• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLDNT1117
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Desporto de Natureza I

Código: LLDNT1117    Sigla: DN I
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 41 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 15 190 375

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 70,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,66
Teórico-Práticas: 1,33
Ensino Prático e Laboratorial: 3,33
Trabalho de Campo: 0,33
Orientação Tutorial: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,66
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,00
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,00
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,00
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,83
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,00
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,33
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,33
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,70
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   1,00
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,00
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,97
Trabalho de Campo Totais 1 0,33
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,17
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,13
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,66
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,60
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD Responsável
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD Responsável
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD Responsável
Carlos Oliveira Silvério - ESD Responsável
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito das atividades de desporto de natureza, nomeadamente, Canoagem, SUP, Cordas, Orientação, Campos de Férias, Pedestrianismo. Pretende-se proporcionar uma prática desportiva regular e sistematizada, que seja acompanhada pelo estudo de um conjunto de conhecimentos de índole técnica e metodológica, que permitam a integração da informação ministrada por outras unidades curriculares, de forma a possibilitar uma vivência inicial e uma formação desportiva multifacetada. Os objetivos de aprendizagem de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN1).

Conteúdos programáticos

Conhecimentos e competências transversais: Formar técnicos desportivos na área do DNTA; Proporcionar uma formação polivalente de modo a permitir uma maior transferibilidade em relação ao domínio dos conteúdos específicos das atividades de iniciação ao DNTA; Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica dos alunos, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades; Promover a aquisição de conhecimentos de organização em diferentes atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança. Os conteúdos programáticos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN1).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva, desde a experiência de praticante até à competência de monitor, integrando os conteúdos específicos das diversas modalidades lecionadas.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Presencial (à distância: e-learning e b-learning); Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos e da vivência efetiva de situações de prática efetiva; Metodologias de formação reflexiva. Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; Época de Recurso e Época Especial: Exame final. Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas, em cada módulo de formação. Nota Final = [(3*Can)+(2*SUP)+(4*Cordas)+(2*Cordas)+(2*CF)+(2*Ped)]/15. O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada um dos módulos de formação. Exame final: Prova Escrita (25%) + Prova Oral (25%) + Prova Prática (50%). O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada prova. Caso o aluno opte por este exame, deverá informar (por escrito) o Regente, durante os primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em ¿situação especial¿. Na ausência dessa informação, considera-se que o aluno se encontra em ¿avaliação contínua¿.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, incluindo metodologias reflexivas centradas no desenvolvimento da capacidade critica, avaliação e resolução de problemas.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Nota: Devido à extensão do PUC DN1, as referências bibliográficas de cada módulo de formação podem ser consultadas em documento anexo.