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Eletroestimulação no Fitness

Código: LLCFS3235    Sigla: EF
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 17 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,00
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   1,47
Renato Alexandre da Costa Machado   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer as bases de fundamentação teórica, fisiológica e metodológica do treino com electroestimulação (EMS);
2. Conhecer, compreender e aplicar o uso da electroestimulação (EMS) com foco na melhoria das capacidades física, saúde e qualidade de vida;

Conteúdos programáticos

A. Introdução
o Definição e História da electroestimulação
o Evolução e Desenvolvimento da electroestimulação
o Áreas de Aplicação da electroestimulação
B. Princípios da Eletricidades e Parâmetros Elétricos
o Tensão, Corrente e Resistência
o Intensidade e Largura de Pulso
o Hertz e Rampas
o Tipo de Onda
C. Fisiologia do Treino Com Electroestimulação
o Contração Voluntária x Contração Induzida x Contração Combinada/Sobreposta
o Efeitos da E.M.S no Corpo Humano
o Adaptações e Recrutamento Muscular
D. Benefícios, Segurança e Contraindicações
o Melhoria da Condição Física Geral
o Otimização do tempo de treino
o Diminuição da Sobrecarga e Impacto
o Trabalho de Corpo Inteiro
o Personalização
o Contraindicações
o Regras de Segurança
E. Métodos de Treino e Prescrição de Exercícios
o Seleção de Programas de treino com electroestimulação
o Avaliação e Prescrição de Exercícios
o Métodos de Treinos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para atingir o objetivo 1, serão lecionados os conteúdos A, B e C;
Para atingir o objetivo 2, serão lecionados os conteúdos D e E;

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto de intervenção profissional.
Avaliação Contínua: 1 teste de aplicação de conhecimentos (50% nota final) + trabalho de grupo (25%) + Avaliação prática baseada num estudo caso (25%)
Avaliação Final: Teste escrito (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores) e uma avaliação oral acerca de um estudo caso (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores).


Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Jens Vatter SA, Stephan Muller. Consultoría EMS y Manual de Capacitación. Stuttgart: CPI - Ebner & Spiegel, Ulm; 2016.
  • Kemmler W et al. Efficacy and Safety of Low Frequency Whole-Body Electromyostimulation (WB-EMS) to Improve Health-Related Outcomes in Non-athletic Adults. A Systematic Review. Frontiers in Physiology. 2018;9
  • Filipovic A, et al. Electromyostimulation-a systematic review of the influence of training regimens and stimulation parameters on effectiveness in electromyostimulation training of selected strength parameters. Journal of Strength and Conditioning Research. 2011;25(11):3218-38.
  • Pano-Rodriguez A, et al. Effects of whole-body Electromyostimulation on health and performance: a systematic review. Bmc Complementary and Alternative Medicine. 2019;19
  • Paillard T. Training Based on Electrical Stimulation Superimposed Onto Voluntary Contraction Would be Relevant Only as Part of Submaximal Contractions in Healthy Subjects. Frontiers in Physiology. 2018;9

Observações

Em situação pandémica as aulas teóricas presenciais serão substituídas por ensino à distância, através das plataformas Zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Para as aulas teóricas, os alunos receberão via moodle o convite do Zoom ou Ms Teams, onde a exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC. O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique. O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.