Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD
Responsável
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No âmbito das atividades de desporto de natureza, nomeadamente, Canyoning, Cycling, Surfing, Climbing, Sailing, pretende-se proporcionar uma prática desportiva regular e sistematizada, que seja acompanhada pelo estudo de um conjunto de conhecimentos de índole técnica e metodológica, que permitam a integração da informação ministrada por outras unidades curriculares, de forma a promover o desenvolvimento de uma formação desportiva consistente; Proporcionar uma formação sólida e consistente, de modo a permitir um melhor domínio em atividades de maior complexidade, Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica dos alunos; Promover a aquisição de competências ao nível da organização das respetivas atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança. Os conteúdos programáticos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN2).
Conteúdos programáticos
Conhecimentos e competências transversais: Conhecimentos e competências transversais: Contextualização profissional; Utilização, gestão e preservação de materiais, equipamentos e espaços de prática; Conhecimentos, competências e deontologia profissional; Segurança e gestão do risco em atividades de DNTA; Planeamento, organização e enquadramento de atividades de DNTA; Avaliação de atividades de DNTA; Produção e divulgação do conhecimento. Os conteúdos programáticos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN2).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva, desde a experiência de praticante até à competência de monitor, integrando os conteúdos específicos das diversas modalidades lecionadas.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Não Presencial (à distância: e-learning e b-learning); Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos e da vivência efetiva de situações de prática efetiva; Metodologias de formação reflexiva. Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; Época de Recurso e Época Especial: Exame final. Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas, em cada módulo de formação. Nota Final = [(3*Canyon)+(3,5*Cycling)+(2*Surf)+(3,5*Climb)+(2*Sailing)]/14. O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada um dos módulos de formação. Exame final: Prova Escrita (25%) + Prova Oral (25%) + Prova Prática (50%). O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada prova. Caso o aluno opte por este exame, deverá informar (por escrito) o Regente, durante os primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em ¿situação especial¿. Na ausência dessa informação, considera-se que o aluno se encontra em avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, incluindo metodologias reflexivas centradas no desenvolvimento da capacidade critica, avaliação e resolução de problemas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
As referências bibliográficas de cada módulo de formação podem ser consultadas em documento anexo (PUC DN2).