Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desporto coletivos - Proporcionar uma vivência diversificada das modalidades Futsal, Andebol, Basquetebol, Voleibol de modo a contribuir para o domínio técnico dos conteúdos fundamentais, valorizando as formas jogadas. - Realizar exercícios e jogos de aquecimento, valorizando o resultado, a componente lúdica e o espírito de equipa - Valorizar o processo de construção e adaptação de materiais e engenhos para a construção de situações de maior riqueza motora e lúdica - Aprender a respeitar as regras de segurança e de preservação infra estruturas desportivas - Realizar jogos e estafetas com a integração de várias habilidades - Realizar Jogos infantis e tradicionais (abordagem de práticas lúdico-motoras associadas á cultura popular) Natação - Conhecer as etapas básicas da adaptação ao meio aquática - Conhecer todas as condicionantes regulamentares inerentes á Natação Pura Desportiva- Conhecer e dominar todos os termos técnicos associados às técnicas de nado.
Conteúdos programáticos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos, permitem ir ao encontro da obtenção dos objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre conteúdos programáticos (CP) e os Objetivos de aprendizagem (OA)
Módulo DC OA1 - CP A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L,
Módulo N OA2 - CP A, B. C, D, E
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Aulas Teórica-Práticas - Apresentação das atividades e tarefas com explicação das características, objetivos e possibilidades de realização noutros contextos; Realização e experimentação de exercícios; Organização em pequenos grupos Final Desportos Coletivos e Natação
Os alunos poderão optar por um dos dois modelos de avaliação, desde que possuam a assiduidade legalmente estabelecida, se não possuírem este número de presenças aos alunos terão obrigatoriamente que se sujeitar à modalidade de avaliação final: Modelo de Avaliação Contínua em cada um dos blocos: Tarefas no moodle (50%) Avaliação Prática( 50%) avaliação do desempenho técnico e participação e atitude crítica perante as situações pedagógicas realizadas. avaliação Final: avaliação escrita 50% + avaliação pratica 50% Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente, para definir a avaliação e ajustar de forma a garantir a avaliação dos conhecimentos e competências
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquematica a ligação entre metodologias de ensino (ME) e os Objetivos da aprendizagem (OA)
Módulo DC OA1 - ME A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L,
Módulo N OA2 - ME A, B. C, D, E
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
García, J. (1991). Balonmano, Fundamentos y Etapas de Aprendizage. Madrid: Editorial Gymnos.Henriques, J. (2007). Basquetebol. Manual para professores e treinadores de jovens. Teamwork Edições, Porto. . Pacheco, R. (2000). O Ensino do Futebol: Futebol de 7 - Um jogo de iniciação ao Futebol de 11.Edição do Autor.Polo, A. (2008). Futsal. Metodologia e didática na aprendizagem. Phorte Editora. São Paulo. Brasil. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: Edições FMH e FAP.NataçãoChollet, D. (1990). Approache scientifique de la natation sportive. Paris: Vigot.Hannula, D. (1995) Coaching Swimming Sucessfully . Champaign Illinois. Human Kinetics.Hannula, D., Thornton, N. (2001). The Coaching Bible. Human Kinetics. USA.Maglisho, .Moreno, J. ª M., Gutierres, M. (1998). Actividades aquáticas educativas. INDE.Schmidt, P. (1997). De la decouverte à la performance. Paris Éditions Vigot.