Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD
Responsável
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD
Responsável
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No âmbito das atividades de Escalada, Montanhismo, Canyoning, Campos de Férias, Canoagem, SUP, Surf e Kiteboard, pretende-se proporcionar uma prática desportiva regular e sistematizada; promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de uma formação desportiva de qualidade; Proporcionar uma formação sólida, consistente e aprofundada; Desenvolver a capacidade de intervenção técnica, pedagógica, sociocultural e profissional dos alunos, durante as fases de promoção, planeamento, enquadramento e avaliação das atividades específicas; Promover a aquisição de competências ao nível da responsabilidade e autonomia no desenvolvimento das respetivas atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança; Estimular a produção de conhecimento, numa perspetiva de valorização pessoal e profissional. Os objetivos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN3).
Conteúdos programáticos
Conhecimentos e competências transversais: Contextualização profissional; Utilização, gestão e preservação de materiais, equipamentos e espaços de prática; Conhecimentos, competências e deontologia profissional; Segurança e gestão do risco em atividades de DNTA; Planeamento, organização e enquadramento de atividades de DNTA; Avaliação de atividades de DNTA; Produção e divulgação do conhecimento. Os conteúdos específicos de cada módulo de formação devem ser consultados em documento anexo (PUC DN3).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva, desde a experiência de praticante até à competência de monitor, integrando os conteúdos específicos das diversas modalidades lecionadas.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Não Presencial, Presencial, Metodologias de formação reflexiva. Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; Época de Recurso e Época Especial: Exame final. Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas, em cada módulo de formação. Nota Final: Avaliação Contínua = [(1*F.Geral)+(1*F.Complementar)+(1*Workshop)+(1*Esc)+(2,5*Mont)+(2,5*Cany)+(2,5*C.Férias)+(1*Can)+(1*SUP)+(1,5*Surf)+(1*Kite)]/16. O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada um dos módulos de formação. Exame final (acesso apenas em situações muito especiais e devidamente justificadas): Prova Escrita (25%) + Prova Oral (25%) + Prova Prática (50%). O aluno terá de obter no mínimo 10 (dez) valores em cada prova. Caso o aluno opte por este exame, deverá informar (por escrito) o Regente, durante os primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em ¿situação especial¿. Na ausência dessa informação, considera-se que o aluno se encontra em avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, incluindo metodologias reflexivas centradas no desenvolvimento da capacidade critica, avaliação e resolução de problemas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
As referências bibliográficas de cada módulo de formação podem ser consultadas em documento anexo (PUC DN3).