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Traumatologia e Primeiros Socorros no Desporto

Código: LLCFS3107    Sigla: TPSD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 70 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 4 37,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T2

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 1,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,13
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,87
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,90
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   3,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Implementar e desenvolver estratégias para promover a Segurança e a Prevenção associadas às práticas de atividades físicas 
 2. Desenvolver os conhecimentos e as práticas de atividades físicas e desportivas de forma a retirar os máximos benefícios para a saúde, prazer e motivação. 
 3. Identificar e prevenir situações de risco nas mais variadas atividades físicas. 
 4. Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo sobre uso e uso inadequado. 
 5. Compreender os fundamentos fisiológicos dos procedimentos de emergência e Suporte Básico de Vida, 
 6. Identificar a gravidade da situação e acionar o sistema e os meios de emergência mais adequados. 
 7. Conhecer os fundamentos do diagnóstico de emergência em vítimas de acidentes. 
 8. Conhecer e ser capaz de abordar, lesões traumáticas do sistema neuro-muscular decorrentes da prática física. 
 9. Conhecer o vocabulário técnico.

Conteúdos programáticos

A Traumatologia: 1.A Perspetiva Preventiva das Lesões Desportivas; 2.O Conceito de Lesão Desportiva; 3.Avaliação dos fatores de risco das lesões Desportivas; 4. Processos Fisiopatológicos e Terapêuticos das lesões desportivas; 5. O Gesto Desportivo como agente causal das lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspetos preventivos; 6. Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física; 7. Imagiologia. 

B ¿ Socorrismo: 1.Lidar com acidentes 2.Lesões osteoarticulares 3.Lesões musculares 4.Alterações de consciência 5.Alterações hemodinâmicas e respiratórias 6.Suporte Básico de Vida na criança e no adulto 7.Feridas 8.Lesões térmicas 


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1. Objetivo: Identificar e prevenir situações de risco nas mais variadas modalidades desportivas ¿ Coerência dos conteúdos: Avaliação dos fatores de risco das lesões Desportivas; O Gesto Desportivo como agente causal das lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspetos preventivos; Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física.2. Objetivo: Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo sobre uso e uso inadequado. ¿ Coerência dos conteúdos: Avaliação dos fatores de risco das lesões Desportivas; Processos Fisiopatológicos e Terapêuticos das lesões desportivas; O Gesto Desportivo como agente causal das lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspetos preventivos; Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física.3. Objetivo: Identificar as técnicas de primeiros socorros adequadas às lesões previamente diagnosticadas e Agir em situações onde sejam necessários cuidados de primeiros socorros, decorrentes da prática de modalidades desportivas. ¿ Coerência dos conteúdos: Socorrismo: Lidar com acidentes; Lesões osteoarticulares; Lesões musculares; Alterações de consciência; Alterações hemodinâmicas e respiratórias; Suporte Básico de Vida na criança e no adulto; Feridas; Lesões térmicas 4. Objetivo: Dominar a nomenclatura específica da disciplina. ¿ Coerência dos conteúdos: todos os conteúdos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação em Época Normal: A classificação final da UC é determinada pela seguinte fórmula: Classificação Final = [(1ª Ficha escrita x 1) + (2ª Ficha escrita x 2) + (Trabalho Projeto x 1) / 4].
O Exame Época Normal consta da realização de uma Prova Escrita e da apresentação da realização do Trabalho Projeto definido atrás. 
Avaliação em Época de Recurso: Destina-se aos alunos que obtiveram nota final inferior a 9,5 valores na Avaliação Contínua ou Exame de Época Normal cumprindo o regime de frequência. É constituída por 2 partes: Uma prova escrita (exame escrito); Uma prova oral (exame oral) para os alunos com avaliação final na prova escrita igual ou superior a 7,5 valores.

Alunos em situação especial: disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes e será constituída por 2 partes: Uma prova escrita (exame escrito) e uma prova oral (exame oral) realizados em datas a acordar com o aluno.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de Traumatologia e Socorrismo vai desenvolver-se no 2º semestre do ano letivo através da lecionação de aulas teóricas (1 aula de 60`por semana) e teórico-práticas (1 aula de 120`por semana). As aulas teóricas visam a lecionação de algumas matérias fundamentais bem como a realização de momentos de avaliação, neste âmbito as metodologias de ensino a serem aplicadas são baseadas na transmissão teórica (expositiva) no que respeita aos conceitos base. Pretende-se que a UC de Traumatologia e Socorrismo tenha uma forte componente teórico-prática. As aulas teórico-práticas têm a sua base de trabalho nas metodologias de ¿formação-aplicação¿ no que diz respeito ao trabalho de intervenção, nomeadamente no que se refere aos conteúdos de prevenção e de identificação das lesões desportivas inerentes à própria prática desportiva. Têm ainda como finalidade a transmissão e consolidação de alguns conteúdos de natureza teórica e também a abordagem dos conteúdos através de formas práticas de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

· Conselho Português de Ressuscitação (2004). Manual de Reanimação - Curso de Suporte Básico de Vida: CPR.
· Ekstrand, J. (2017). Preventing injuries in professional football: thinking bigger and working
together. British Journal of Sports Medicine, 50(12), 709-710. doi: 10.1136/bjsports-2016 096333
· Horta, L. (2011). Prevenção de lesões no desporto. 1ª Ed., Texto Editores, Lisboa.
· INEM ¿ Instituto Nacional de Emergência Médica DFEM ¿ Departamento de Formação em Emergência Médica  (2017). Manual de Suporte Básico de Vida ¿ Adulto. 2ª Edição, INEM ¿ Instituto Nacional de Emergência Médica GMC ¿ Gabinete de Marketing e Comunicação, Lisboa.
· Magnusson, P. et al. (2006). Compêndio de Medicina Desportiva. Ciência e Aspectos Clínicos da Lesão Desportiva e da Actividade Física. Edições Instituto Piaget. 
· Pessoa, P & Jones, H. (2014). Traumatologia Desportiva. Edições Lidel, Lisboa.