• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS1222
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Pedagogia do Fitness

Código: LLCFS1222    Sigla: PED FIT
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 67 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,00
Trabalho de Campo: 2,00

DCFS-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,00
Trabalho de Campo: 2,00

DCFS-2-T2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 3,00
Trabalho de Campo: 2,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Joana de Matos Santos Serpa - ESD   0,27
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,27
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,47
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Joana de Matos Santos Serpa - ESD   1,20
Liliana Ricardo Ramos - ESD   1,20
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   2,10
Trabalho de Campo Totais 3 3,00
Joana de Matos Santos Serpa - ESD   0,80
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,80
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   1,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

I.Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica no contexto do Fitness; II.Conhecer e realizar o processo de planeamento estratégico e operacional, percebendo as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes; III.Análise objetiva, dos comportamentos pedagógicos do instrutor de Fitness com recurso a instrumentos validados para o efeito; IV.Análise do processo de diagnóstico e de prescrição no processo de aprendizagem, no contexto do Fitness; V.Analisar variáveis que implicam sucesso pedagógico e profissional no domínio das atividades de Fitness;VI.Desenvolver o sentido de análise e autocrítica no desporto em geral, e em particular no contexto específico da intervenção no Fitness.

Conteúdos programáticos

1. Conceito e definição de Pedagogia do Desporto-Fitness; 2. O processo pedagógico e o papel do instrutor na relação ensino-aprendizagem; 3. Modelo da relação pedagógica no Fitness; 4. Competências profissionais dos instrutores de Fitness; 5. Planeamento e unidade didática; 6. Observação sistemática na análise da intervenção pedagógica em Fitness; 7. Principais funções pedagógicas do instrutor; 8. Gestão temporal da sessão; 9. Instrução; 10. Feedback pedagógico; 11. Comunicação não-verbal; 12. Segurança das atividades físicas no contexto do Fitness; 13. Clima relacional; 14. Disciplina e relações interpessoais na intervenção com crianças e jovens; 15. Satisfação, motivação e adesão dos praticantes às atividades do Fitness; 16. Autoscopia e avaliação da intervenção pedagógica; 17. Intervenção profissional e códigos de conduta; 18. Qualificação e registo dos instrutores de Fitness em Portugal e na Europa; 19. Investigação na área da Pedagogia do Fitness.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os Conteúdos Programáticos (CP) permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem OA descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os CP e os OA.

OA I - CP 1, 2, 3.
OA II - CP 5.
OA III - CP 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14.
OA IV - CP 16, 17.
OA V - CP 4, 15.
OA VI - CP 18, 19.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A. Os alunos são informados nas aulas anteriores sobre os conteúdos a abordar nas aulas seguintes para que estes sejam lecionados em regime de debate; B. Exposição de conteúdos; C. Incentivo dos alunos na criação de novos tópicos de debate; D. Questionamento; E. Utilização de vídeos para análises "in loco"; F. Aplicação de sistemas de observação; G. Realização prática pedagógica em contexto simulado; H. Discussão da intervenção pedagógica; I. Avaliações realizadas. 
Modelo de Avaliação:Avaliação Contínua e Exame Final. Av. Contínua: Teste (35%; mín. 10 v);Trabalho: documento (35%; mín.10v); Apres. Trabalho (30%; mín. 10v). Exame Final: Teste (35%, mín. 10v); Oral (15%, mín. 10v); Trabalho: documento e apresentação (50%, mín. 10v).
Mínimo de presenças obrigatórias para aceder à avaliação contínua: 2/3.
Os alunos em situação especial devem realizar os mesmos elementos de avaliação.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino (ME) utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem (OA) estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as ME e os OA.

OA I - ME A, B, C, D, I.

OA II - ME A, B, C, D, I.

OA III - ME A, B, C, D, E, F, I.

OA IV - ME A, B, C, D, E, F, G, H, I.

OA V - ME A, B, C, D, H, I.

OA VI - ME A, B, C, D, H, I.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Harlow. England. Pearson Education Limited.
Franco, S. (2020). Profissionais de Fitness: Enquadramentos. Journal of Sport Pedagogy & Research, 6(1), 4-9.

Franco, S. & Simões, V. (Eds.) (2020). Pedagogia do Fitness - Contributos para a Intervenção dos Profissionais. Lisboa: Omniserviços, Edições e Representações, Lda.
Franco, S. & Simões, V. (2015). Lazer e qualidade de vida: Formação de Profissionais de Fitness. In A. Albuquerque, R. Resende & R. Gomes (Eds.), A Formação e os Saberes em Educação Física e Desporto (477-508). Lisboa: Visão e Contextos.
Franco; S. & Simões, V. Eds. (2020): Pedagogia do Fitness - Contributos para a Intervenção dos Profissionais. Lisboa: Omniserviços, Edições e Representações, Lda.
Sarmento, P., Veiga, A, Rosado, A., Rodrigues, J. & Ferreira, V. (1998). Pedagogia do Desporto. Instrumentos de Observação Sistemática da EF e Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH.

Observações

Em contexto pandémico as aulas poderão ser presenciais ou em e-learning.