• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LIB10149
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Organização e Gestão de Empresas

Código: LIB10149    Sigla: OGE
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 78 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-1-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Luís Miguel Porto Romão Machado - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Porto Romão Machado - ESGTS Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1 - Descrever e explicar os principais fundamentos teóricos associados à organização e gestão de empresas;
O2 - Enumerar e explicar os vários níveis que compõem uma organização e descrever a envolvente;
O3 - Compreender as diversas áreas funcionais e o valor associado ao modelo de negócio;
O4 - Compreender, explicar e desenvolver o sistema de planeamento e controlo de gestão;
O5 - Descrever e explicar os diferentes conceitos, princípios, parâmetros e funções do desenho organizativo;
O6 - Enumerar e descrever as formas principais que uma organização pode adotar;
O7 - Compreender os mecanismos de direção e a sua adequação à cultura organizacional;
O8 - Estimular o trabalho em equipa para a resolução de problemas complexos nas organizações.

Conteúdos programáticos

1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
1.1. Introdução
1.2. Funções do gestor
1.3. Níveis de gestão
1.4. Tarefas e aptidões do gestor
1.5. A envolvente das organizações: contextual e transacional
2. A EMPRESA
2.1. Abordagem às áreas funcionais
2.2. A empresa e a criação de valor e modelo de negócio
3. PLANEAMENTO E PROCESSO DE DECISÃO
3.1. Fundamentos e tipos de planeamento
3.2. Modelo de gestão estratégica
3.3. Implementação e controlo
3.4. Processo de tomada de decisão
4. ORGANIZAÇÃO
4.1. Fundamentos
4.2. Elementos do processo de organização
4.3. Desenho estrutural das organizações
4.4. Determinantes da estrutura organizacional
5. DIREÇÃO
5.1. Fundamentos
5.2. Motivação, liderança e comunicação
5.3 Gestão de equipas
5.4 Cultura organizacional
6. CONTROLO
6.1. Fundamentos
6.2. Tipos de controlo
6.3. Processo de controlo
6.4 Sistemas e ferramentas de controlo do desempenho organizacional  

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam a abordagem de conceitos básicos, no âmbito da gestão, da envolvente das organizações e da empresa em particular. Numa perspetiva integradora, são abordadas as principais funções da gestão (planear, organizar, dirigir e controlar).
Os objetivos de aprendizagem 1 e 2 são consolidados no capítulo 1. Por sua vez o O3 e O4 no capítulo 3 e 4, respetivamente. Os O5 e O6 no capítulo 5 e o O7 no capítulo 6. O O8 será transversal a todos os conteúdos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular, reside por um lado, na exposição, pelo docente, dos conceitos principais subjacentes à temática da gestão numa abordagem ampla remetendo para exemplos práticos e, por outro, na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" e que consiste na introdução de Case Study, cabendo aos estudantes, a tarefa de efetuar o estudo do caso, enfrentar o problema de gestão, estudá-lo, analisá-lo e redigir um relatório.
A avaliação de conhecimentos é baseada em duas componentes:
1. Avaliação individual dos conhecimentos adquiridos evidenciados e expressos em prova de Frequência - 60%;
2. Trabalhos em grupo (case study) (40%)

A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores em cada uma das componentes. .


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos de aprendizagem O1 a O7 consubstanciam-se no ponto 1 da avaliação prevista para a UC. O objetivo de aprendizagem O8 será particularmente desenvolvido na componente 2 de avaliação de trabalho desenvolvido em grupo e participação em sala de aula.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ALMEIDA, F. (editor). (2016). Introdução à Gestão das Organizações. 4ª edição. Escolar Editora.
FREIRE, A. (2020). Estratégia: Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora.
REIS, F., ROSA, M. J. (2014). Princípios de Gestão, Edições Silabo.
ROBBINS, S., COULTER, M. (2018). Management, 14th Ed., Pearson.
TEIXEIRA, S. (2013). Gestão das Organizaçöes, 3ª Ed., Escolar Editora.
VARELA, M. (2015). Introdução à Gestão, Escolar Editora.