• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLCFS3237
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tendências Tecnológicas no Fitness

Código: LLCFS3237    Sigla: TTF
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 26 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 30,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 30,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Bruno Pereira Aires   1,00
Marco António Colaço Branco - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Conhecer as diferentes industrias tecnológicas e respetivos objetivos de negócio;
B. Conhecer os diferentes sistemas tecnológicos de apoio ao exercício;
C. Dominar diferentes métodos de obtenção de dados fisiológicos;
D. Compreender e interpretar diferentes dados de sistemas tecnológicos de apoio ao exercício;
E. Conhecer diferentes tratamentos de dados e utilizá-los no desenvolvimento de programas de exercício.
F. Conhecer plataformas de acompanhamento de clientes à distância;

Conteúdos programáticos

1. Tendências tecnológicas no fitness: enquadramento científico e comercial dos Wearables.
2. Sistemas tecnológicos (software e hardware) para obtenção dos diferentes tipos de dados fisiológicos:
a) Consumo energético;
b) Frequência Cardíaca;
c) Pressão Arterial;
d) Temperatura;
e) Postura;
f) Sistemas de Movimento Inerciais: Acelerómetro, Giroscópio e Magnetómetro;
g) Sistemas de Posição Global;
h) Softwares de recolha e visualização de dados.
3. Técnicas de tratamento de dados fisiológicos;
4. Integração dos dados recolhidos pelos wearables nos programas de exercício físico;
5. Integração dos dados recolhidos pelos wearables nos programas de fidelização do cliente;
6. Plataformas de acompanhamento de clientes à distancia.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivo A - Conteúdos 1; Objetivo B e C - Conteúdos 2 e 3; Objetivo D e E - Conteúdos 4 e 5; Objetivo F - Conteúdos 6.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto real.
Avaliação contínua: Avaliação prática 1 - Recolha de dados por um dos sistemas abordados (30%; nota mínima de 10 valores); Avaliação prática 2 - Tratamento e interpretação dos dados fisiológicos (35%; nota mínima de 10 valores); Avaliação prática 3 - Integração dos resultados em programas de exercício físico (35%; nota mínima de 10 valores); Os alunos com nota superior ou igual a 10 valores estão dispensados de exame final.
Avaliação Final: Exame teórico (60%; nota mínima: 10 valores) + Oral (40%; nota mínima: 10 valores). 

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivos A, B - Metodologias de ensino I, II, V. Objetivos C, D, E, F - Metodologias de Ensino II, III, IV, V.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine, Riebe, D., Ehrman, J. K., Liguori, G., & Magal, M. (2018). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription (Tenth edition. ed.). Wolters Kluwer.
Baechle, T. R., & Earle, R. W. (2008). Essentials of Strength Training and Conditioning (3rd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Berger, B., Pargman, D., & Weinberg, R. (2002). Foundations of Exercise Psychology. Morgantown: Fitness Information Techology, Inc.
Blair, S. (2002). Prefácio. In S. Biddle & N. Mutrie (Eds.), Psychology of Physical Activity: determinants, well-being and interventions (pp. XIV-XV): Routledge.
Field, A. (2009). Discovering Statistics Using Spss (3rd ed.). London: SAGE Publications.
Joyce, D., & Lewindon, D. (2014). High-Performance Training for Sports. Champaign, IL: Human Kinetics.
Nieman, D. (1998). The Exercise-Health Connection. Champaign: Human Kinetics. U.S.A. 

Observações

Na situação prevista as aulas teórico-práticas, realizar-se-ão presencialmente na escola em sala de aula a determinar. Caso seja implementado um regime misto, metade da turma estará presencialmente em sala de aula e a restante turma assistirá à aula por videoconferência, para a qual, os alunos receberão via moodle, o convite do Zoom ou Ms Teams de modo a acompanharem em tempo real as tarefas propostas, esclarecerem dúvidas e preparar as tarefas a desempenharem durante a semana. As tarefas serão colocadas na pasta partilhada Onedrive. O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique. O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.