Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD
Responsável
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD
Responsável
Carlos Oliveira Silvério - ESD
Responsável
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD
Responsável
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No âmbito das atividades de desporto de natureza, nomeadamente, Canoagem, SUP, Cordas, Orientação, Campos de Férias, Pedestrianismo. Pretende-se proporcionar uma prática desportiva regular e sistematizada, que seja acompanhada pelo estudo de um conjunto de conhecimentos de índole técnica e metodológica, que permitam a integração da informação ministrada por outras unidades curriculares, de forma a possibilitar uma vivência inicial e uma formação desportiva multifacetada. Os objetivos de aprendizagem de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN1).
Conteúdos programáticos
Conhecimentos e competências transversais: Formar técnicos desportivos na área do DNTA; Proporcionar uma formação polivalente de modo a permitir uma maior transferibilidade em relação ao domínio dos conteúdos específicos das atividades de iniciação ao DNTA; Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica dos alunos, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades; Promover a aquisição de conhecimentos de organização em diferentes atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança. Os conteúdos programáticos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN1).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva, desde a experiência de praticante até à competência de monitor, integrando os conteúdos específicos das diversas modalidades lecionadas.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Presencial (à distância: e-learning e b-learning); Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos e da vivência efetiva de situações de prática efetiva; Metodologias de formação reflexiva. Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; Época de Recurso e Época Especial: Exame final. Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas, em cada módulo de formação. Nota Final = [(3*Can)+(2*SUP)+(4*Cordas)+(2*Cordas)+(2*CF)+(2*Ped)]/15. O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada um dos módulos de formação. Exame final: Prova Escrita (25%) + Prova Oral (25%) + Prova Prática (50%). O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada prova. Caso o aluno opte por este exame, deverá informar (por escrito) o Regente, durante os primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em ¿situação especial¿. Na ausência dessa informação, considera-se que o aluno se encontra em ¿avaliação contínua¿.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, incluindo metodologias reflexivas centradas no desenvolvimento da capacidade critica, avaliação e resolução de problemas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Nota: Devido à extensão do PUC DN1, as referências bibliográficas de cada módulo de formação podem ser consultadas em documento anexo.