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Pilates

Código: LLCFS1227    Sigla: PILATES
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 30 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar a origem e evolução do Método Pilates2. Conhecer os objetivos, princípios e fundamentos da técnica3. Identificar e aplicar metodologia de avaliação funcional para identificação de limitações/desequilíbrios musculares e articulares e alterações do padrão funcional4. Identificar, executar e conhecer os objetivos específicos de cada exercício de Pilates Mat5. Identificar e saber aplicar conceitos científicos do funcionamento muscular na descrição e análise cinesiológica dos exercícios de Pilates Mat, determinando as suas componentes criticas6. Dominar a técnica de execução dos exercícios, em diferentes níveis de prática e em cada um dos modelos de aula abordados, garantindo a segurança e eficiência do movimento7. Prescrever e aplicar o Método Pilates ajustado às necessidades individuais de cada aluno8. Saber adaptar os exercícios de Pilates Mat a populações com condições clinicas específicas

Conteúdos programáticos

Enquadramento histórico do MP e identificação das principais correntes de formação ¿Objetivos, princípios, fundamentos e benefícios da técnica¿Análise postural e desequilíbrios funcionais¿Observação postural (estática e dinâmica)¿Alinhamento postural neutro: consciencialização em diferentes posições¿Respiração e ativação do core; estabilidade e mobilidade integrada das cinturas (pélvica e escapular), coluna e membros (superiores e inferiores)¿Exercícios de Pilates Mat: objetivos; técnica, componentes críticas e erros comuns¿Níveis dos exercícios de Pilates Mat: elementos de dificuldade; modificações; progressão dos exercícios¿Estrutura de uma aula de Pilates¿Aquecimento e alongamentos numa aula de Pilates¿Pequenos equipamentos em Pilates¿Integração da técnica Pilates em outras atividades de Fitness¿Adaptação dos exercícios de Pilates a populações especiais¿Intervenção pedagógica: instrução; observação; prática pedagógica¿Investigação aplicada ao âmbito do Pilates

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivos 1 e 2Conteúdos: enquadramento histórico do MP e identificação das principais correntes de formação. Objetivos, princípios, fundamentos e benefícios da técnicaObjetivo 3Conteúdos: Análise postural e desequilíbrios funcionais; observação postural (estática e dinâmica). Alinhamento postural neutro: consciencialização em diferentes posições; respiração e ativação do core; estabilidade e mobilidade integrada das cinturas (pélvica e escapular), coluna e membros (superiores e inferiores).Objetivos 4, 5 e 6Conteúdos: exercícios de Pilates Mat, objetivos; técnica, componentes críticas e erros comuns. Níveis dos exercícios de Pilates Mat: elementos de dificuldade; modificações; progressão dos exercícios. Investigação aplicada ao âmbito do Pilates.Objetivos 6, 7 e 8Conteúdos: Estrutura de uma aula de Pilates; aquecimento e alongamentos numa aula de Pilates. Pequenos equipamentos em Pilates. Integração da técnica Pilates em outras atividades de Fitness. Adaptação dos exercícios de Pilates a populações especiais. Intervenção pedagógica: instrução; observação; prática pedagógica

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição dos conteúdos e questionamento; realização de aulas práticas e exercícios de prática pedagógica; análise, reflexão e discussão de situações em aula. Avaliação contínua 1 . Avaliação prática Final - 50% (nota mínima 10 valores )2. Teste Teórico - 25% (nota mínima 10 valores)3. Participação nas atividades propostas nas aulas - 25%. Os alunos com nota superior ou igual a 10 valores estão dispensados de exame final. Exame Final: 1. Avaliação prática - 50% (nota mínima 10 valores)2. Teste Teórico - 25% (nota mínima 10 valores)3. Oral - 25% (nota mínima 10 valores). Avaliação contínua: Nota Final = 50% (AP) + 25% TT + 25% PA. Exame Final: Nota Final = 50% (AP) + 25% TT + 25%Oral. Para aceder à avaliação continua é necessário 2/3 de presenças. Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Exposição dos conteúdos. Objetivos 1, 2. Questionamento: Objetivos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Realização de aulas práticas. Objetivos: 3, 4, 5, 6. Exercícios de prática pedagógica. Objetivos: 4, 5, 6, 6, 7. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula Objetivos:1,2,3,4,5,6. Análise e reflexão sobre aulas em contexto real. Objetivos: 2, 3, 4, 5, 6, 7. Avaliações realizadas. Objetivos: 1, 2, 3, 4,5,6,7. Pesquisa e análise de investigação Objetivos: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Gallagher, S. P. & Kryzanowska, R. (1999). The Pilates Method of Body Conditioning. Philadelphia: Trans-Atlantic Publication.¿Isacowitz, R. (2006). Pilates. Champaign, Il: Human Kinetics.¿Kendall, F.; McCreary, E.; Provance, P.; Rodgers, M. & Romani, W. (2005). Muscles Testing and Function with Posture and Pain. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins¿Robinson, L. & Napper, H. (2002). Intelligent Exercise with Pilates & Yoga. London: Pan Macmillan.¿Robison, L.; Fisher, H.; Knox, J. & Thomson, G. (2000). The Official Body Control Pilates Manual: The Ultimate Pilates Guide: For Fitness, Family Health, Sport and at Work. London: Pan Macmillan.¿Rodrigues, J. (2006). Pilates. Lisboa: Plátano Editora.¿Ungaro, A. (2004). Pilates. Porto: Editora Civilização

Observações

As adaptações ao período transitório e de exceção de resposta á Pandemia COVID 19, permitem a execução das tarefas de avaliação à distância, utilizando as plataformas de comunicação disponíveis (e.g. zoom, teams, moodle, entre outras).