• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLDNT1134
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Desporto de Natureza III

Código: LLDNT1134    Sigla: DN III
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 30 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 16 220 400

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 60,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,66
Teórico-Práticas: 1,33
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00
Trabalho de Campo: 0,66
Orientação Tutorial: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,66
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,17
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,00
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,00
César Pedro Vitorino Neves de Oliveira - ESD   0,00
Cristóvão Fortes Cordeiro do Vale - ESD   0,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,00
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,00
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,00
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   1,17
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,33
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 4,00
Carlos Oliveira Silvério - ESD   1,83
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   1,40
Cristóvão Fortes Cordeiro do Vale - ESD   0,23
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,50
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,23
Trabalho de Campo Totais 1 0,66
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,66
César Pedro Vitorino Neves de Oliveira - ESD   0,60
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD Responsável
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável
Paulo Filipe da Rosa - ESD Responsável
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável
Cristóvão Fortes Cordeiro do Vale - ESD Responsável
César Pedro Vitorino Neves de Oliveira - ESD Responsável
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD Responsável
Carlos Oliveira Silvério - ESD Responsável
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito das atividades de Escalada, Montanhismo, Canyoning, Campos de Férias, Canoagem, SUP, Surf e Kiteboard, pretende-se proporcionar uma prática desportiva regular e sistematizada; promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de uma formação desportiva de qualidade; Proporcionar uma formação sólida, consistente e aprofundada; Desenvolver a capacidade de intervenção técnica, pedagógica, sociocultural e profissional dos alunos, durante as fases de promoção, planeamento, enquadramento e avaliação das atividades específicas; Promover a aquisição de competências ao nível da responsabilidade e autonomia no desenvolvimento das respetivas atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança; Estimular a produção de conhecimento, numa perspetiva de valorização pessoal e profissional. Os objetivos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN3).


Conteúdos programáticos

Conhecimentos e competências transversais: Contextualização profissional; Utilização, gestão e preservação de materiais, equipamentos e espaços de prática; Conhecimentos, competências e deontologia profissional; Segurança e gestão do risco em atividades de DNTA; Planeamento, organização e enquadramento de atividades de DNTA; Avaliação de atividades de DNTA; Produção e divulgação do conhecimento. Os conteúdos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN3).


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva, desde a experiência de praticante até à competência de monitor, integrando os conteúdos específicos das diversas modalidades lecionadas.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Não Presencial, Presencial, Metodologias de formação reflexiva. Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; Época de Recurso e Época Especial: Exame final. Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas, em cada módulo de formação. Nota Final: Avaliação Contínua = [(1*F.Geral)+(1*F.Complementar)+(1*Workshop)+(1*Esc)+(2,5*Mont)+(2,5*Cany)+(2,5*C.Férias)+(1*Can)+(1*SUP)+(1,5*Surf)+(1*Kite)]/16. O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada um dos módulos de formação. Exame final (acesso apenas em situações muito especiais e devidamente justificadas): Prova Escrita (25%) + Prova Oral (25%) + Prova Prática (50%). O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada prova. Caso o aluno opte por este exame, deverá informar (por escrito) o Regente, durante os primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em ¿situação especial¿. Na ausência dessa informação, considera-se que o aluno se encontra em avaliação contínua.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, incluindo metodologias reflexivas centradas no desenvolvimento da capacidade critica, avaliação e resolução de problemas.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

As referências bibliográficas de cada módulo de formação podem ser consultadas em documento anexo (PUC DN3).