Código: | LIB10153 | Sigla: | AM | |
Área Científica: | Informática |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LIB1 | 58 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 2º | 6 | 75 | 150 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta Unidade Curricular (UC) apresenta-se numa linha de continuidade à UC de Sistemas Multimédia, pretendendo-se prosseguir o trabalho que visa aprofundar o estudo no domínio da multimédia avançada, envolvendo os principais elementos multimédia e utilizando-os no contexto das aplicações multimédia interativas, com especial foco em jogos digitais para a Web.
Pretende-se assim que o aluno seja capaz de:
Os três primeiros módulos dos conteúdos programáticos fornecem os conhecimentos teóricos de base para a compreensão dos paradigmas, tipos de média e especificidades do planeamento, projeto e programação de jogos digitais ao nível tecnológico, ambientes de desenvolvimento, conceção e desenvolvimento, modelação e resolução de problemas, estruturas de dados, entidades e componentes, algoritmos de inteligência artificial, e algoritmos de tomada decisão. O último módulo fornece conhecimentos ao nível de tecnologia e programação que, em conjunto com os conhecimentos fornecidos pelos módulos anteriores, permitem ao estudante, planear, desenhar e implementar um jogo digital para a Web.
As aulas da unidade curricular serão presenciais e compreendem:
Avaliação:
Condições de aprovação: Nota final >= 10 [(T >= 7); (TP1 * 0,36 + TP2 *0.64 >= 10)];
As aulas teóricas têm como principal propósito fazer uma abordagem introdutória e de contextualização de cada um dos módulos que compõem o plano curricular, isto é, conteúdos teóricos relacionados com os jogos digitais e paradigmas de desenvolvimento, especificidades do desenvolvimento de jogos digitais como projeto de software que é.
Nas aulas teórico-práticas serão realizados exercícios práticos para o estabelecimento de uma ponte entre os conceitos teóricos e práticos, e desenvolvimento de competências através de prática ao nível da programação de jogos digitais para a Web.Ao longo das aulas e com base nos conceitos e técnicas ministradas é desenvolvida uma Application Programming Interface (API) em JavaScript que implementa os módulos funcionais básicos de uma aplicação multimédia desta natureza: carregamento de assets de áudio e imagem digital (spritesheets e tilesheets); gestão de áudio; criação de entidades e gestão dos seus estados visuais; gestão de interação com o utilizador; gestão de colisões.
Os projetos de pequena e média dimensão a desenvolver são o culminar da aplicação prática dos conhecimentos teóricos e da aplicação das competências adquiridas nas aulas teórico-praticas, onde os estudantes deverão ser capazes de planear e desenvolver jogos digitais para a Web, utilizando diferentes abordagens de implementação. A API desenvolvida ao longo das aulas serve de base para o desenvolvimento do projeto.Schell, J. (2014). The Art of Game Design: A book of lenses: CRC Press.
Geary, D. (2014). Core HTML5 2D Game Programming: Pearson Education.
Vasconcelos, J. B. d. & Ribeiro, N. (2013). Tecnologias de Programação de Jogos: FCA.
Geary, D. (2012). Core HTML5 canvas: graphics, animation, and game development: Pearson Education.
Martinho, C., Santos, P. & Prada, R. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos, FCA.
Seidelin, J. (2014). HTML5 Games: Creating Fun with HTML5, CSS3 and WebGL: John Wiley & Sons.