• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLDNT3103
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Animação e Atividades Coreograficas

Código: LLDNT3103    Sigla: AAC
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 35 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 37,7 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,51
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,51
Marisa Simões do Rosário - ESD   1,33
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,67
Marisa Simões do Rosário - ESD   0,00
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Módulo de Animação: A. Princípios, pressupostos e conceitos associados à atividade física B. Características, capacidades e objetivos das faixas etárias das crianças. C. Aplicar conhecimentos no ensino de atividades de animação para diferentes faixas etárias. D. Meios, material didático e segurança na intervenção com crianças. E. Conhecer e explorar os tópicos no âmbito da AECS F. Conhecer e saber como aplicar baterias de teste em crianças. Módulo de Atividades Coreográficas: G. Habilidades motoras H. Estrutura, cadência musical e sua importância I. Software de edição musical J. Conhecer e executar ordens de comando K. Conhecer e executar o design musical L. Saber o que é coreografar usando interpretação musical. M. Explorar a expressão corporal, representação, roupas e adereços. N. Conhecer os elementos de qualidade de performance e qualidade artística O. Participar de um concurso de canções coreografadas P. Conhecer estratégias de intervenção pedagógica

Conteúdos programáticos

Módulo de Animação: 1. Caracterização de conceitos e análise de evidências científicas entre atividade física e crianças 2. Objetivos e benefícios da atividade física regular em crianças 3. Características fisiológicas e psicológicas de crianças com diferentes faixas etárias. 4. Aspectos do desenvolvimento motor da criança que podem influenciar na prescrição de exercícios. 5. Atividades e jogos adaptados a cada faixa etária, bem como aspectos didáticos, organizacionais e de segurança. 6. Importância e finalidade da AECS (Atividade Física e Desportiva), no 1º Ciclo. 7. Estratégias globais de intervenção em AECS 8. Aspectos a considerar no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da AECS. 9. Exploração teórico-prática dos temas da AECS. 10. Bateria de testes para avaliar a condição física de crianças. Módulo de Atividades Coreográficas 11. Habilidades motoras 12. Uso da música 13. Ordens de comando 14. Interpretação musical15. Pedagogia

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivo A ¿ Conteúdos das alíneas 1 e 2.
Objetivo B ¿ Conteúdos das alíneas 3 e 4.
Objetivo C ¿ Conteúdo da alínea 5.
Objetivo D ¿ Conteúdo da alínea 5.
Objetivo E - Conteúdos das alíneas 6, 7, 8 e 9.
Objetivo F ¿ Conteúdos da alínea 10.
Objetivo G ¿ Conteúdos das alíneas 11 (11.1;11.2;11,3;11.4;11,5;11,6).
Objetivo H ¿ Conteúdos das alíneas 12.1;12.2.
Objetivo I ¿ Conteúdos da alínea 12.3.
Objetivo J ¿ Conteúdos das alíneas 13 (13.1).
Objetivo K ¿ Conteúdos da alínea 14.
Objetivo L ¿ Conteúdos das alíneas 14.1 e 14.2.
Objetivo M ¿ Conteúdos das alíneas 14.4 e 14.5.
Objetivo N ¿ Conteúdos das alíneas 14.6 e 14.7.
Objetivo O ¿ Conteúdos das alíneas 12.1; 12.2; 12.3; 14.1; 14.2; 14.3; 14.4; 14.5;14.6;14.7.
Objetivo P ¿ Conteúdos da alínea 15 (15.1). 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

I. Exposição de conteúdos;
II. Questionamento
III. Realização de aulas práticas;
IV. Exercícios de prática pedagógica;
V. Disponibilização de vídeos e materiais sobre os conteúdos abordados.
VI. Introdução de tarefas a serem realizadas fora do horário de contato para assimilação e treinamento de conteúdos práticos
VII. Análise e discussão de situações.
VIII. Assessments
Avaliação contínua
Avaliações Práticas (70%; nota mínima de 10). Avaliação prática 1 - Módulo de animação (30%; nota mínima 10 valores); Avaliação prática 2 - Módulo de Atividades Coreográficas (40%; nota mínima de 10 valores).
Tarefas de classe (2 x 15% = 30%).
Exames
Exame teórico (20%; nota mínima: 10 valores)
Teste Oral (10%; nota mínima: 10 pontos)
Exame prático (70%; nota mínima: 10 valores)
Para ser aprovado na UC o aluno deve ter média final igual ou superior a 10 valores. Alunos em situação especial devem falar com o regente da UC. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Método de ensino I Objetivos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino II Objetivos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino III Objetivos C, D, E, F, G, H, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino IV Objetivos C, D, E, F, G, H, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino V Objetivos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino VI Objetivos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino VII Objetivos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P.
Método de ensino VIII Objetivos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alves, C., Lima, R.V.B. (2008). Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Rev Paul Pediatr, 26(4), 383-91; American College of Sports Medicine (2018). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th Ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins; Simões, V. & Ramos, L. (2016). 100 Jogos para uma Escola Ativa_Brincar a Jogar para Exercitar! Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior. ISBN 978-989-8768-11-7 (edição impressa); 978-989-8768-12-4 (edição digital); Simões, V., Campos, F., Ângelo, E. & Franco, S. (2018). Atividade física e crianças. A coreografia e interpretação musical.  Fitness e atividades de ginásio, Exedrajournal. Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições  ESDRM.Jimenez, A. & Santos-Rocha, R. (Eds.; 2015). EuropeActives Essentials for Fitness Instructors. Champaign, IL: Human Kinetics.

Observações

Em contexto pandémico as aulas podem ser lecionadas em formato online.