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Natação para bebés

Código: LLCFS3233    Sigla: NB
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 26 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   1,47
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os alunos deverão no final desta UC enquadrar esta atividade de um ponto de vista teórico, relacionando a mesma com a importância do conhecimento das diversas teorias do desenvolvimento da criança e principais marcos motores de desenvolvimento, introduzindo os autores mais relevantes nesta atividade e seus legados. Devem conhecer os objetivos gerais e específicos desta atividade, providenciando formação técnica de base nesta área de intervenção.


Conteúdos programáticos

1. Adaptação ao meio aquático
2. Objectivos gerais da atividade
3. Objectivos específicos da atividade
4. Benefícios da atividade
5. Teorias do desenvolvimento da criança ¿ as principais teorias e a sua relação com a atividade
6. Organização da atividade:
Considerações metodológicas;
Características da instalação desportiva; 
Características da água;
Caracterização da sessão;
Interação com os pais
7. Observação direta e indireta das atividades
8. Tipologia dos Pais
9. Metodologias de intervenção


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia aplicada deverá ser centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas poderão recair em aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais, ensino à distância. 
A metodologia utilizada privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida, e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância).


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação contínua - Para aprovação na disciplina é condição que os alunos tenham uma nota das avaliações realizadas a cada componente igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos terão ainda de cumprir 2/3 de presenças (no mínimo) às aulas. Cálculo da Nota Final = R*0.3+ T*0.5 + IP*0.2, onde R= Relatório de Observação de aulas de natação para bebés; T = Teste escrito sobre os conteúdos teórico-práticos, aplicação e articulação dos mesmos e IP = Intervenção Pedagógica. Exame final, composto por 3 partes: i) exame prático (entrega de um vídeo no qual o aluno terá de realizar uma intervenção pedagógica); ii) exame oral; iii) exame escrito. Para aprovação na disciplina é condição que os alunos tenham uma nota das avaliações realizadas igual ou superior a 9,5 valores a cada componente (prática, oral e escrita). A nota final = média aritmética às 3 componentes. Os alunos em situação especial devem contactar o regente. Aplica-se o exposto no art 19º do RACC da ESDRM.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Pretende-se que os estudantes adquiram as competências básicas mínimas para assegurar uma correta e segura intervenção junto de uma população tão especial quanto a dupla formada pelos os bebés (dos 6 aos 36 meses) e seus pais, passando por isso desde o conhecimento básico e prático do funcionamento das sessões até às questões mais profundas relacionadas com métodos de intervenção e desenvolvimento do bebé.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barbosa, T. (1999). Para uma clarificação dos objetivos dos programas de natação para bebés. Lecturas: Educación Física y Deportes .
Burnay, C., Fonseca-Pinto, R., & Cordovil, R. (2 de mayo de 2022). Contribución de la psicología ecológica en la prevención del ahogamiento infantil http://asociacionaidea.com/recursos/recursos-pedagogicos/
De Paula, L., La Torre, J. M., & Renedo, V. (4 de abril de 2022). Educación emocional a través de las actividades acuáticas. AIDEA. http://asociacionaidea.com/recursos/recursos-pedagogicos/
Martins, M. (2016). Bebés na água - A descoberta do meio pela educação aquática. (CTP, & ESDRM, Edits.) Lisboa: Omniserviços.
Matias, A. R. e Vieira, C. (27 de junho de 2022). Ficha de avaliação do comportamento no meio aquático para 1a e 2a infância. AIDEA. http://asociacionaidea.com/recursos/recursos-pedagogicos/
Moreno-Murcia, J. A., y Ruiz, L. M (2020). Como alcançar a competência aquática . Buenos Aires: Sb Editorial

Observações