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Integração Sistemas

Código: LIB10144    Sigla: IS
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 47 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-2-TA

Teórico-Práticas: 33,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Montez Coelho Madeira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular pretende dotar os alunos das competências: 
1. explicar como o XML e o document object model (DOM) se encontram ao serviço da troca de dados entre sistemas. 
2. utilizar o DTD para criar uma definição de documento para uma estrutura de dados. 
3. aplicar as técnicas XSL, XSLT and XPath na transformação de dados. 
4. criar e usar pontos de integração/interfaces, recorrendo a Web Services e RESTFull services. 
5. conceber e implementar aplicações de integração de diferentes Sistemas de Informação. 
6. dominar as tecnologias de acesso a dados que permitem a ligação a fontes diversas e à manipulação dos dados obtidos. 
7. usar as tecnologias de criação de aplicações para a Internet, adaptadas a diferentes dispositivos e cumprindo requisitos de segurança. 
8. integrar serviços de dados permitindo o seu consumo por parte de aplicações Web. 
9. implementar soluções de comunicação bidirecional entre dispositivos (clientes ou servidores) em aplicações. 

Conteúdos programáticos

1. Introdução à Integração de Sistemas 
2. Tecnologias de Mapeamento e intercâmbio de dados - XML e JSON na Integração de Sistemas - Estruturação de dados do documento XML: DTD, XML schemas - Apresentação e Transformação em XML: CSS, XSL, XSLT e XPath 
3. Interfaces Aplicacionais: Processamento e Parsing de XML - Document Object Model (Memory processing) - SAX (Event processing) 
4. Web Services e Middleware - Web Services (SOAP, WDSL e UDDI) - Serviços RESTFull 
5.Web API e Web Mashups: Construção de Aplicações Web Compósitas 
6.Tecnologias de Acessos a Dados - ADO.NET & ADO.NET Data Services - Entity Framework - ODBC e OData - Web Services - XML, SOAP, REST - Modelos noSQL 
7.Encriptação, autenticação e autorização - Sistemas para geração, manutenção e recuperação de passwords - Autenticação em n-fatores - Políticas de Segurança e controlo de acessos 
8.Comunicação bidirectional em aplicações - Envio de conteúdo pelo servidor (push) para os clientes ligados em tempo real - WebSockets 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos preveem o estudo de alguns conceitos, técnicas, modelos, padrões e ferramentas utilizadas nos domínios da integração de sistemas. As estruturas de dados comuns, como o XML ou JSON são incontornáveis quando se trata de interligar vários sistemas, serviços, aplicações ou processos. Os processos de tratamento de dados estruturados são também cruciais neste domínio, já que a integração passa muito pela adequação/transformação de dados oriundos de um sistema ao consumo por parte de outro, ou à apresentação de uma outra forma. A construção de sistemas abertos, disponíveis na Internet, bem como o uso de serviços atualmente existentes serve simultaneamente para aplicar as tecnologias e os conceitos anteriormente estudados, como para promover a disponibilização e consumo de serviços existentes atualmente. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A ênfase será coloca no método aprender fazendo, mas consubstanciada nos conceitos teóricos subjacentes. As sessões terão uma componente expositiva que permita fazer o enquadramento do assunto a tratar, seguindo-se a apresentação de um exemplo e colocando desafios aos alunos para consolidarem os conhecimentos que se pretende transmitir. Os alunos serão ainda desafiados a realizar trabalho autónomo, quer centrado num aspeto específico, quer na interligação entre diferentes matérias. Este trabalho será realizado fora das aulas, servindo estas para esclarecimento de dúvidas eventuais. Quando possível, estes trabalhos serão relacionados com projetos da vida real. A avaliação será baseada em dois tipos de elementos: um teste escrito (50% da classificação final) e trabalhos de grupo (50% da classificação final) para aplicar as tecnologias estudadas. Existe nota mínima a cada um dos elementos de avaliação de 8 valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos de aprendizagem são, maioritariamente, relacionados com competências técnicas, mais facilmente apreendidas com recurso a trabalhos práticos. Por ser uma área vasta, que tem evoluído consideravelmente nas últimas décadas, com o aparecimento de diversas ferramentas e conceitos, é importante que os alunos também dominem os princípios, para possuírem bases sólidas com vista ao acompanhamento da evolução futura. Assim, associadas a sessões introdutórias dos termos e conceitos relevantes, virão outras sessões, na sua continuação, em que a prática sobre esses conceitos prevalece. Procura-se, assim, consolidar de forma mais consistente os conhecimentos. Tendo em conta que a dimensão dos objetivos de aprendizagem propostos, face ao número de horas de contacto disponíveis, será fundamental que os alunos pesquisem e realizem trabalhos individuais e de grupo, autonomamente, fora do contexto da sala de aula. A solicitação de trabalhos desafiantes e um pouco mais complexos do que aqueles que são apresentados em aula, em cada matéria, é fundamental para que os alunos percebam mais vertentes do assunto tratado. O trabalho de grupo permite, simultaneamente, promover a consolidação de cada assunto, e principalmente a relação os assuntos, tendo em vista a ligação dos objetivos de aprendizagem, bem como a colaboração em equipa na consecução de um objetivo comum. A forma como os assuntos foram alinhados no programa da UC, por ordem crescente de complexidade, e tendo em conta as precedências inerentes, facilita o percurso do aluno em direção à concretização plena dos objetivos de aprendizagem propostos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lock, A. (2018). ASP.NET Core in Action. Manning Publications Co 

Observações