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Fitness VI

Código: LLCFS1167    Sigla: FIT VI
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 69 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 9 105 225

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-3-T3

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-3-T2

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-3-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 9,00
Flávio Dinis Lima - ESD   1,20
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,60
Marco António Colaço Branco - ESD   2,00
Marisa Simões do Rosário - ESD   0,80
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   0,40
Roberto Alves Coelho   1,60
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   0,40
Susana Mendes Alves   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 12,00
Flávio Dinis Lima - ESD   2,80
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,60
Marco António Colaço Branco - ESD   1,00
Marisa Simões do Rosário - ESD   0,80
Miguel Ângelo Serra Correia da Silva - ESD   0,80
Roberto Alves Coelho   1,60
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   0,40
Susana Mendes Alves   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Liliana Ricardo Ramos - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

MÓDULOS: Treino Personalizado (PT), Interpretação Musical Exibições e Competições (IMEC), Direção Técnica (DT) e Tecnologia no Fitness (TF). PT: 1. Conhecer a profissão/mercado. 2. Promover e vender serviço. 3. Programas de treino e avaliação; 4. Intervenção pedagógica; técnicas em treino.5. Conhecer e saber aplicar estratégias de captação,motivação e retenção. IMEC:1. Conhecer e saber aplicar: coreografar c/interpretação musical. 2. Edição musical. 3. Expressão corporal. 4. Exibições e competições. DT: 1. Conhecer: legislação;mercado; atividades; organigrama; rh; liderança; serviços,captação, gestão,retenção; regulamento interno; manual operações; atividades, manutenção. DT 2. Projeto DT. TF: 1. Desenvolver mecanismos de apoio à av.psc; 2. Conhecer/compreender sistemas tecnológicos de apoio ao exercício; 3. Conhecer diferentes tratamentos de dados e utilizá-los no desenvolvimento de programas de exercício personalizados; 4. Conhecer plataformas acompanhamento  à distância. 

Conteúdos programáticos

PT: A. Profissão de PT. B.Vendas PT. C. Avaliação, desenho e operacionalização de programas PT. D. Captação, motivação e retenção de clientes. E. Intervenção com clientes. F.Técnicas de treino específicas em PT.
IMEC: A. Interpretação musical. B. Edição áudio. C. Ações motoras. D. Expressão corporal E. Exibição e competição.
DT: A. Legislação, Normas, Mercado, «Atividades;Regulamento interno;Manual de operações;Avaliação dos clientes e da prescrição;Atividades;Manutenção; RH, Serviços, Produtos,Tecnologia; Qualidade serviços; B: Captação, gestão,retenção de clientes.
TF: A. Enquadramento científico e comercial dos Wearables. B. Sistemas tecnológicos (software e hardware) para obtenção de dados fisiológicos. C. Tratamento de dados fisiológicos; D. Integração dos dados recolhidos pelos wearables em programas de exercício físico personalizados; E. Integração dos dados recolhidos pelos wearables em programas de fidelização do cliente. F. Plataformas de acompanhamento de clientes à distância.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
PT: OA 1-CP A; OA 2-CP B; OA 3-CP C; OA 4 ¿ CP D, E, F
IMEC: OA 1-CP; OA 2-CP B; OA 3 ¿ CP C, D; OA 4 ¿ CP E
DT: OA 1-CP A, B; OA 2 ¿ CP A, B
TF: OA 1 - CP A, B; OA 2 ¿ CP B, C; OA3 ¿ CP C, D, E; AO 4 ¿ CP F

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Em cada módulo optar avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno não tem presenças mínimas para poder aceder em Época Normal.
Alunos situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado a frequência de acordo com o enquadramento legal.
Classif. final= (PT*2,5+ IMEC*2,5+DT*2,5+TF*1,5)/9
PT: AvC:TesteT(60%mín10V);Trabalho (40%mín10).ExF:TesteT (60%mín10V);Trabalho(40%mín10).
IMEC: AvC:Teste P:Competição (70%; mín 10V);Exercícios(30%). ExF: Teste P:Exibição (80%; mín 10V);Trabalho (20%).
DT: AvC:Trabalho (60%mín 10V); Apresent.40%; mín 10V). ExF: Trabalho:(60%; mín 10V); Apresent.(40%; mín 10V).
TF: AvC:Trabalho (80%mín 10V); Apresent.(20%; mín 10V). ExF: Trabalho;(80%; mín 10V); Apresent.(20%; mín 10V).
Metodologias Ensino:I. Análise e discussão; II. Exposição de conteúdos; III. Questionamento; IV. Aulas práticas; V. Exercícios TP; VI. Prática pedagógica; VII. Auto-análise; VIII. Observação; IX. Avaliação P; X. Avaliação T; XI. Documentos de apoio


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
PT
OA 1, 2, 3 - ME I, II, III, VI, X, XI
OA 4 ¿ ME IV, V, VI, VIII, IX
IMEC
OA 1,3,4 ¿ ME I, II, III, IV, V, VI, VIII, IX
OA 2 ¿ ME I, II
DT
OA 1, 2 ¿ ME I, II, III, VIII, X, XI
TF:

OA 1, 2, 3, 4 ¿ ME I, II, III, VIII, X, XI

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer; American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Resources for the Personal Trainer (6th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer; Minton, S. C. (2018). Choreography (4th Ed.). Champaign, Il: Human Kinetics; Torrents, C. & Castañer, M. (2015). Concepción de la Creatividad Motriz entre Profesores de Artes Escénicas. Revista de Psicologia del Deporte, 24(2), 249-257; AGAP (2022). Barómetro do Fitness 2022. Lisboa: Edições AGAP; Brito, J. M. (2014). Direção Técnica de Ginásios e Health Clubs. Procedimentos e Operações. Rio Maior: ESDRM-IPS. Franco, S., Santos-Rocha, R., Ramalho, F., Simões, V., Vieira, I. & Ramos, L. (2022). Tendência do Fitness em Portugal para 2022. Motricidade, 18(1); Franco, S. ., Santos Rocha, R., Simões, V., Ramalho, F., Vieira, I., & Ramos, L. (2023). Tendencias de Fitness en Portugal para 2023 (Fitness Trends in Portugal for 2023). Retos, 48, 401¿412.