Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os alunos devem compreender os Sistemas de Informação no âmbito do processo de alinhamento das estruturas tecnológicas com as suas estratégias empresariais e com os seus ciclos de vida. Os alunos devem desenhar/construir e explorar, no âmbito do trabalho prático, um sistema de informação suportado em plataforma Learning Management System no contexto do trabalho prático ou um MOOC temático, completando o resultado do seu trabalho com apresentação de poster científico. Os alunos devem conhecer e saber escolher sistemas de informação integrados de gestão (ERP- Enterprise Resource Planning) que contemplam o software que permite a gestão de uma forma integrada de todas as áreas de negócio e funções das organizações. Bem como conhecer e compreender a exploração numa organização de ferramentas que facilitam a integração com parceiros de negócio como sejam o CRM, SCM, SFA e o Comércio Eletrónico/E-government.
Conteúdos programáticos
Os sistemas de informação organizacionais Conceitos, módulos integrantes, exemplos, estudo de casos, sobre: - Aplicações de Negócio - ERP (Enterprise Resource Planning): - Ligação aos parceiros da cadeia de negócio: Gestão de Relação com os Clientes - CRM (Customer Relationship Management); Automação da Forças de Vendas - SFA (Sales Force Automation); Gestão integrada da cadeia de valor de parceiros - Fornecedores, Produtores, distribuidores e consumidores SCM (Gestão da Cadeia de Fornecimento Supply Chain Management); Arquitetura de Empresa. Projeto prático de planeamento e desenvolvimento de Sistemas de Informação em plataforma LMS Learning Management System. Negócio Eletrónico - B2B (Business-To-Business), B2C (Business-To-Consumer).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da unidade curricular assentam em linhas de orientação que correspondem à estrutura do programa da mesma.
Conhecer, avaliar e utilizar os SI¿s e suas tecnologias de suporte
Avaliar impacto e contornar dificuldades de implementação
Sensibilizar para questões éticas e deontológicas
Capacidade de gerir pequenos projetos de Sistemas de Informação
Capacidade de Analisar Requisitos e Modelar pequenos projetos de Sistemas de Informação
Conhecimento de implementação e análise de arquiteturas de Informação
Conhecimentos de ERP`S
Conhecimentos de ferramentas de avaliação de Qualidade de Serviços Eletrónicos, Web e de eGovernment
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os materiais de apoio à aprendizagem serão preparados pelo docente e disponibilizados aos alunos na plataforma de eLearning usada pela Escola.
Avaliação:
1 trabalho prático individual com a analise de artigos cientificos nos quais os alunos devem identificar pontos positivos e negativos da implementação apresentada;
1 trabalho de grupo (em sala de aula e/ou em modelo de eLearning). O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Na prática, serão discutidos exemplos práticos e casos reais que ajudarão os alunos a compreender como é que as organizações exploram os sistemas de informação em contexto real. A existência de grupos de trabalho como elemento de avaliação ajudará a fomentar a discussão e a aprendizagem, permitindo ir ao encontro dos objetivos estabelecidos em termos de compreensão das implicações dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Na prática, serão discutidos exemplos práticos e casos reais que ajudarão os alunos a compreender como é que as organizações exploram os sistemas de informação em contexto real. A existência de grupos de trabalho como elemento de avaliação ajudará a fomentar a discussão e a aprendizagem, permitindo ir ao encontro dos objetivos estabelecidos em termos de compreensão das implicações dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Sá, Filipe; Rocha, Álvaro. 2017. Qualidade do Governo Eletrónico: Modelo MoQGEL. ed. 1, ISBN: 978-972-618-925-1. Lisboa: Edições Sílabo.
Amaral, L. (1994), PRAXIS Um referêncial para o Planeamento de Sistemas de Informação. Phd Thesis. Universidade do Minho.
Chen, S. (2005), Strategic Management of e-Business, Second Edition, John Wiley & Sons, Ltd, Chischester, England.
Laudon, K. & Laudon, J. (2014). Management Information Systems. Managing the Digital Firm. GLOBAL EDITION. ISBN: 978-0-13-305069-1.
Samartinho, J. e-Liderança: Um Modelo de Competências e de Boas-Práticas para os Líderes de Projetos em Ambiente Learning Management System». Phd Thesis. Universidade de Évora, nov. 2013. http://hdl.handle.net/10174/13056
Sá-Soares, D. Interoperabilidade entre Sistemas de Informação na Administração Pública. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho, set. 2009.
Varajão, J., Amaral, L. Planeamento de Sistemas de Informação. FCA Editora, Outubro 2007. (ISBN: 978-972-722-579-8).