Código: | LLCFS1222 | Sigla: | PED FIT | |
Área Científica: | Técnico-Pedagógica |
Área de Ensino: | LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLDCFS | 67 | Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 | 2º | 5 | 52,5 | 125 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Trabalho de Campo: | 2,00 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Trabalho de Campo: | 2,00 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Trabalho de Campo: | 2,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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I.Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica no contexto do Fitness; II.Conhecer e realizar o processo de planeamento estratégico e operacional, percebendo as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes; III.Análise objetiva, dos comportamentos pedagógicos do instrutor de Fitness com recurso a instrumentos validados para o efeito; IV.Análise do processo de diagnóstico e de prescrição no processo de aprendizagem, no contexto do Fitness; V.Analisar variáveis que implicam sucesso pedagógico e profissional no domínio das atividades de Fitness;VI.Desenvolver o sentido de análise e autocrítica no desporto em geral, e em particular no contexto específico da intervenção no Fitness.
1. Conceito e definição de Pedagogia do Desporto-Fitness; 2. O processo pedagógico e o papel do instrutor na relação ensino-aprendizagem; 3. Modelo da relação pedagógica no Fitness; 4. Competências profissionais dos instrutores de Fitness; 5. Planeamento e unidade didática; 6. Observação sistemática na análise da intervenção pedagógica em Fitness; 7. Principais funções pedagógicas do instrutor; 8. Gestão temporal da sessão; 9. Instrução; 10. Feedback pedagógico; 11. Comunicação não-verbal; 12. Segurança das atividades físicas no contexto do Fitness; 13. Clima relacional; 14. Disciplina e relações interpessoais na intervenção com crianças e jovens; 15. Satisfação, motivação e adesão dos praticantes às atividades do Fitness; 16. Autoscopia e avaliação da intervenção pedagógica; 17. Intervenção profissional e códigos de conduta; 18. Qualificação e registo dos instrutores de Fitness em Portugal e na Europa; 19. Investigação na área da Pedagogia do Fitness.
Os Conteúdos Programáticos (CP) permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem OA descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os CP e os OA.
As Metodologias de Ensino (ME) utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem (OA) estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as ME e os OA.
OA I - ME A, B, C, D, I.
OA II - ME A, B, C, D, I.
OA III - ME A, B, C, D, E, F, I.
OA IV - ME A, B, C, D, E, F, G, H, I.
OA V - ME A, B, C, D, H, I.
OA VI - ME A, B, C, D, H, I.
Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Harlow. England. Pearson Education Limited.
Franco, S. (2020). Profissionais de Fitness: Enquadramentos. Journal of Sport Pedagogy & Research, 6(1), 4-9.
Em contexto pandémico as aulas poderão ser presenciais ou em e-learning.