento de sistemas de informação), que correspondem à estrutura do programa da mesma.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A promoção da aprendizagem faz-se de forma integrada nas vertentes teórica e prática. Os conceitos são apresentados com base em problemas correntes e acompanhados com demonstrações práticas, dando de seguida a possibilidade aos alunos de aplicarem o conhecimento noutras situações idênticas e sucessivamente mais complexas.

A avaliação incidirá maioritariamente sobre a aplicação prática dos conhecimentos, individual e em grupo, e terá a seguinte composição/ponderação:

  • 2 Testes de aplicação prática - 50% (25% cada um)
  • - Trabalho prático (de grupo, constituído por 3 alunos, no máximo) - 50%
Nota mínima de 9,5 valores em todas as avaliações


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Muito embora os alunos já tenham tido contacto com estes domínios das bases de dados previamente, nomeadamente ao nível da unidade curricular Bases de Dados I, há um conjunto importante de novos conceitos a interiorizar que é necessário trabalhar. Assim, a necessidade de juntar as explicações teóricas dos novos conceitos com a prática que promoverá a sua assimilação. A existência de vários momentos de avaliação ao longo do semestre, evita a concentração de responsabilização por parte dos alunos e promove o trabalho contínuo ao longo do semestre.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Korth, H. F., Sudarshan, S., & Professor, A. S. (2019). Database System Concepts. McGraw-Hill Education.

Observações