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Aplicações Multimédia

Código: LIB10153    Sigla: AM
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 58 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-2-TA

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Ricardo Daniel Cardoso Pereira - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Daniel Cardoso Pereira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta Unidade Curricular (UC) apresenta-se numa linha de continuidade à UC de Sistemas Multimédia, pretendendo-se prosseguir o trabalho que visa aprofundar o estudo no domínio da multimédia avançada, envolvendo os principais elementos multimédia e utilizando-os no contexto das aplicações multimédia interativas, com especial foco em jogos digitais para a Web.

Pretende-se assim que o aluno seja capaz de:

  1. Compreender os paradigmas associados ao desenvolvimento de jogos digitais;
  2. Interpretar o desenvolvimento de jogos digitais como um projeto de software multimédia e compreender as suas especificidades, quer a nível de projeto, quer ao nível de modelação e resolução de problemas;
  3. Identificar e conhecer componentes funcionais específicos aos jogos digitais;
  4. Identificar, sintetizar, editar e integrar os diferentes tipos de media utilizados nas aplicações multimédia;
  5. Planear, desenhar e implementar uma aplicação multimédia interativa sob a forma de jogo digital para a Web.

Conteúdos programáticos

  1. Jogos Digitais:
    • História, Tecnologias e Tendências
    • Ambientes integrados de Desenvolvimento de Jogos
  2. Conceitos de Criação e Design de Jogos:
    • Ideia do jogo e componentes e áreas de desenvolvimento
    • Concepção e desenvolvimento (narrativa, temas, cenário, gameplay, regras)
  3. Algoritmia e Programação de Jogos:
    • Modelação e resolução de problemas
    • Estruturas de dados
    • Motor de Jogo
    • Entidades e Componentes
    • Algoritmos de Inteligência Artificial
  4. Programação de Jogos Para a Web em HTML5:
    • Linguagens e tecnologias de suporte
    • Criação do Game World
    • Criação de Mapas
    • Tilesheets, Sprites e Spritesheets
    • Objetos de jogo, animação e gestão dinâmica de objetos
    • Entidades e Componentes
    • Técnicas de Scrolling
    • Deteção Colisões: Círculos e retângulos envolventes
    • Gestão e manipulação de áudio: Web Audio API
    • Física e motores de física para jogos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os três primeiros módulos dos conteúdos programáticos fornecem os conhecimentos teóricos de base para a compreensão dos paradigmas, tipos de média e especificidades do planeamento, projeto e programação de jogos digitais ao nível tecnológico, ambientes de desenvolvimento, conceção e desenvolvimento, modelação e resolução de problemas, estruturas de dados, entidades e componentes, algoritmos de inteligência artificial, e algoritmos de tomada decisão. O último módulo fornece conhecimentos ao nível de tecnologia e programação que, em conjunto com os conhecimentos fornecidos pelos módulos anteriores, permitem ao estudante, planear, desenhar e implementar um jogo digital para a Web.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas da unidade curricular serão presenciais e compreendem:

  • Aulas teóricas de exposição da matéria por parte do docente.
  • Aulas teórico-práticas para a resolução de exercícios práticos de aplicação dos conceitos teóricos.
  • Aulas práticas dedicadas à realização de um projeto de média dimensão.

Avaliação:   

  • 1 Teste (T), com peso de 30%, realizado no fim do semestre;
  • 1 Trabalho prático em formato de projeto de pequena dimensão (TP1), com peso de 25%, com um esforço de trabalho estimado de 12h/estudante;
  • 1 Trabalho prático em formato de projeto de média dimensão (TP2), com peso de 45%, com um esforço de trabalho estimado de 25h/estudante;

Condições de aprovação: Nota final >= 10 [(T >= 7); (TP1  * 0,36 +  TP2 *0.64 >= 10)];

Não estão contempladas provas orais em qualquer momento de avaliação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teóricas têm como principal propósito fazer uma abordagem introdutória e de contextualização de cada um dos módulos que compõem o plano curricular, isto é, conteúdos teóricos relacionados com os jogos digitais e paradigmas de desenvolvimento, especificidades do desenvolvimento de jogos digitais como projeto de software que é.  

Nas aulas teórico-práticas serão realizados exercícios práticos para o estabelecimento de uma ponte entre os conceitos teóricos e práticos, e desenvolvimento de competências através de prática ao nível da programação de jogos digitais para a Web.

Ao longo das aulas e com base nos conceitos e técnicas ministradas é desenvolvida uma Application Programming Interface (API) em JavaScript que implementa os módulos funcionais básicos de uma aplicação multimédia desta natureza: carregamento de assets de áudio e imagem digital (spritesheets e tilesheets); gestão de áudio; criação de entidades e gestão dos seus estados visuais; gestão de interação com o utilizador; gestão de colisões.

Os projetos de pequena e média dimensão a desenvolver são o culminar da aplicação prática dos conhecimentos teóricos e da aplicação das competências adquiridas nas aulas teórico-praticas, onde os estudantes deverão ser capazes de planear e desenvolver jogos digitais para a Web, utilizando diferentes abordagens de implementação. A API desenvolvida ao longo das aulas serve de base para o desenvolvimento do projeto.  

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Schell, J. (2014). The Art of Game Design: A book of lenses: CRC Press.

Geary, D. (2014). Core HTML5 2D Game Programming: Pearson Education.

Vasconcelos, J. B. d. & Ribeiro, N. (2013). Tecnologias de Programação de Jogos: FCA.

Geary, D. (2012). Core HTML5 canvas: graphics, animation, and game development: Pearson Education.

Martinho, C., Santos, P. & Prada, R. (2014). Design e Desenvolvimento de Jogos, FCA.

Seidelin, J. (2014). HTML5 Games: Creating Fun with HTML5, CSS3 and WebGL: John Wiley & Sons.