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Neurociências no Desporto

Código: LLCFS1236    Sigla: ND
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 13 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-3-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-3-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-3-T1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,53
Pedro Miguel Ramos Reis - ESD   1,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular de Neurociências no Desporto tem como objetivo a integração de conhecimentos entre o Desporto e as bases neurocientíficas do comportamento e da cognição.
O treino de competências psicológicas tem tido uma importância crescente, uma vez que contribui para o aperfeiçoamento da preparação desportiva e do desempenho individual. De forma análoga, o desenvolvimento da tecnologia tem permitido uma evolução do conhecimento das neurociências, designadamente em termos do funcionamento cerebral e do seu impacto no comportamento e na performance desportiva. Assim, com a UC de Neurociências no Desporto, com base no conhecimento das neurociências, pretende-se uma abordagem a nível do desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental, para potenciar a performance desportiva e desenvolvimento pessoal. 

Conteúdos programáticos

Neurociências: breve perspetiva histórica; 1-Principais teorias; 2-Da Frenologia à Neuropsicologia; 3-Bases nervosas da cognição; 

B) Neuroanatomia e Sistemas Funcionais Cerebrais; 1 - Sistema Nervoso Central; 2-Morfologia do córtex cerebral e fases de desenvolvimento do cérebro; 3-Medula espinhal, Tronco Cerebral e Cerebelo; 
C) Psicofisiologia do comportamento; 1-Aspectos neurobiológicos da motivação; 2-Neurotransmissores e Exercício Físico; 3-Emoções - Controlo de Stress e Ansiedade; 4-O Sistema Motor; 
D) Neurofisiologia do Sono; 
E) Funções Nervosas Superiores; 1-Memória, Atenção e Potenciadores da Concentração; 2-Linguagem; 3-Funcionamento Executivo; D) Neurociências aplicadas ao desporto; 1-Funções cognitivas e atividade física; 2-Neurofeedback; 3-Consequências neurológicas das lesões desportivas e sua reabilitação; 4-Treino de competências cognitivas na performance desportiva.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se a aquisição de conhecimentos e competências nas bases da neurociência, neuroanatomia e sistemas funcionais cerebrais, psicofisiologia do comportamento, neurofisiologia do sono, funções nervosas superiores e neurociências aplicadas ao desporto, sendo propostos vários subtemas subjacentes a estas temáticas, descritos no ponto anterior : A) 1,2,3; B)1,2,3; C)1,2,3,4; D); E)1,2,3; D)1,2,3,4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Propõe-se a seguinte estrutura: a) Aulas teóricas de exposição de conteúdo; b) Aulas teórico-práticas, onde serão discutidos e apresentados artigos científicos relevantes à UC e pré-definidos e acordados pelo docente ou sugeridos pelos alunos. Questionamento e resolução de fichas de apoio; visionamento de filmes e com posterior sessão de reflexão dos mesmos. Casos práticos da aplicação das neurociências ao desporto.
Avaliação
a) Avaliação contínua: 1. Teste escrito (50% do peso total, nota mínima 10v) ; 2.Trabalho individual=15% do peso total (nota mínima 10v); 3.Trabalhos de grupo (35% peso total; nota mínima 10v);. Nota final = 50% T + 15% TI + 35% TG
b) Exame: Teste (60%; nota mín. 10v); Oral (40%; nota mín. 10v). Nota final = 60% T+40% O.
Os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado, caso assim seja necessário, ajustado às suas condições específicas, garantido a avaliação dos conhecimentos e competências.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para alcançar todos os objetivos pretendidos, serão em cada um deles, utilizadas todas as metodologias de ensino descritas anteriormente.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Caldas, C. (2000). A Herança de Franz Joseph Gall. Lisboa: McGrawHill;
Habib, M. (2000). Bases Neurológicas do Comportamento. Lisboa: Climepsi.;
Almeida, L. B. (2010). Introdução à Neurociência - Arquitetura, função, interações e doença no Sistema Nervoso. Lisboa: Climepsi;
Garcia, C., Coelho, M. H. (2008). Neurologia Clínica - Princípios Fundamentais. Lisboa: Lidel;
Greenstein, B., Greenstein, A. (2000). Color Atlas of Neuroscience: Neuroanatomy and Neurophysiology. New York: Thieme;
Kandel, E. R., Koester, J. D., Mack, S. H., & Siegelbaum, S. A. (2021). Principles of Neural Science, Sixth Edition. McGraw-Hill Education.
Mateer, C. A., Lillie, R. A., Tuokko, H., & Neipert, L. H. (2022). Everyday impact of Traumatic Brain Injury. In T. D. Marcotte, M. Schmitter-Edgecombe, & I. Grant (Eds.), Neuropsychology of Everyday Functioning (second ed.). Guilford Press.
Manning, L. (2005) A Neuropsicologia Clínica - Uma abordagem cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget;