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Nutrição e Suplementação no Desporto

Código: LLCFS3232    Sigla: NSD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 22 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Manuel Queiróz Pimenta de Magalhães - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os fundamentos teóricos de nutrição e suplementação no desporto e exercício;
2. reconhecer a importância de uma correta abordagem nutricional para a maximização do rendimento desportivo, prevenção e recuperação de lesões, assim como para a melhoria da composição corporal;
3. distinguir os diferentes suplementos alimentares e substâncias ergogénicas;
4.  identificar as necessidades nutricionais específicas de diferentes modalidades desportivas e tipos de esforço físico e adaptações desejadas;
5. Analisar artigos científicos com espírito crítico e formar opiniões assentes em evidência científica.

Conteúdos programáticos

1) Necessidades energéticas;
2) Macronutrientes (Hidratos de carbono, lípidos e proteínas) e micronutrientes (vitaminas e minerais): caracterização, metabolismo e recomendações para atletas;
3) Necessidades hídricas e equilíbrio hidroeletrolítico;
4) Suplementos alimentares e substâncias ergogénicas: evidência científica, mecanismos de ação, riscos e efeitos secundários;
5) Recomendações nutricionais para perda e aumento de peso;
6) Recomendações nutricionais para desportos de endurance;
7) Recomendações nutricionais para desportos de potência;
8) Estratégias nutricionais para prevenção e recuperação de lesões;
9) Debate sobre tópicos atuais na área da nutrição desportiva.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se preparar os estudantes para a intervenção profissional futura, pela promoção da aquisição de conhecimentos e competências relativamente a esta área de conhecimento.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

* Esta UC é eminentemente aplicada. Será realizada exposição teórica de conteúdos; análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula de modo aplicado.

* a.    Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
    * Avaliação contínua:
Nota final = [Prova escrita (individual) x 0,5] + [Trabalho de grupo x 0,3] + [Apresentação de trabalho x 0,2]

    * Avaliação final:
Nota final = [Prova escrita (individual) x 0,4] + [apresentação de trabalho x 0,2] + [prova oral x 0,4]

* b.    Épocas de avaliação:
    * Época normal - Disponível para todos os alunos inscritos na UC.
    * Época de recurso - Disponível para todos os alunos que tenham reprovado na época normal ou que pretendam realizar melhoria de nota.

    * Época especial: Disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes.
Alunos em situação especial devem contactar formalmente o regente até ao fim de 6ª semana do respetivo semestre.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas práticas o desenvolvimento de fichas, a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno aplicar conhecimentos associados à competência de promoção de mudança dos hábitos alimentares.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿    Jeukendrup, A. E., & Gleeson, M. (2019). Sport Nutrition-3rd Edition (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
¿    Burke, L., & Deakin, V. (2015). Clinical Sports Nutrition (5 edition). North Ryde, NSW: McGraw-Hill Education / Australia.
¿    Paschoal, V. e Naves, A. (2014). Tratado de Nutrição Esportiva Funcional,. SP, Brasil: ROCA
¿    McArdle, W. D., Katch, F. I., & Katch, V. L. (2014). Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance (8th edition). Philadelphia: LWW.
¿    Williams, M. H. (2010). Nutrition for Health, Fitness, & Sport (Ninth Edition). New York: McGraw Hill.
¿    Silva, A. M., Fields, D. A., Heymsfield, S. B., & Sardinha, L. B. (2010). Body Composition and Power Changes in Elite Judo Athletes. Int J Sports Med, 31, 1¿5.

Observações

Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).