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Fitness IV

Código: LLCFS3165    Sigla: Fit IV
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 99 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 8 120 200

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 12,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,00
Diana Carvalho Filipe - ESD   2,00
Flávio Dinis Lima - ESD   1,00
Isabel dos Santos Vieira   2,00
Joana Prior de Freitas - ESD   2,00
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   1,20
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   1,80
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 12,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,00
Diana Carvalho Filipe - ESD   3,00
Flávio Dinis Lima - ESD   1,00
Isabel dos Santos Vieira   1,50
Joana Prior de Freitas - ESD   1,50
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   1,20
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   1,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Liliana Ricardo Ramos - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

CARDIOFITNESS (CF); HIDROGINÁSTICA (HG); INDOOR CYCLING (IC); MUSCULAÇÃO 2 (MC).
CF: 1. Conhecer: objetivos e benefícios. 2. Conhecer e aplicar: ergómetros; estrutura do treino; plano de treino; planeamento e periodização; métodos treino; intervenção pedagógica. 3. Planear e lecionar treino.
HG: 1. Conhecer: características; equipamento; envolvimento aquático, segurança, variantes. 2. Conhecer e saber aplicar: leis físicas e propriedades água; materiais; profundidades; música; técnicas; estrutura da aula; métodos de ensino; intervenção pedagógica; planeamento; segurança do instrutor. 3. Planear e lecionar aula.
IC: 1. Conhecer: origem e evolução, objetivos e benefícios; equipamento. 2. Conhecer e saber aplicar: bicicleta; técnicas; música; RPM; intensidade; métodos de treino; estrutura da aula; encenação; intervenção pedagógica; planeamento; periodização. 3. Planear e lecionar aula. 

MC 2: 1. Conhecer e saber aplicar: treino funcional; programas de treino; métodos de treino; periodização.

Conteúdos programáticos

CF: A. Objetivos e benefícios; B. Ergómetros; C. Estrutura da sessão; D. Prescrição do exercício; E. Métodos de treino; F. Planeamento e periodização; H. Intervenção pedagógica.
HG: A. Origem e evolução; B. Objetivos, benefícios; C. Envolvimento aquático; D. Leis físicas e propriedades da água; E. Profundidade; F. Equipamento; H. Materiais; I. Música; J. Exercícios; K. Estrutura da aula; L. Métodos de aula; M. Métodos de ensino; N. Segurança; O. Planeamento e intervenção pedagógica; P. Shallow water e deep water.
IC: A.Objetivos, benefícios; B. Equipamento; C. Bicicleta; D. Cadência e resistência; E. Música; F. Técnicas; G. Estrutura da aula; H. Prescrição do exercício; I. Métodos de treino e periodização; J. Encenação; K. Planeamento e intervenção pedagógica.
MC 2: A. Treino funcional; B. Programas e métodos de treino avançados; C. Periodização.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
CF: OA 1-CP A; OA 2-CP B, V, D, E, F, H; OA 3-CP F e H;
HG: OA 1-CP A, B, C, F, H, N; OA 2- CP D, E, I, J, K, L, M, O, P; OA 3- CP O
IC: OA 1-CP A, B; OA 2- CP C, D, E, F, G, H, I, J; AO 3-CP K
MC2: OA 1- CP A, B, C

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Por módulo,alunos devem optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno não tem presenças mínimas na UC para poder aceder à avaliação contínua/épc normal e os alunos em situação especial devem cumprir mesmos elem. Av. 
Classif.final=(CF*1,75+HG*2+IC*1,5+MC*1,75)/7.
CF: AvC:TesteT(40%; mín10V);TesteP(40%;mín10v);Exerc.(20%).ExF:TesteT(40%;mín10V);)TesteP(40%;mín10V); Oral(20%;mín10v).
HG: AvC:TesteT(30%; mín10V);TesteP( 50%;mín10V); Tarefas.(20%).ExF:TesteT(30%;mín10V);Teste P(50%;mín10V);Oral(20%;mín10V).
IC: AvC:TesteT(35%;mín10V);TesteP(40%;mín10V);Relatórios(15%);Exerc.(10%).ExF:TesteT(35%;mín10V);TesteP(40%; mín10V); Oral(25%;mín10V).
MC: AvC:Teste T-P1(50%;mín10V);Teste T-P 2(50%;mín10V).ExF: Teste T-P 1(50%;mín10V);TesteT-P 2(50%;mín10V).
Metodologias de Ensino:I. Análise e discussãoII. Exposição de conteúdosIII. QuestionamentoIV. Aulas práticasV. Exercícios TPVI. Prática pedagógicaVII. Auto-análiseVIIIObservaçãoIXAvaliação PX. Avaliação TXI.Documentos de apoio


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
CF: 

OA1-ME I, II, III, X, XI
OA 2-ME I, II, III, IV, V, VI, IX, X, XI, XI
OA 3-ME I, II, III, IV, V, VI, IX, XI
HG: 
OA1-ME I, II, III, X, XI
OA2-ME I, II, III, IV, V, VI, VIII, IX, X, XI
OA3¿ME I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, XI
IC: 
OA1-ME I, II, III, X, XI
OA2-ME I, II, III, IV, V, VI, VIII, IX, X, XI
OA3-ME I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, XI
MC: 
OA1-ME I, II, III, V, IX, X, XI 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
AEA (2017). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Ed.). Champaign: Human Kinetics.
Gentil, P. (2019). Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia (6.ª Ed.). Rio de Janeiro: Sprint.
Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2018). Periodization: Theory and Methodology of Training. (6th Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Correia, P. P.; Mil-Homens, P.; & Mendonça, G. V. (Eds.; 2017). Treino da Força: Avaliação, Planeamento e Aplicações. Volume II. Cruz Quebrada: FMH.
Mil-Homens, P.; Correia, P. P. & Mendonça, G. V. (Eds.; 2015). Treino da Força: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Cruz Quebrada: FMH.
Sanders, M. (2000). YMCA Water Fitness for Health. Champaign: National Council of YMCA
Shechtman, N. (2015). Indoor Cycling: Basics & Beyond. Champaign: Human Kinetics.